Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Eleições 2014

É fato que o atual governo pouco se preocupa com o PIB. Deve ser porque pensa só no social, e o PIB representa o "capital". Enquanto isso, o país vem-se desestruturando institucionalmente (incoerência de órgãos reguladores, institutos de pesquisas aparelhados, Banco Central vacilante etc.) e fisicamente (falta de investimento em infraestrutura, saúde e segurança). Como bem colocado por Hélio Schwartsman ("Opinião", 23/9), azar de quem assumir o governo em 2015. Mas o pior é que, independentemente de quem seja, nós, brasileiros, estamos em maus lençóis.
RODRIGO ENS (Curitiba, PR)

-

No caso de o PT vencer a eleição, a tese do "gelo no PT" em 2018, decorrente de sua própria herança "maldita", é interessante. Devemos lembrar, porém, que sempre se pode ficar pior: a Argentina é o exemplo do próximo estágio, e a Venezuela, o do seguinte. Controle de imprensa e outras sutilezas permitiriam isso.
JOEL FERNANDO ANTUNES DE SIQUEIRA (São Paulo, SP)

-

As futuras entrevistas de Dilma Rousseff deveriam ser em palcos neutros, não no Planalto ("Na TV, Dilma erra dados econômicos e é contestada", "Poder", 23/9). Além da utilização do espaço público, a candidata, não a presidente, inibe os entrevistadores, até mesmo com maneiras prepotentes. A igualdade entre os candidatos deve prevalecer, para que o eleitor possa tirar suas conclusões de acordo com o comportamento dos candidatos. Fica a sugestão para o segundo turno.
SEBASTIÃO PASCHOAL (Rio de Janeiro, RJ)

-

Existência de Deus

Bastante lúcido o artigo de João Pereira Coutinho ("Será que Deus existe?", "Ilustrada", 23/9). De fato, a fé não tem nada de racional. Para mim, particularmente, ela é uma forma (justificável) de alienação ou, em alguns casos, de explícita loucura, manifestada por seres humanos, até mesmo pelo papa, ante o medo do desconhecido. É comparável ao ato de um náufrago ao agarrar-se a uma tábua de salvação.
JUAREZ DANTAS (São Carlos, SP)

-

Sobre a afirmação do cientista inglês Stephen Hawking de que Deus não existe, parafraseio o rabino inglês Jonathan Sacks, que disse a esse grande cientista anos atrás o seguinte: "A ciência que tenta se passar por religião é tão perniciosa quanto a religião que tenta se passar por ciência".
MARCELO SZPEKTOR (São Paulo, SP)

Coliseu do agreste

Alto Santo (CE) é palco de uma aberração de gasto do dinheiro público ("Governo federal financia metade de Coliseu' no sertão cearense", "Poder", 23/9). Gastar R$ 1,3 milhão para construir um estádio com fachada inspirada no Coliseu romano e com capacidade maior do que o número de habitantes do município é jogar dinheiro público no lixo.
WAGNER FERNANDES GUARDIA (São Vicente, SP)

Minhocão

O Minhocão degrada a cidade e causou a morte da avenida São João, uma das mais queridas e bonitas de São Paulo ("Paulistanos rejeitam demolir o Minhocão", "Cotidiano", 23/9). O usuário de carro que trafega pelo Minhocão deve ser informado de que, antes da demolição, deverá ser criada uma alternativa, sem prejuízos ao trânsito. Assim, a querida avenida de outrora poderá ressurgir das cinzas.
VALDEMAR SALAMONDAC (São Paulo, SP)

-

Aqueles que são favoráveis à demolição do Minhocão deveriam conversar com moradores do Rio e perguntar a eles o que acharam da derrubada do viaduto da Perimetral sem uma alternativa pronta e do caos que se instaurou na cidade após o fato.
JOÃO MANUEL CARVALHO MAIO (São José dos Campos, SP)

-

De 2009 a 2011, a marginal Tietê foi ampliada com mais três faixas de rolamento em cada sentido, ao custo de R$ 2 bilhões. Essa via faz ligação entre as zonas leste e oeste da cidade, como o Minhocão. Essas faixas são a alternativa para os carros que deixarão de circular no Minhocão.
FERNANDO PEREIRA DE ARAÚJO (São Paulo, SP)

Crise hídrica

A Folha erra ao estampar o título "Em documento, Sabesp reconhece cortes de água" ("Cotidiano", 23/9). Conforme foi explicado em nota ao jornal, não houve corte no abastecimento. O documento citado fala em relação, ou seja, em impacto da redução de pressão na rede para diminuir vazamentos. Em nenhum momento o relatório trata de "corte". A Sabesp mantém a afirmação de que o programa de redução de perdas que envolve a gestão de pressão noturna é feito dentro das normas da ABNT/NBR, de modo que a pressão mínima de 10 mca (metros de coluna de água) fica garantida, ou seja, sem corte. Prova disto é que a média de reclamações de falta de água deste ano é igual à média do ano de 2013.
CARLOS ALENCAR, assessor de imprensa da Sabesp (São Paulo, SP)

RESPOSTA DO JORNALISTA FELIPE AMORIM - A Sabesp faz um jogo de palavras. O relatório da companhia fala em falta de água causada pela redução da pressão da água.

Televisão

Em relação à nota publicada pela coluna "Outro Canal" ("Ilustrada", 19/9), que informa que a saída de Patrícia Poeta do "Jornal Nacional" teria relação com Carlinhos Cachoeira, esclareço que, nos mais de 20 anos de minha atuação no mercado financeiro, nunca mantive contato com o sr. Carlos Augusto de Almeida Ramos (Carlinhos Cachoeira), tampouco o conheci. Além disso, jamais fui citado em investigação relativa às denúncias contra o referido senhor, como afirmou a coluna, de forma inverídica e prejudicial ao meu trabalho.
GEORGES SADALA (Rio de Janeiro, RJ)

NOTA DA REDAÇÃO - Leia seção Erramos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página