Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Eleições 2014

Está muito difícil para nós, eleitores, escolher aquele que possa melhor dirigir o Brasil. Os dois candidatos à Presidência se opõem na imprensa televisiva e escrita sempre apontando as mazelas do passado de um e do outro, bem como de seus partidos. Não conseguiram apresentar até agora um projeto claro e seguro, em que se possa confiar e que seja capaz de produzir mudanças profundas neste país.
WALTER JALIL GARIB (São Paulo, SP)

-

Essa oposição não toma jeito mesmo. Como eles ousam criticar a roubalheira na Petrobras, estatal que o PT "privatizou" para si próprio e mais dois partidos da base aliada? Imagine se aquelas estatais deficitárias privatizadas no governo anterior estivessem hoje nas mãos dessa gente. Esse (des)governo que alardeia governar essencialmente para os mais humildes deveria explicar o porquê de o BNDES emprestar ao grupo JBS (Friboi) a astronômica quantia de R$ 9,5 bilhões a juros de 4% ao ano. Pobre Brasil!
ALCIDES GONÇALVES (Marília, SP)

-

Fiquei muito feliz, de alma lavada mesmo, com a brilhante lucidez, contida no belíssimo artigo do senhor Roberto Amaral, ex-presidente do PSB, ao escrever com tamanha sabedoria e espírito republicano --raríssimos nos quadros políticos atuais-- o que ele intitulou "O PSB renunciou ao seu futuro" (Tendências/Debates, 14/10). Concordo. Parabéns, doutor Roberto Amaral, o senhor me representa.
JOSÉ ANÍSIO PITICO DA SILVA (Juiz de Fora, MG)

-

Com todo o respeito que merece o senhor Roberto Amaral, muitas de suas opiniões estão desatualizadas. A comprovação disso é a cisão do partido que presidia. O PSB está somente seguindo a tendência de transformação da sociedade. Qualquer partido que se preze precisa acompanhar as transformações da sociedade, se quiser ser perene.
GIL DOS SANTOS NETO (São Paulo, SP)

-

Querem transformar Fernando Henrique Cardoso em demófobo, ignorando que ele sempre teve conduta respeitosa e generosa com os que lhe prestam serviços. Em sua carreira, elegeu como temas prioritários questões relativas às classes populares (movimento operário, situação do negro, subdesenvolvimento), o que desencadeou a perseguição da ditadura e o levou ao exílio. Seu governo foi pioneiro em programas de redução da desigualdade, como bolsa-escola, depois unificados e ampliados por Lula --além do Plano Real, à época não aprovado pelo PT. Querem retocar a história como Stálin, que apagava desafetos de fotos oficiais. Ninguém precisa atestar o compromisso de FHC com a democracia. Sua vida diz isso. Ele está muito bem na foto do Brasil. Não há truque que o tire de lá.
BETH VIVIANI (São Paulo, SP)

CPTM

A reportagem "Papéis citam ação de cartel dos trens em várias etapas" ("Poder", 12/10) omitiu quatro informações, deixando de esclarecer que os projetos para contratação de manutenção dos trens séries 2100 e 3000 já eram públicos na data do e-mail encontrado na empresa MGE: 1. Em julho/2001, foi assinado contrato de manutenção dos trens série 2000, o qual foi adotado como modelo para as contratações das séries 2100 e 3000; 2. Em 1º/10/2001, houve a audiência pública para os trens das séries 2100 e 3000; 3. Em 20/10/2001, os editais foram publicados no "Diário Oficial", tornando públicas as regras da licitação; 4. A data do e-mail encontrado na empresa MGE é 24/10/2001, posterior à divulgação das licitações que ocorreram naquele ano. Até 2004, não houve novas licitações referentes a trens.
SÉRGIO DE CARVALHO JR., gerente de relacionamento da CPTM (São Paulo, SP)

RESPOSTA DO JORNALISTA FLÁVIO FERREIRA - A reportagem não fez ligação entre o e-mail encontrado na MGE e projetos específicos, como sugere a CPTM. O texto citou que o e-mail indicou o acesso privilegiado a projetos ainda em elaboração pela estatal de trens.

Ecobag

No artigo "Ecobag: agora é legal" ("Cotidiano", 13/10), o senhor Leão Serva também se esquece de que, embora o preço das sacolinhas plásticas seja embutido nos produtos, não haverá redução dos preços quando elas não forem mais fornecidas. Além disso, todos os produtos que consumimos são também embalados em plástico que também gera descarte irregular. Os únicos favorecidos com essa lei são os estabelecimentos, que não terão esse custo a mais. O consumidor somente é prejudicado, e o meio ambiente não ganhará quase nada com essa medida.
PAULO EDUARDO DA COSTA MANSO (São Paulo, SP)

Xico Sá

A Folha despeja sobre nós dezenas de colunistas que fazem ataques raivosos ao PT. Por que Xico Sá foi censurado ao declarar voto em Dilma? Essa é a pluralidade da Folha? Os leitores exigem explicação.
DAGMAR ZIBAS (São Paulo, SP)

-

Lamentável que o colunista Xico Sá tenha tido de pedir demissão da Folha. Uma vergonha para vocês e para os leitores.
LÚCIA LEAL FERREIRA (São Paulo, SP)

NOTA DA REDAÇÃO - Xico Sá desligou-se da Folha por discordar de norma que impede que se faça proselitismo eleitoral nas colunas do jornal. Ele foi convidado a publicar o texto em que declarava seu voto nesta página, mas recusou a oferta. A restrição não se aplica à crítica a partidos, políticos e candidaturas. Leia mais sobre o caso no caderno "Eleições 2014", pág. 7.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página