Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online

Haiti

A infeliz tentativa dos ministros José Eduardo Cardozo e Antonio Patriota ("Brasil e Haiti: parceria para o desenvolvimento", Tendências/Debates, 15/1) de justificar o mais recente arroubo de xenofobia e racismo por parte do governo brasileiro, que, ocupando militarmente o Haiti, criou uma absurda limitação à entrada de refugiados -tratados como simples imigrantes- haitianos, é de causar revolta, mas não surpreende. O lema do "crescimento econômico" serve de justificativa para tudo, tanto lá quanto aqui, não importando se os direitos humanos forem pisoteados e deixados pelo caminho.
RAPHAEL TSAVKKO GARCIA (São Paulo, SP)

-

Acompanhei o artigo dos ministros da Justiça e das Relações Exteriores justificando a restrição de vistos para os haitianos em vista do ataque de certos setores a tal restrição. Acho que não há motivo para o governo dar justificativas. Ninguém parece querer entender que o Brasil não tem como atender essa gente.
PAULO ROBERTO DA SILVA ALVES (Rio de Janeiro, RJ)

Educação

Em relação ao texto "O aparelho dos Coelho antecedeu o do PT", de Elio Gaspari ("Poder", 15/1), esclareço que as prestações de contas referentes aos exercícios de 2005 e de 2006 foram devidamente apresentadas em tempo hábil ao Ministério da Educação e aprovadas no Parecer Conclusivo do conselho do Fundeb de Petrolina quanto à aplicação dos recursos do Peja (Programa de Educação de Jovens e Adultos) dos anos 2005 e 2006.
Assim como a Califórnia, Petrolina, cidade de 300 mil habitantes no sertão pernambucano, investe muito em educação. Possui o Instituto Federal, que atua nos níveis de ensino profissional e tecnológico, bem como em educação superior, básica e profissional nas diferentes modalidades de ensino, e a Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), universidade federal que, legitimada pelo então presidente, Fernando Henrique Cardoso (por meio da lei nº 10.473, de 27 de junho de 2002), e inaugurada pelo presidente Lula em 2004, oferece 21 cursos de graduação e cinco cursos de mestrado.
PLÍNIO JOSÉ DE AMORIM NETO, ex-secretário de Educação de Petrolina (Petrolina, PE)

Kassab

Uma cidade sem problemas. O mundo encantado do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, é regido pela Era de Aquário, em que o descaso com a educação, a segurança, o transporte e a saúde pública dá lugar a "reis magos", "epifania de pedestres" e "reunião de cidadãos felizes". Quem leu seu texto, "A epifania dos pedestres" (Tendências/Debates, ontem), acredita piamente que São Paulo é uma cidade governada pela fraternidade universal e que qualquer busca por problemas seria um esforço em vão.
MICHEL NEIL TRINDADE FRANCISCO (Brasília, DF)

Homofobia

É simplesmente lamentável que, em meio a tantas opiniões progressistas, liberais e seculares, ainda se encontre tal nível de retrocesso e credo explícito no artigo de Francesco Scavolini, ainda mais em um jornal de tamanho calibre ("Até tu, cardeal", Tendências/Debates, 15/1).
Enfatizar que Marta, a "herética", não deveria ter a entrada permitida em locais "sacros", blasfemar contra o homossexualismo, considerado por ele uma perversão, e demonizar o laicismo do cardeal Damasceno, tudo isso está na lista de absurdos do artigo.
FELIPE BORTOLUZO MAMONE (São Paulo, SP)

PSDB

É inexplicável, sob as regras do bom jornalismo, a edição feita pela Folha das declarações de pré-candidados sobre ação na Nova Luz ("Operação na cracolândia é 'desastrada', diz Haddad", "Poder", 15/1). O pré-candidato do PT ganhou um enorme título. Já a opinião dos demais postulantes virou conteúdo periférico do texto. Tal como editada, a reportagem fere princípios mínimos de isonomia e equilíbrio, além de ser um desrespeito com os demais candidatos, convocados expressamente para dar opinião em um debate equilibrado. Eles foram privados de semelhante evidência.
Pior: as opiniões dos pré-candidatos do PSDB foram relegadas à linha fina, que comete grave erro ao dizer que estes "saem em defesa de prisões". Que prisões, se o próprio texto não menciona prisão alguma? Em suma, uma edição tendenciosa sobre um assunto de enorme importância.
JULIO SEMEGHINI, presidente do diretório municipal do PSDB (São Paulo, SP)

Silicone

Tomara que, depois da "bolsa-silicone", iniciativa por meio da qual o governo federal vai bancar a troca dos "silicones bichados" que foram usados pelas "dondocas" com a intenção estética de "turbinar os seios", dona Dilma, usando da prerrogativa de que
é facílimo fazer "bondades"
com dinheiro público, não tome gosto pela coisa e passe a obrigar os órgãos de saúde pública a financiar outras "perfumarias terapêuticas", criando a "bolsa-implante de cabelo", a "bolsa-lipoaspiração", a "bolsa-lifting" e a "bolsa-botox".
JÚLIO FERREIRA (Recife, PE)

Rodovias
Em relação à reportagem "Tamoios ganhará 7.000 caminhões por dia" ("Cotidiano", ontem), a Companhia Docas de São Sebastião esclarece o seguinte:
A manutenção do Mangue do Araçá e do mangue adjacente à atracação da balsa foi contemplada no EIA/Rima, que foi aceito pelo Ibama em novembro/2011;
O porto de São Sebastião já é um dos cinco portos (do total de 34) licenciados pelo Ibama para operação de contêineres;
O tráfego de caminhões, entre os quais os de contêineres, acontece só de segunda a sexta. Isso já faz parte das normas do porto;
O projeto de ampliação será conjugado às licenças dos contornos de Caraguatatuba e São Sebastião para escoar o tráfego de caminhões;
A Docas de São Sebastião ressalta que o projeto trará benefícios importantes ao litoral norte, como a geração de cerca de 4.500 empregos, com uso exclusivo de mão de obra regional.
SOLANGE GUARINO, assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Logística e Transportes (São Paulo, SP)

www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.