Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Josué Gomes da Silva

"Non ducor, duco"

Nesta semana, dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo completará 458 anos. O aniversário deve ser comemorado por todos os brasileiros, e não somente por seus mais de 11 milhões de habitantes, pois a capital paulista é a cidade-síntese do país e um destino dos mais procurados no mundo. Nela convivem em paz e sob o signo da esperança todos os sotaques, as culturas, as crenças, as etnias e, sobretudo, a capacidade de trabalho e superação comum a todo o nosso povo.

São Paulo é uma referência em termos de economia, educação, cultura, gastronomia, competições esportivas nacionais e internacionais, comércio e serviços.

É o maior centro financeiro e empresarial da América Latina e também campeã nacional do turismo de negócios, recebendo 70% dos congressos profissionais realizados no Brasil, com um evento a cada seis minutos. Seus teatros e museus são frequentados por milhares de pessoas, anualmente. Sua imprensa é paradigma de ética e liberdade.

Além de todos esses indicadores, é importante destacar o papel da cidade no tocante ao saber, à pesquisa e à inovação, aspectos fundamentais para um constante e crescente desenvolvimento.

Berço da atividade industrial, a região metropolitana, apesar da descentralização saudável observada nos últimos anos, ainda concentra o maior número de unidades fabris do Brasil, produzindo bens de alto valor agregado e forte presença nas exportações.

A cidade abriga a USP (Universidade de São Paulo), a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), avançados centros de ciência e de tecnologia, entre os quais o IPT, mais antigo núcleo de pesquisa paulista, além de várias instituições de excelência no ensino público e privado. São Paulo contribui com a maior parte das patentes registradas e das publicações científicas editadas no país.

Outro aspecto a ser destacado é a qualidade do seu sistema de saúde, sempre aberto a atender todas as pessoas. Não me refiro apenas aos grandes hospitais privados, incluídos entre os melhores do mundo. Mas também às instituições do setor público, com destaque para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que engloba o Incor (Instituto do Coração) e o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira), instituições modelares procuradas por pacientes de numerosas cidades, inclusive de outros Estados e países.

São Paulo é terra de gente solidária, que se mobiliza e contribui para o desenvolvimento. Metrópole cosmopolita e acolhedora, que oferece oportunidades iguais. Cidade generosa, capaz de homenagear aqueles que se apaixonam por ela, como meu pai, José Alencar.

Parabéns São Paulo, siga fiel ao lema de sua bandeira!

JOSUÉ GOMES DA SILVA escreve aos domingos nesta coluna.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.