Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online

www.folha.com.br/paineldoleitor

Pacto pela educação
O artigo "O que queremos do novo ministro da Educação?" ("Tendências/Debates", ontem), de Maria Alice Setubal, é lúcido.
Se não decidirmos priorizar a educação agora, vamos comprometer o futuro das próximas gerações de brasileiros.
O direito a uma educação de qualidade para todos é o maior tesouro de uma verdadeira democracia. Vamos acordar e tirar a educação da retórica.
Isaac Roitman, coordenador do Grupo de Trabalho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC (Brasília, DF)

Justiça
Uma investigação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) descobriu que em torno de R$ 6,4 milhões em bens doados pelo órgão a tribunais estaduais desapareceram ("R$ 6,4 mi em doações do CNJ a tribunais desapareceram", "Poder", ontem).
A coisa está ficando preocupante e intrigante. Onde vamos parar com tanto desvio?
Antonio Jose G. Marques (Rio de Janeiro, RJ)

Banco Central
Achei ótimo que o presidente do Banco Central esteja obedecendo ordens da presidente Dilma ("O lado de Tombini", "Opinião", ontem), pois foi ela que o povo elegeu. Ninguém passou procuração para o tal "mercado" determinar o que ele deve fazer com os juros.
Carlos Brisola Marcondes (Florianópolis, SC)

Lei das calçadas
Acredito que a lei das calçadas ("Calçadas de subprefeituras têm buracos, quinas e pouco espaço", "Cotidiano", ontem) seja mais uma brincadeira do nosso prefeito, feita para os bairros nobres de São Paulo.
Convido a imprensa a visitar a av. Almirante Delamare, no seu início, em São Paulo, na altura do bairro de Heliópolis. As construções tomaram conta das calçadas de tal forma que não existe mais o passeio público. Os pedestres caminham no leito da avenida. Todos expõem-se aos veículos que trafegam ali.
É um descaso total, que põe em risco a vida dos pedestres e obriga os motoristas a praticarem malabarismos para evitar acidentes. Será que a lei das calçadas vai chegar até lá?
Homero Stabeline Minhoto (São Paulo, SP)

Sacolinhas plásticas
Sobre o fim da distribuição de sacolinhas plásticas em São Paulo, nós, consumidores, é que vamos "pagar"a conta. Os supermercados (com o pretexto de "amigos do meio ambiente") deixam de fornecer sacolinhas, cortam custos e engordam seu lucro.
Veremos o aumento do uso de caixas de papelão, sacolas de papel e outros. Além disso, o consumidor terá que se preocupar com a contaminação no transporte de suas compras, pois os produtos de limpeza e verduras, por exemplo, vão concorrer em espaços nas sacolas retornáveis.
Cyro Galaso (São Paulo, SP)

Ainda bem que nossos problemas se resumem às sacolas plásticas, que geraram protestos indignados sobre os grandes faturamentos dos supermercados.
O fato de brasileiros gastarem bilhões por ano no exterior porque lá os produtos são até 60% mais baratos e de melhor qualidade não deve ser problema; e que nossa indústria não consegue competir globalmente também não. Mas, enfim, o problema é das sacolas.
Francisco Xavier Fernandez (São Paulo, SP)

Música velada
Emocionei-me com a reportagem "Música velada" ("Ilustrada", ontem). Samy Adghirni mostra que a paixão pela arte é capaz de atravessar qualquer impedimento. Mesmo sendo este a linha dura da ditadura no Irã.
Músicos se reúnem clandestinamente para produzir sua arte livre do consentimento do governo. Arriscam a vida para exercer sua paixão com inspiração. Espero que consigam ultrapassar fronteiras e que possam, como diria Caetano, "passear por Teerã numa boa".
Victor Caetano de Lima (Suzano, SP)

Rita Lee
Rita Lee ("Rita Lee causa tumulto em último show", "Ilustrada", ontem) chama policiais militares de "cavalos", "cachorros" e "filhas da puta". E não quer ser levada para a delegacia?
Jorge Ribeiro Neto (Campinas, SP)

A atitude de Rita Lee, em Sergipe, agredindo verbalmente a policiais que combatiam o consumo de maconha no show, mostra que a vovó do rock continua doidona: uma verdadeira "Rita Lelé".
Waltert Lemos Filho (Florianópolis, SC)

Luiz Felipe Pondé
Desde Nelson Rodrigues, as esquerdas brasileira e universal não eram descritas de forma tão óbvia e ululante como no artigo "A mulher, o bebê e o intelectual" ("Ilustrada", ontem).
Adriana Polachini do Valle e Paulo Villas Boas (Botucatu, SP)

Sou estudante da instituição em que Luiz Felipe Pondé dá aulas e fiquei espantado com seus comentários sobre a esquerda.
Como historiador, sei que Stalin matou muita gente, mas igualá-lo a Hitler é um pouco forçado. O coro das utopias, mesmo após a queda do muro Berlim, não cessará de ecoar nos ouvidos dos acomodados.
Carlos Vergueiro (São Paulo, SP)

Laerte
A solução para o caso do Laerte é simples ("Cartunista vai à Justiça para ter direito de usar banheiro feminino", "Ilustrada", 27/1). Se ele faz por cima, vai para o masculino. Se faz por baixo, vai para o banheiro feminino.
Paulo Castro (Limeira, SP)

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.