Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online

Carnaval
A imagem do Carnaval de São Paulo ficou comprometida. Vândalos precisam e devem ser excluídos da festa.
Não saber perder é o mesmo que desrespeitar os concorrentes. Por essas e outras é que o Brasil está numa situação de violência em que ninguém parece mais respeitar ninguém.
Anibal Vilari (São Paulo, SP)

-

O incidente ocorrido na apuração do Carnaval de São Paulo é deprimente. Para aqueles que buscam prazer e divertimento em tal época do ano, é triste perceber que todo aquele show de luzes e cores no sambódromo durante os desfiles acabaram em vandalismo e depredação. A incapacidade da cidade para realizar tal evento fica atestada.
Carnaval é época de festa e alegria, não dessa situação lamentável que fere o orgulho de ser brasileiro, comprometendo não só a imagem do Carnaval, como a imagem da cidade de São Paulo.
Vinícius Bernardes Mondin Guidio (São Paulo, SP)

-

Vendo a reação dos inconformados com as notas dadas a algumas escolas de sambas de São Paulo, pensei: e se o povo tivesse a mesma disposição para "brigar" pelos seus direitos, por mais saneamento, saúde e educação e contra a corrupção?
Francisco Paulo Alves de Paiva (Niterói, RJ)

Crise europeia
Por meio do texto "Os pacotes e a ambulância", de Clóvis Rossi ("Mundo", ontem), conheci a história do português João António Espadeiro, 84, que usa marca-passo e é obrigado a pagar uma ambulância particular (antes gratuita) devido aos "pacotes de ajuda" e de austeridade dos países credores de Portugal. A Europa é referência para o mundo como símbolo de bem-estar social. Agora querem transformá-la negativamente.
Ângela Luiza S. Bonacci (São Paulo, SP)

Irã
Excelente o artigo "Deixem que os muçulmanos cuidem de si", de William Stoddart e Mateus Soares de Azevedo (Tendências/Debates, ontem). Chega do Ocidente querer interferir no pensamento islâmico e oriental como se fosse dono da verdade.
Ainda sobre o tema, é curiosa a forma como as pessoas veem os fatos. O leitor Márcio M. Carvalho (Painel do Leitor, ontem) acha natural que Israel tenha bombas atômicas, mas o Irã não. Israel diz ter medo de ser destruído, porém possui armamentos que podem destruir o Irã completamente. Será que isso é justo?
Maria Cecilia Rios Furia (São Paulo, SP)

Sistema penitenciário
Sobre o deficit de vagas e a superpopulação nos presídios de São Paulo, o secretário da Administração Penitenciária do Estado, Lourival Gomes, fala em integrar ações ("SP precisa de 93 prisões para zerar lotação", "Cotidiano", ontem). Se pelo menos fosse feito um levantamento de quantas pessoas já cumpriram pena e continuam encarceradas por motivos burocráticos, pela falta de controle do sistema ou até mesmo por serem pobres e não terem advogado, uma quantidade razoável de vagas já estaria liberada.
Flávio Roberto Cabral (Campinas, SP)

-

A construção de 93 novos presídios seria apenas uma solução imediatista para o problema da superlotação. Não é necessário enfatizar que mais investimentos em educação e em programas sociais reduziriam a quantidade de detentos. Entretanto, enquanto isso não ocorre, os governantes deveriam parar de tentar "tapar o sol com a peneira" e tomar ações efetivas para podermos, enfim, criar um sistema penitenciário que cumpra realmente o seu objetivo: a reintegração social.
Rodrigo Malavazi Corder (Amparo, SP)

IPVA
Sobre o texto "O sofisma das críticas ao IPVA", de José Clóvis Cabrera (Tendências/Debates, ontem), vale dizer que o IPVA é mais um imposto (disfarçado) sobre a renda de quem compra um veículo automotor, um imposto que vai para os cofres públicos e não retorna sob a forma de benefícios diretos para quem o paga.
Arcangelo Sforcin Filho (São Paulo, SP)

-

Discordo da posição assumida pelo autor do texto "O sofisma das críticas ao IPVA", pois o Brasil é um dos raros países que cobram esse tributo, concebido para a manutenção de estradas e rodovias, mas que perde seu sentido a partir da proliferação de pedágios, por exemplo, no Estado de São Paulo.
Antonio Ribeiro Batista Jr. (São Paulo, SP)

Disney
Percebendo que o texto "O Inferno de Disney", de Fernanda Torres ("Ilustrada", 17/2), continua a despertar comentários, resolvi dar meu depoimento: quando meus filhos eram adolescentes, até pensei na possibilidade e na conveniência de levá-los à Disney. No entanto, como eles e minha mulher tiveram seus vistos de entrada nos EUA negados, resolvi viajar com toda a família a Paris. Lá, visitamos museus e palácios fabulosos, passeamos deslumbrados pelas margens do rio Sena e pelas grandes avenidas, fomos à Torre Eiffel, entre tantas outras coisas, e, em casa, nunca mais se falou em Disney.
Cristiano Mascaro, fotógrafo (Carapicuíba, SP)

Folha, 91
A Folha agradece as felicitações por seus 91 anos recebidas de Luiz Ernesto M. Kawall (São Paulo, SP), de Paulo Dias Neme (São Paulo, SP), de Marte Ferreira da Silva (Atibaia, SP) e de Caetano Vasconcelos (Pedro Leopoldo, MG).

www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.