Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online

Congresso
Nada de varrer a sujeira para debaixo do tapete. O Congresso, se ainda tiver algum pingo de vergonha, tem de abrir imediatamente o processo de cassação do senador Demóstenes Torres e do deputado federal Stepan Nercessian. Se não o fizer, mostrará que a convivência de parlamentares com criminosos não se resume aos dois casos específicos.
Deborah Farah (Rio de Janeiro, RJ)

Política
As reportagens "Gravações revelam favores de senador para empresário" ("Poder", 31/3) e "Cachoeira usava servidores para contrabando, afirma PF" ("Poder", 1º/4) trazem relatos imprecisos que atingem a imagem da Delta Construção. O engenheiro Cláudio Abreu, ex-diretor do escritório regional da empresa no Centro-Oeste, foi destituído do cargo que ocupava na Delta por determinação do Conselho de Administração, no dia 8 de março deste ano, em razão da natureza e da extensão de seu relacionamento com o empresário Carlos Augusto Ramos.
Desde então, foi iniciada uma auditoria na regional Centro-Oeste da Delta Construção a fim de apurar fatos e atos de que a própria empresa só tomou conhecimento a partir do inquérito da chamada Operação Monte Carlo.
O relacionamento pessoal do ex-diretor da Delta com o investigado Carlos Augusto Ramos é o objeto de apuração do Ministério Público. A Delta Construção não consta entre as pes-soas físicas e jurídicas indiciadas a partir daquela operação da Polícia Federal.
A empresa e seus controladores sentem-se desconfortáveis e injustiçados com relatos parciais que deixam de narrar com precisão a exata extensão da relação pessoal entre um ex-diretor da Delta Construção e o empresário Carlos Augusto Ramos.
Ana Maria Konig Faraco, membro do Conselho de Administração do Grupo Delta (Rio de Janeiro, RJ)

Transportes
O editorial "Transporte desgovernado" ("Opinião", 31/3), à exceção do próprio título, que reflete a acefalia na gestão dos transportes em São Paulo, é extremamente leniente com a gestão dos transportes públicos paulistas, prestando um desserviço à sociedade.
Já se vão, pelo menos, mais de dez anos sem que tenham sido tomadas medidas efetivas tanto para acelerar as obras de expansão do metrô quanto para melhorar a rede da CPTM. Agora, o editorial quer reinventar a pauta de investimentos em transportes apoiando os corredores de ônibus, se nem sequer 80% das promessas de expansão da rede ferrometroviária foram cumpridas por um governo estadual que é a continuação do anterior? É quase um afago camarada na cabeça de governantes ineptos!
Airton Reis Jr. (Guarulhos, SP)

Governo estadual
Ao tratar de investimentos do governo do Estado em municípios, reportagem da Folha omitiu informações essenciais e induziu os leitores a erro ("Alckmin privilegia prefeitos tucanos com verbas em SP", "Poder", 1º/4). A reportagem foi questionada diversas vezes sobre a distorção que o critério utilizado traria e sempre foi salientado que todas as regiões também foram contempladas com investimentos diretos do governo em estradas, saúde, educação, ensino profissionalizante e saneamento, entre tantos outros setores -investimentos sobre os quais a Folha não teria dificuldade de obter informação. Bastaria uma pesquisa rápida para citá-los.
Ao contrário, para comprovar sua tese política, a reportagem leva à falsa conclusão de que os dados apresentados se referem a todos os investimentos do governo nos municípios analisados e não esclarece que se trata de apenas uma fração deles.
A cidade de Marília, por exemplo, que, para a Folha, não teria recebido nenhum centavo em 2011, ganhou uma unidade do Poupatempo naquele ano.
Ferraz de Vasconcelos recebeu R$ 7,1 milhões para obras viárias do centro da cidade por meio do Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento). Guarulhos será beneficiada com a implantação do Rodoanel Norte, em investimentos que ultrapassam R$ 6,5 bilhões.
Como se pode ver, não há privilégio. Ao contrário, os investimentos têm sido distribuídos de forma técnica e sem viés político-partidário, em prol da população de São Paulo.
Juliano Nóbrega, coordenador de Imprensa do Governo do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

RESPOSTA DOS JORNALISTAS MARIANA CARNEIRO E SILVIO NAVARRO - A reportagem é clara ao informar que analisou os repasses voluntários feitos pelo Estado aos municípios, ou seja, justamente aquela verba que, além de ser passível de interferência política, pode ser capitalizada eleitoralmente pelo prefeito. Obras próprias do governo do Estado e os repasses obrigatórios não fazem parte desse recorte.

Pondé
Não entendi o objetivo de Luiz Felipe Pondé ao colocar o título "Páscoa" ("Ilustrada", ontem) num texto repugnante sobre canibalismo. Considero lamentável esse tipo de pretexto para se fazer notar. Desejo melhoras.
Olga Espinosa Croitor (São Paulo, SP)

-

Pondé pode supor que, ao escrever histórias "chocantes" perto de datas como Natal e Páscoa, ele abre os olhos dos leitores à sordidez da condição humana. Mas, sendo bem sincera, ele me lembra um adolescente tolo tentando chocar os pais.
Pondé, acredite em mim, com histórias da vida real você consegue ser muito mais convincente e elegante e muito menos parvo.
Juliana Silva Nogueira (São Paulo, SP)

-

Sei que Pondé não dá a mínima para o que pensam os leitores de sua coluna, mas, mesmo assim, vou dar a minha opinião em relação ao texto de ontem: não entendi qual a moral do conto macabro ou se é um pesadelo ou delírio. Se ele puder explicar sua viagem, agradeço!
Mohamad Soubhi Smaili (Guarulhos, SP)

www.folha.com.br/paineldoleitor
Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br
Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.