Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Hélio Schwartsman

Prova difícil

SÃO PAULO - Concurso para gari cobrou dos examinandos conhecimentos de novelas e de um certo Michel Teló. Duas coisas me chamaram a atenção: eu não passaria na prova e garis precisam hoje ter ensino básico completo e aprovação em concurso.

Sou um ferrenho defensor da meritocracia, mas isso não nos deve impedir de analisar criticamente títulos educacionais e exames de ingresso.

Em linha com a teoria biológica da sinalização custosa, Geoffrey Miller sustenta em "Darwin Vai às Compras" que o diploma universitário é só uma credencial, um jeito dispendioso de informar ao mundo que seu portador é dono de um QI elevado. No caso das escolas de elite americanas, o título custa US$ 160 mil. No Brasil, as instituições mais reputadas tendem a ser gratuitas para o aluno, mas oneram o bolso do contribuinte.

O paradoxo desse credencialismo é que o teste de QI tradicional, feito em duas horas, mede a inteligência do candidato com mais precisão que os quatro anos de estudos superiores. Ele também prevê com alto índice de acerto seu desempenho profissional. Ninguém cogita trocar o diploma por um teste de QI porque isso violaria nossas noções de justiça.

Uma teoria alternativa ao credencialismo é a do capital humano. Mandamos os jovens para as universidades para que elas lhes incutam valor agregado, as ideias valorizadas por nossa cultura, que os tornarão melhores profissionais e cidadãos.

Em algum grau isso é verdade. Técnicos não nascem prontos; precisam ser treinados. A questão, diz Miller, é que cursos universitários não são a única forma de fazê-lo. Livros e DVDs também funcionam e são muito mais baratos. O fato de empresas dependerem cada vez mais de seus programas internos de treinamento mostra que a tradição universitária já não satisfaz o mercado.

Não se trata, é óbvio, de defender a extinção da educação superior, mas refletir sobre seu propósito e atuais inadequações não faria mal.

helio@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.