Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online

Cachoeira
Quer dizer que aquela frase "colocar a raposa para tomar conta do galinheiro" virou realidade em nosso país?
Com no mínimo 17 senadores-raposas integrando a comissão dessa CPI do Cachoeira, considero uma perda de tempo e de dinheiro (dinheiro nosso, claro) o Senado insistir numa CPI que -já sabemos- se transformará em uma nova e indigesta pizza.
Isa Ferreira Carvalho (São Paulo, SP)

-

Depois de virar o Google do avesso, continuo na dúvida: Carlinhos é Cachoeira porque ninguém segura ou porque leva todo mundo para o buraco?
Victor Germano Pereira (São Paulo, SP)

Brasília
Perfeita a análise de Fernando Rodrigues ("Opinião", ontem) sobre os motivos que levaram à mudança da capital federal do Rio para o planalto central.
Somente gostaria de discordar do trecho em que diz que "passaram-se 52 anos e a capital da República não produz nem pregos". Brasília é a maior fábrica de corruptos que existe, consumindo milhões de reais por ano.
Antonio de Castro Oliveira (Osasco, SP)

Intolerância religiosa
Como católico batizado, que procura viver a fé cristã de forma consequente, compreendo os argumentos de Dráuzio Varella ("Ilustrada", ontem) acerca da intolerância religiosa. O fanatismo, a violência e o ódio são uma caricatura da verdadeira religião.
José Luiz Belderrain (São José dos Campos, SP)

-

Excelente o texto de Drauzio Varella: é exatamente como penso e sinto. Respeito todas as religiões e gostaria de ser respeitada pela minha falta de crença.
Infelizmente, as pessoas religiosas não vão ler o texto até o final. Vão desistir no primeiro parágrafo porque ele assusta pela sinceridade do autor.
Elza Tuon dos Anjos (Itatiba, SP)

Autismo
Sobre o artigo "Meus filhos com autismo, um contraponto", de Ana Maria Elias Braga ("Tendências/Debates", 19/4), me pergunto: será que os gêmeos, se não tivessem frequentado escola regular, hoje seriam músicos e alfabetizados?
O problema de não terem tido vida social com os colegas da sala de aula não é decorrente da escola, mas de uma sociedade excludente, onde o diferente é sempre deixado de lado.
Maria Izabel Sampaio Castro (São Paulo, SP)

Sacolas plásticas
Até quando o consumidor será humilhado e maltratado nos supermercados de São Paulo? Quando os representantes do povo irão acabar com este acordo ridículo e devolver ao consumidor o direito de ter sacolas descartáveis e o de não ser acusado, injustamente, de poluir o planeta?
Luiz Claudio Zabatiero (São Paulo, SP)

Ruy Castro
Cumprimento o colunista Ruy Castro pela excelência de seu artigo "Em busca dos amigos" ("Opinião", ontem).
Surpreendeu-me o Ruy dono de fina e invejável ironia, que corta como afiada lâmina e queima com ardência a imponência e a impertinência dos modernos "atores" e "protagonistas" que atuam nos cenários da política e do Judiciário brasileiros.
Walter de Oliveira (Bandeirantes, PR)

Taxas de juros
Uma alternativa para os bancos reduzirem seus juros e taxas administrativas, com menor impacto sobre seus lucros, seria eliminar suas doações milionárias para as campanhas políticas.
Além de beneficiar os bolsos dos seus clientes e a economia geral, incentivaria os políticos a procurarem seus votos onde estão os eleitores e seus problemas.
Carlos Gaspar (São Paulo, SP)

Educação
Chega a ser melancólica a mensagem ("Educação", "Painel do Leitor", 19/4) de Danilo Alves Bezerra criticando a Univesp, a nova e quarta universidade pública de São Paulo, que opera na modalidade a distância, via internet e televisão.
Se a presença de professor fosse garantia de aprendizagem eficaz, o Brasil não estaria passando pela crise atual de falta de mão de obra qualificada.
Os resultados do Enade comprovam o sucesso do ensino a distância no país.
Fredric M. Litto, presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (São Paulo, SP)

-

A Univesp, como já foi amplamente divulgado e como pode ser constatado pelos cursos que já vem oferecendo em parceria com as universidades estaduais públicas paulistas, tem, de um lado, compromisso com o conhecimento como bem público e, de outro, com a qualidade da formação de seus alunos.
E assim será com os novos cursos a serem oferecidos, em novas parcerias ou autonomamente.
A Univesp está planejada para ser uma instituição de ponta na formação de profissionais competentes, sintonizados com as necessidades sociais, econômicas e culturais do país, associando o uso das tecnologias de informação e comunicação aos objetivos da educação.
Carlos Vogt, coordenador da Univesp (São Paulo, SP)

www.folha.com.br/paineldoleitor
Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br
Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.