Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online

Paz no Rio
Parabéns pela reportagem "Paz no Rio de Janeiro custará R$360 mi ao exército" ("Cotidiano", ontem). A redução das mortes após a intervenção é impressionante e o valor necessário para se alcançar a paz, estampado no título, é assustador.
Caio Saber Lauro (São Paulo, SP)

Cachoeira
A Folha, sempre atenta à evolução da ciência, nos brinda com a descoberta do primeiro espécime pertencente aos três reinos da natureza: Cachoeira (mineral) possui tentáculos (animal) e causa urticárias (vegetal).
Pena que o que hoje é líquido, com sólidas provas, vai acabar evaporando e dando em nada.
Jonathan Teixeira (Tremembé, SP)

-

Em relação à reportagem "Perillo é citado como 'irmão' por aliado de Cachoeira" ("Poder", ontem), quero enfatizar a ausência de ações mais efetivas contra os políticos. Espero que o caso "Cachoeira" seja o começo de uma mudança nesse cenário.
Pedro Martelli (São Paulo, SP)

-

Ou os políticos acabam com a liberdade de imprensa neste país ou quase todos (do Legislativo, do Executivo e do Judiciário) acabarão por ter de despachar e fazer seus pronunciamentos
diretamente de Bangu 1.
Lauro Caversan (Curitiba, PR)

Hélio Schwartsman
Sobre o artigo "Genuinamente generosos" ("Opinião", ontem), acredito que o biologismo explica muitas coisas, mas não tudo.
Digo não ao totalitarismo dogmático, que obriga a escolher entre a ciência e a religião. Digo sim à liberdade espiritual, que permite compreender as virtudes e os limites de ambas.
A capacidade humana de perdoar e de se doar intriga a lógica evolucionista. Por não poderem enclausurar o altruísmo sob o dogma materialista, optam por desnaturá-lo sob hipóteses simplistas e jamais comprovadas.
José Vieira Rocha Junior (São Paulo, SP)

-

A coluna de Hélio Schwartsman é sensacional. Embasada, aborda assuntos diversos e interessantes. Instigante sem ser excessivamente polêmica. Com pontos de vistas variados, é algo que espero ler todas as manhãs.
Lilian Schafirovits Morillo (São Paulo, SP)

Dislexia
Em relação à reportagem "Programa de computador ajuda criança com dislexia a ler melhor" ("Ciência", 21/4), gostaria de parabenizar a pesquisadora Cintia Azoni, pela iniciativa.
Tal pesquisa pode melhorar a vida de crianças no processo de aprendizagem e mostra como a tecnologia pode mudar vidas.
Letícia Oliveira Conceição (São Paulo, SP)

Elefantes
Sugiro que a organização WWF da Espanha "destrone" o panda e "coroe" o elefante.
Anderson Marcelo Manfio (Itatiba, SP)

Saúde
Sobre o artigo "A serviço do paciente, não da indústria", de Claudio Luiz Lottenberg ("Tendências/Debates", ontem), não concordo que "os sistemas de saúde estão quebrados internacionalmente". Países com sistemas regulados pelo Estado, como Inglaterra e Canadá, têm situação orçamentária equilibrada.
Essa "quebra" ocorre onde o Estado faz pouca ou nenhuma intervenção no sistema, por meio de regulação, financiamento e gestão adequados, coisas que nem de longe ocorrem no Brasil.
A desassistência médica no SUS ocorre porque o que regula o sistema de saúde hoje no país é o mercado e não o Estado. A fraca ou ausente intervenção permite que interesses privados prevaleçam sobre o público.
É esse modelo que queremos? A Constituição diz que não, ao determinar que saúde é dever do Estado e direito do cidadão.
Renato Azevedo Júnior, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

França
Não concordo com a análise de João Batista Natali ("Mundo", ontem) sobre as eleições francesas. Ele nos leva a entender que a perda de competitividade francesa se deve ao aumento relativo do salário médio na França em relação ao da Alemanha e, em seguida, afirma que assim não é possível reduzir o desemprego.
Então, os culpados pelo desemprego francês são os próprios assalariados, com seus salários absurdos? E quem é o verdadeiro vencedor na competição global?
Naturalmente, não é a maioria da população, trabalhadora e assalariada, que contribui apenas com seu sacrifício.
Thiago Machado Ribeiro (Belo Horizonte, MG)

Ilustríssima
Enquanto deputados e senadores se mostram contra ou a favor da CPI do Cachoeira, nos brindando com os mesmo tiques políticos verbais, enquanto o STF e seus ministros intocáveis trocam farpas digna da mais baixa estirpe, um debate nos dá uma sensação de que é possível termos algo sério, inteligente e muito acima da média do jornalismo diário: Caetano Veloso e Roberto Schwarz nos provam isso.
Marcos Barbosa (Casa Branca, SP)

Copa 2014
Contagem regressiva para a Copa do Mundo no Brasil: faltam três anos, 12 estádios, uma seleção e um treinador.
Antonio Jose G. Marques (São Paulo, SP)

Messi
Inconformados até hoje com a permanência do Neymar no Brasil, parte da imprensa descarrega sua frustração no endeusamento do jogador Messi.
Evaldo Gândara Barcellos (Santa Rita do Passa Quatro, SP)

Dia da Terra
Somente gostaria de dizer que hoje, dia 22 de abril, a Folha não deu uma linha sequer sobre as comemorações do Dia da Terra.
Nylson Gomes da Silveira Filho (Bertioga, SP)

www.folha.com.br/paineldoleitor
Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br
Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.