Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.
Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Eleição francesa

A vitória do socialismo hoje na França pode representar preocupação à União Europeia, que ainda enfrenta a difícil tarefa de debelar a crise. Por outro lado, também pode significar uma resposta à política que foi incapaz de gerar empregos e crescimento.
YVETTE KFOURI ABRO (São Paulo, SP)

China

A China demorou até demais para entender que, liberado para ir aonde quiser, o ativista Chen Guangcheng causará menos danos ao país do que se continuar preso ("Pequim afirma que ativista pode ir aos EUA para estudar", "Mundo", ontem). O que acontecerá quando ele for liberado para estudar em universidade americana? Nada! Daqui a alguns meses ninguém mais se lembrará dele.
LAÉRCIO ZANINI (São Paulo, SP)

Poupança

A mudança na remuneração da poupança é fundamental para a queda dos juros. Mais importante ainda, porém, seria a total desindexação da economia, sobretudo dos preços de luz, telefone, água, gás e pedágio.
CRISTIANO REZENDE PENHA (Campinas, SP)

Juros

O governo tenta jogar a culpa do desequilíbrio da produção para os bancos, que também têm sua parcela de culpa, mas o grande culpado é o governo, com sua tributação astronômica.
FRANCISCO AURENY BRAZ (Barueri, SP), via Folha.com

Família

Justíssima a decisão sobre a indenização que Luciane Souza tem direito a receber por ter sido recusada pelo pai ("Filha abandonada diz que só queria conversar um 'pouquinho' com pai", "Cotidiano", ontem). Espero que a decisão sirva de parâmetro para outras sentenças e, sobretudo, de alerta para pais e mães que abandonam seus filhos.
PEDRO EDUARDO FORTES (São Paulo, SP)

Sociedade

Preconceito e ignorância são características da condição humana que ameaçam o convívio pacífico entres as pessoas. Ao proferir palavras discriminatórias para uma funcionária de um cinema, o médico Heverton Menezes mostrou que ensino superior e um ano de serviços na África não foram suficientes para apagar essas características de sua personalidade.
PAULO B. CHAVES (Vila Velha, ES), via Folha.com

Caso Cachoeira

Muito nobre a preocupação de Carlos Alberto Verdini sobre a possibilidade de 30 mil funcionários da Delta serem demitidos por causa das denúncias do caso Cachoeira. Onde estava essa preocupação antes do escândalo?
FABIO GOMIDE RAHAL (São Paulo, SP)

Redes sociais

Agora o Brasil é o segundo em número de usuários no Facebook, atrás só dos EUA! Por um lado, notamos o avanço da inclusão digital no país. Por outro, vemos o quanto poderíamos utilizar melhor o nosso tempo com coisa melhor que fofocas.
CAROLINA PADOVANINI (Vitória, ES)

Tinoco

Tinoco foi embora e deixará saudade. Até mesmo sua personalidade forte e geniosa fará falta. Ele é retrato de um Brasil ingênuo, caboclo. Tinoco nunca foi uma estrela internacional nem sonhou com isso. Seu lugar era aqui. Era um caipira que se apresentou em milhares de palcos e divertiu muita gente com seu canto.
CARLOS GUERRA (São Paulo, SP), via Folha.com

Arte

Em relação aos comentários dos leitores Aurélio N. Rolan (Painel do Leitor, 4/5) e Raimundo Araújo Filho (Painel do Leitor, ontem), gostaria de dizer que, quanto ao preço de "O Grito", de Munch, realmente acho que um grito não tem preço -ou, melhor, tem um preço enorme.
MARCELO CIPS, ilustrador (São Paulo, SP)

Saúde

Muito oportuno o texto "Longevidade irresponsável" ("Ilustrada", ontem), de Drauzio Varella. O artigo nos leva a refletir sobre os nossos perniciosos hábitos e suas consequências funestas para a nossa saúde. Como diz o ditado: "Não adianta chorar sobre o leite derramado".
JOÃO PAULO DE OLIVEIRA (Diadema, SP)

Clima

Quão desesperador é ver a situação de famílias brasileiras que moram no Norte e no Nordeste do país. No Amazonas, a cheia destrói casas, desaloja moradores e causa prejuízos a cidades. No sertão, a seca angustia o morador, acaba com plantações e provoca a mortandade de animais. Em comum, o descaso da gestão pública, que há muito já poderia ter cessado com o sofrimento anual dessas pessoas.
LEONARDO MARTINS (São José dos Campos, SP)

-

A ciência é posta em xeque cada vez que "pesquisadores" como o britânico James Lovelock aterrorizam pessoas e governos com inverdades ("Guru verde renega catastrofismo climático", "Ciência", ontem).
MARIA ANGÉLICA CASTRO (São Paulo, SP)

Santos

Sobre a reportagem "Sem explicação" ("Esporte", ontem), a respeito da fraca bilheteria em jogos do Santos, afirmo que o santista não vai ao estádio porque a diretoria do clube não facilita o acesso do torcedor, principalmente daqueles que não moram na Baixada. O clube tem tirado nota dez na gestão de marketing, mas, até agora, tem nota três na gestão de seu maior patrimônio: seus apaixonados torcedores.
FABIO LUIS IZIDORO (São Paulo, SP)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.