Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

www.folha.com.br/paineldoleitor

Justiça
Merece aplausos a decisão do Supremo que considerou inconstitucional artigo que proibia a concessão de liberdade provisória ao acusado de tráfico de drogas. É importante salientar que, em nosso sistema processual, o "status libertaris" (estado de liberdade) é a regra, e a prisão provisória, a exceção.
Leonardo Isaac Yarochewsky, advogado criminalista e professor de direito penal da PUC-Minas (Belo Horizonte, MG)

Caso Cachoeira
A imprensa tem dito que a CPI do Cachoeira começou mal. Na prática, ela nem sequer começou. Nossos ilustres representantes deixaram de lado o principal, ou seja, as relações entre Demóstenes Torres, Marconi Perillo, Agnelo Queiroz, Delta e o bicheiro Carlinhos Cachoeira, concentrando-se em atacar a imprensa e o procurador Roberto Gurgel.
Paulo Roberto Andrade (São Paulo, SP)

Política
No artigo "A cruz e a caldeirinha" ("Ilustrada", ontem), Fernanda Torres ministra uma lição de política que vale não só para a eleição no Rio mas também para as outras também. Ela diz que, no Brasil, "o problema é que a política não tem centro", ou seja, não tem equilíbrio nem propósitos, não é centrada.
Zulcy Borges (Itajubá, MG)

Educação
É falsa a afirmação da socióloga Evelyn Berg Ioschpe, em seu artigo "Valorizar o ensino de arte" (Tendências/Debates, 7/5), de que a rede estadual de ensino de São Paulo estaria com "apenas dois terços de seu contingente" de professores. Na verdade, além de ter confundido dados da reportagem da Folha a que se referiu, a autora ignorou que o jornal apontou o número de docentes necessários para suprir aulas livres -0,6% do total de cerca de 217 mil docentes do Estado- e que haverá novo edital de concurso público para a carreira no próximo semestre.
Não bastassem esses e outros disparates do texto -com destaque para a infeliz comparação entre "carro de três rodas" e "aluno manco"-, a autora se contradiz ao acusar a Secretaria da Educação de pouco-caso com o ensino de arte, ao mesmo tempo em que reconhece a falta de professores para tal disciplina em todo o país. E nada disso era necessário para promover o instituto presidido pela articulista.
Maurício Tuffani, assessor de comunicação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

-

Em relação ao artigo "Reforma da educação e os estudantes de SP" (Tendências/Debates, ontem), de Jorge Guimarães, a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) esclarece que, de 2003 a 2011, o número de bolsas de mestrado apoiadas pela fundação cresceu de 1.227 para 2.433, enquanto o de bolsas de doutorado cresceu de 2.894 para 3.611.
Maria Da Graça Mascarenhas, gerente de comunicação da Fapesp (São Paulo, SP)

Casamento gay
Em "Alô, Dilma! Obama saiu do armário", "Cotidiano", ontem), Barbara Gancia se superou. Pedir que Dilma siga o exemplo do mandatário americano na questão do casamento gay é de uma ingenuidade extrema. Tudo o que Obama vem fazendo visa somente à sua reeleição.
Sandro César Gallinari (Praia Grande, SP)

Comissão da Verdade
Enfim, ante os prós e contras, está criada a tão propalada Comissão da Verdade. Que seja, de fato, pautada pela imparcialidade, sob os ditames da verdadeira democracia, pois será composta de pessoas que conhecem os fatos e a atuação de ambos os lados. Que tragam à tona também os erros, os abusos e o desrespeito aos direitos humanos cometidos pelas facções de esquerda. Que a Lei da Anistia seja respeitada, como já decidiu o STF.
João Carlos Gonçalves Pereira, subtenente da reserva do Exército (Lins, SP)

-

Saudamos a Comissão da Verdade e propomos que o primeiro caso a ser esclarecido seja o da morte de Vladimir Herzog por esse hediondo crime ter sido bem representativo da censura à mídia e do velado antissemitismo que caracterizaram a ditadura.
Arsonval Mazzucco Muniz (São Paulo, SP)

Vida e morte
Expresso minha absoluta concordância com o texto "Morte digna" ("Opinião", ontem), de Eliane Cantanhêde. Já vivi experiências como as mencionadas, envolvendo entes queridos. Certo dia, em uma UTI, ouvi de um médico que, realmente, o que ocorre ali é tortura e que, infelizmente, ele nada poderia fazer.
Paulo Luiz Bastos Serejo (Brasília, DF)

Ateísmo
Sobre o artigo "Diálogo pela paz" (Tendências/Debates, 10/5), de Jack Terpins, fica evidente que, para uma pessoa que diz querer valorizar "convivência, respeito às diferenças e tolerância", sua posição é altamente preconceituosa, especialmente contra os ateus, que, segundo o autor, são capazes de "incitar o ódio". Os ateus aguardam uma retratação por essa lamentável declaração.
Pedro Marcelo Nóbrega Tortello (Campinas, SP)

Economia
Já que os clientes desapareceram e os carros encalharam nos pátios das concessionárias e montadoras, chegou a hora de a indústria automobilística reduzir os preços de seus produtos.
Pedro Eduardo Fortes (São Paulo, SP)

Espanha
No fim das contas, a Espanha gostou da ideia de estatização de bens privados. Depois de terem expropriada sua participação em petrolífera na Argentina, os espanhóis aplicaram a mesma medida em seu país, estatizando um banco. Que não reclamem dos argentinos!
Rodrigo Ens (Curitiba, PR)

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.