Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

Justiça

A decisão do STF, que permite aos acusados de tráfico responderem ao processo em liberdade, concretiza o princípio da presunção de inocência, na medida em que permite ao juiz, no caso concreto, avaliar se é (ou não) necessária prisão cautelar. O pronunciamento da Suprema Corte pode evitar muitas prisões injustas.

José Carlos Abissamra Filho, advogado e associado do IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa), e Guilherme Madi Rezende, advogado e diretor do IDDD (São Paulo, SP)

-

O STF precisa mudar sua sigla para STLTF (Superior Tribunal Libera Tudo Federal). Essa decisão de libertar traficantes dá um salvo-conduto para que continuem traficando à vontade. Com leis falhas e decisões superiores desse naipe, a "Pizzaria Brasil" está cada dia mais abrangente.

José Carlos Daltozo (Martinópolis, SP)

Celso Daniel

Condenaram as manjubas, mas nenhuma sardinha, bacalhau e muito menos tubarões.

José Carlos Cardoso Manzano (Marília, SP)

Casamento gay

A intolerância e o preconceito são fenômenos muito antigos, mas na América do Norte um cidadão que pertence a uma minoria muito discriminada vem conseguindo demonstrar que isso pode e deve mudar, ao mostrar-se favorável ao casamento gay.

Hanna Korich (São Paulo, SP)

-

A Folha publica artigo de Bárbara Gancia ("Cotidiano", 11/5) a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo. A Tradição, Família e Propriedade fez na semana passada campanha a favor do casamento tradicional e contra a união dos homossexuais na avenida Paulista. A Folha não publicou uma linha a respeito, mas publica todo sábado os esquerdistas artigos da sexóloga Marta Suplicy. Ninguém merece!

Francisco Gomes Machado (São Paulo, SP)

-

Concordo plenamente com Barbara Gancia ("Cotidiano", 11/5) quando diz que não podemos aceitar a atitude omissa de Dilma na questão dos direitos dos gays: ela age como se fosse refém da bancada evangélica enquanto crescem o preconceito e a violência contra os gays. Dilma, mire-se no exemplo de Obama.

Carlos Alberto Ramalho (São Paulo, SP)

Código Florestal

Discordo das críticas da senadora Kátia Abreu ("Mercado", 12/5) aos ambientalistas. A senadora defende os ruralistas e os desmatadores. É um direito seu, estamos numa democracia. Mas o ambientalismo não é utopia. Se a senadora tem filhos e netos, deveria pensar no legado que deixará ao futuro. Nossa biodiversidade é nossa grande riqueza.

Vilma Amaro (Ribeirão Pires, SP)

-

Afora a discurseira agressiva, o que a senadora Kátia Abreu diz é que o agronegócio depende deste Código Florestal para devastar sem rédeas legais. Atribuir ao setor agrário a preocupação com a produção de alimentos é uma falsidade. Convido a senadora a relatar a verdade do agronegócio: extensas monoculturas, conflitos sobre a posse da terra e exploração arcaica da mão de obra.

Júlio Cezar Bastoni da Silva (São Carlos, SP)

Medicamentos

Nas considerações sobre a venda de medicamentos sem receita ("Opinião", 12/5), deveria ser avaliado quantas intoxicações são por automedicação. Tomando os EUA como exemplo de venda de remédios em supermercados, qual é a extensão das intoxicações lá? A questão reflete a desinformação e a baixa educação da população, que prefere a opinião do vizinho à de seu médico.

Adilson Roberto Gonçalves (Lorena, SP)

Comissão da Verdade

Contesto a falsa "isenção" da tal "Comissão da Verdade" ao menos quanto a dois de seus integrantes: Paulo Sérgio Pinheiro e Maria Rita Kehl! Estas pessoas estão há tempos alinhadas com o pensamento de esquerda. Paulo Sérgio Pinheiro tem ojeriza a militares, e Maria Rita tem artigos onde já sentenciou raivosamente os militares, sem falar na militância no PT. Isto é ser "isento"?

Paulo Boccato (São Carlos, SP)

Ateísmo

Fica claro no texto de Jack Terpins ("Diálogo pela paz", 10/5) que uma pessoa pode se dizer a favor do diálogo e da paz, mas ao mesmo tempo excluir deste diálogo os grupos que não compartilham da mesma fé. Como alguém pode pregar o discurso conciliador entre as religiões e demonstrar desprezo pelo ateísmo?

Noriberto Araújo Pradie (Jundiaí, SP)

Dengue

No Ceará temos dengue em Fortaleza e seca no interior! Um novo tipo de dengue está no ar: o mosquito é o mesmo, mas o vírus é diferente. A dengue é uma doença de cunho social e não individual: se todos nos unirmos para evitar a água parada, estaremos pensando no bem comum.

Paulo Roberto Girão Lessa (Fortaleza, CE)

Despacho

Certo dia vi na esquina de casa um despacho de macumba: um lindo buquê de flores e uma garrafa do melhor champanhe. Aproveitei muito bem o champanhe! Nesta semana vi duas mulheres descendo de uma Kombi e deixando outro despacho, desta vez muito pobre -com certeza o santo vai castigar as duas. Deixaram aquela ilusão ao relento e voltaram ao veículo andando de costas, como se estivessem noutro século e não em plena era da informática. Não seria melhor fazer despachos pela internet?

Cláudio de Melo Silva (Olinda, PE)

Pão de Açúcar

A situação do Pão de Açúcar inspira preocupação do controlador Abilio Diniz, que não vê horizonte sadio para negociar com o parceiro francês. Oxalá prevaleçam os preços do Casino em produtos de melhor qualidade.

Yvette Kfouri Abrao (São Paulo, SP)

www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.