Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online

Imóveis SP
Em relação ao texto "Enquanto aprovava edifícios, diretor adquiriu 106 imóveis" ("Cotidiano", ontem), não se trata só de verificarmos se foi batido o recorde mundial de corrupção, mas, sim, de sabermos quantos condomínios foram construídos em lugares obviamente despropositados e a partir de meios ilícitos. É a destruição da cidade.
Marlos S. Marques (São Paulo, SP)

Mensalão
Saúdo o editorial "Julgar o mensalão" ("Opinião", 13/5).
Do raciocínio ali exposto, deduzo que será importantíssimo que os demais delitos do mesmo grau sejam severa e urgentemente investigados e julgados, em especial o chamado mensalão mineiro, matriz política e operacional desse que foi qualificado no editorial como "o maior escândalo político ocorrido no país depois do Collorgate". Lastimavelmente, muito mais deletério que a corrupção é o seu pretenso combate, movido por oportunismos partidários ou ideológicos.
Benedito F. Oliveira (Rio de Janeiro, RJ)

Medicamentos
A leitora Sheila Gomes Soares (Painel do Leitor, ontem) representou a visão paternalista que contamina o Estado e o faz tutor da saúde das pessoas. Dizer que, "sujeito a impulsos, o consumo é por natureza irresponsável" é um argumento parecido com "o povo não sabe cuidar de si mesmo". Com as exceções cabíveis (crianças, incapazes etc.), todas as pessoas são capazes de cuidar de si.
Alan Demanboro (Osasco, SP)

"TV Folha"
Parabenizo a Folha pela última edição do "TV Folha". Destaco a excelente reportagem do colunista Jairo Marques com as mães cadeirantes. Pena que o programa só dure meia hora!
Leonor de Souza (São Paulo, SP)

Dengue
Curioso o texto "Mosquito com genes modificados reduz Aedes em Juazeiro" ("Ciência", ontem). Com o mosquito transgênico, creio que, em cinco anos, o Aedes estará eliminado. Vale destacar também que, no combate ao inseto, é importante adotar o plantio da Crotalaria juncea, arbusto que atrai a libélula -maior predadora das larvas do Aedes-, e as já conhecidas medidas sanitárias.
Carlos Gustavo Fiorini (Santa Cruz das Palmeiras, SP)

Pena de morte
O fato de o tráfico ser punido com pena de morte na Indonésia não torna o país livre desse crime. A celeridade no julgamento e a severidade da pena não coíbem, por si sós, o crime, qualquer que seja. Quando muito, colaboram para alta da população carcerária. O problema do consumo e do tráfico é muito complexo para buscarmos solução simples como o endurecimento da pena.
Jefferson C. Vieira (São Paulo, SP)

Ciclistas
Acho louvável tentar proteger os ciclistas, mas multar os motoristas está longe de ser solução para estabelecer uma convivência harmoniosa entre bicicletas e carros em São Paulo ("Motorista que ameaçar ciclista vai ser multado a partir de hoje", "Cotidiano", ontem). A CET aumentará o número de multas, mas o motorista continuará desrespeitando o ciclista.
Thais Siqueira (São Paulo, SP)

-

É claro que devemos respeitar quem usa a bicicleta como meio de transporte, mas há os ciclistas que não param quando o semáforo está vermelho, "cortam" os carros ou trafegam pelas calçadas. Quem irá multá-los?
Maurício Nogueira (São Paulo, SP)

Previdência
O editorial "Reforma previdente" ("Opinião", ontem) é importante por trazer ao debate o tema fator previdenciário.
O Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical), entretanto, não concorda com a fórmula 95/105 sugerida, o que criaria uma situação pior do que a atual, que já reduz em torno de 35% a renda das aposentadorias.
Isso prejudica os mais pobres, que entram no mercado de trabalho mais cedo. Somos contra a hipótese de igualar as condições de aposentadoria entre homens e mulheres, prejudicando históricas conquistas femininas.
A fórmula 85/95, defendida pelo Sindnapi, é mais justa do que o modelo atual e é suportável para a economia.
João Batista Inocentini, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (São Paulo, SP)

Comissão da Verdade
A garantia do ex-ministro da Justiça José Carlos Dias de que a Comissão da Verdade vai apurar os excessos de violência dos dois lados ("Poder", ontem) tranquiliza a nação e passa a certeza de que o trabalho da comissão será realmente sério e operoso.
Vicente Limongi Netto (Brasília, DF)

Urbanismo
O texto "Mais shoppings, menos trânsito" (Tendências/Debates, ontem), de Luiz Fernando Pinto Veiga, é ingênuo ao afirmar que uma cidade como São Paulo tem problemas de tráfego apenas nos horários de pico. Porém acredito que os shoppings antigos atrapalham mais que os novos.
Tiago Carzetta (São Paulo, SP)

Política
A coluna Painel citou meu nome na nota intitulada "É o que temos..." ("Poder", 12/5). Esclareço que em momento algum pleiteei cargo na direção do Banco do Brasil. Como vereador, detentor de um mandato eletivo, sou legalmente impedido de assumir o posto a que a coluna faz referência.
Antonio Carlos Rodrigues, vereador pelo PR (São Paulo, SP)

www.folha.com.br/paineldoleitor
Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br
Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.