Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Claudia Antunes

Xuxa e Mano Brown

RIO DE JANEIRO - A entrevista de Xuxa que levantou a audiência do "Fantástico" ainda causa controvérsia. As reações variam entre os extremos de exaltação da coragem da apresentadora e de desprezo por um suposto golpe de marketing.

Xuxa pareceu sincera, mas foi pouco explícita sobre os abusos que sofreu. Além de mostrar a persistência de um personagem público infantilizado, essa lacuna pode comprometer o efeito de incentivar famílias e crianças a ficarem atentas e denunciarem violações do mesmo tipo.

Ela foi estuprada, foi apalpada? Os agressores demonstraram prazer, ameaçaram-na, disseram que estavam brincando? Onde as agressões ocorreram?

É possível que tal detalhamento fosse considerado impróprio ao horário nobre da TV. Mas pode ser mais difícil do que parece detectar e prevenir as várias formas de abuso sexual na infância. Todo contato físico entre pais e filhos, tios e sobrinhos, deve ser considerado suspeito?

O depoimento de Xuxa contrasta com o tom assertivo da entrevista de Mano Brown que a "TV Folha" exibiu também no domingo. Como sujeito ativo e não vítima, o líder do Racionais defendeu os 1.300 sem-teto que ocupam há cinco anos um edifício no centro paulistano.

Falou da mentalidade reacionária que, por exemplo, leva o Judiciário a uma interpretação estrita (e até anticonstitucional) do direito de propriedade. Nem juízes nem autoridades sentem-se compelidos a uma solução que mantenha as famílias "perto do hospital, do metrô, a cinco minutos do trabalho".

Que toda a sociedade não se dê conta de que ganharia com isso tanto quanto os sem-teto é prova de que, apesar do boom de consumo e de emprego, ainda estamos em transição, disse Brown. "O Brasil não sabe se é um país moderno ou se ainda está em 1964."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.