Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

Arrastões

Em 83 anos de vida nunca vi tanta impassibilidade da população em relação à crescente insegurança. Todos os dias chegam notícias de assaltos, arrastões e, agora, até toque de recolher.

Dia destes ouvi no rádio o professor Mario Sergio Cortella citar o ditado "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come", onde ele sugere: "se juntar o bicho foge". Vamos juntar nossas forças, não para enfrentar os bandidos, mas para exigir das autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, que, unidas, tomem as providências para que a população paulistana possa viver em paz.

Eneyde Nogueira (São Paulo, SP)

Trânsito

Gostaria de saber do secretário de Transportes da Prefeitura de São Paulo a razão de se liberar os corredores de ônibus aos táxis, que não são coletivos, e de proibir os fretados, que são coletivos.

Carlos Alberto dos Santos (São Paulo, SP)

Fotos

Quero parabenizar a Folha pelos 20 volumes da Coleção Fotos Antigas do Brasil! Imagens valem mais do que mil palavras! O Brasil tem uma história gloriosa. Temos de valorizar nosso passado!

Gustavo Prouvot Ortiz (Cachoeira Paulista, SP)

PIB

Enquanto o governo se comportar como partido, gastando em aparência para ganhar a eleição em vez de investir em tecnologia e infraestrutura, o país continuará com crescimento pífio.

Theophilo P. Coutinho Gomes (Londrina, PR)

Juros

O ministro Guido Mantega deu prazo de 30 dias para os bancos diminuírem os juros, mas não deve estar bem informado. Sou cliente do Banco do Brasil e no meu extrato consta que a taxa de juros do cheque especial continua a mesma. Mas a tarifa de manutenção da conta subiu 50% de abril a maio. Isso mesmo: 50%.

Vicente Garisto Sobrinho (Cafelândia, SP)

Síria

Só a opinião pública desinformada e conservadora acredita na campanha democrática dos EUA contra a Síria. Para os EUA a democracia é interesse econômico. Arma a oposição, que usa métodos terroristas; não respeita a ONU, que busca uma saída negociada, e quer provocar uma guerra civil que pode matar 200 mil pessoas. Repete o massacre do Iraque. O império é a grande ameaça terrorista à paz mundial.

Antonio Negrão de Sá (Rio de Janeiro, RJ)

Flamengo

Acabou o curta-metragem, categoria pastelão, entre Flamengo e Ronaldinho... Os dois se mereciam. Pena que durou pouco, pois o clube é todo desorganizado, se achando o maior time do mundo, e o Ronaldinho totalmente indisciplinado, se achando o mais lindo jogador do Brasil.

Walter Lemos Filho (Florianópolis, SC)

Televisão

A propósito do texto "Governo quer proibir venda de horário na TV" ("Poder", 3/6), o Ministério das Comunicações esclarece que:

1. O texto confunde o marco regulatório da mídia, que somente pode ser apresentado na forma de projeto de lei, com o decreto que o Ministério das Comunicações está preparando com o objetivo de modernizar as regras do Código Brasileiro de Telecomunicações no que se refere à outorga de serviços de radiodifusão.

2. A proposta de decreto não trata de cessão de horário da programação das TVs. O tema não pode ser regulado por decreto.

3. Interatividade na TV digital não pressupõe cobrança pela conexão, mas exploração comercial das funcionalidades do Ginga.

4. O decreto não fala sobre concessão de canais a políticos. Este tema também não pode ser regulamentado por decreto.

5. A proposta de decreto será submetida à consulta pública.

Eliana de Araujo, assessoria de comunicação do Ministério das Comunicações (Brasília, DF)

RESPOSTA DO JORNALISTA JULIO WIZIACK - A reportagem diz que o decreto se refere à radiodifusão sem confundi-lo com o "marco regulatório da mídia". A minuta obtida pela Folha diz que "é vedada a cessão ou arrendamento, total ou parcial, da outorga de serviço de radiodifusão" e que responsáveis por emissoras "não podem exercer mandato eletivo que lhes assegure imunidade parlamentar ou de cargo ou função do qual decorra foro especial". A íntegra do documento está disponível emhttp://folha.com/no1099803

Aluguéis

Já que Dilma acha que um aumento de 6% aos aposentados é satisfatório, deveria impedir os aumentos de aluguéis. Há revisões que chegam a 30%. Como fazer frente a isso? Somos condenados a ir diminuindo os cômodos, mudar para lugares distantes e no final morar com os filhos.

Joubert Treffis (Rio de Janeiro, RJ)

Lula

Pesquisas indicavam chances reais de Marta Suplicy em São Paulo. A ingerência de Lula impondo Fernando Haddad mostra a arrogância do ex-presidente, que julga ser dono do PT. Por ter decidido a eleição de Dilma, Lula imagina que o eleitorado de São Paulo tem o perfil do eleitorado brasileiro. Basta ver os números de São Paulo na eleição de 2010.

Antonio Carlos de Souza (Mirante do Paranapanema, SP)

-

Toda vez que Lula insinua que é candidato à Presidência é um Deus nos acuda na oposição. Não entendem que Dilma-Lula são unidos e identificados, se entendem como Ganso e Neymar. Já no reduto da oposição prevalece a colossal disputa de egos. Parece Drummond às avessas: FHC não gosta de Serra, que não gosta de Aécio, que não gosta de Alckmin, que não gosta de Alvaro Dias.

Vicente Limongi Netto (Brasília, DF)

www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.