Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online

Crescimento
Sobre o editorial "Infraestrutura relegada" ("Opinião", 5/6), gostaria de convidar os brasileiros a compor comigo uma música cujo refrão poderia ser: "Pouco adianta tanto trabalho do povo brasileiro se o governo incompetente gasta mal o ano inteiro". Quando a letra completa ficar pronta, vamos então convidar músicos para colocar um ritmo próprio da cultura e dos costumes do nosso povo, que pode variar de um bolero bem cadenciado a um samba bem acelerado.
Luiz Antônio da Silva (Ribeirão Preto, SP)

-

Sobre o editorial "Infraestrutura relegada", parece ser algo genético no Brasil a incúria com infraestrutura. Até quando teremos que conviver com a ineficiência e perder concorrência no mercado internacional? Até quando teremos que sustentar o dólar nas alturas para ter um pouquinho de competitividade? Continuamos perdendo tempo e investindo de forma errada em infraestrutura.
Paulo Tadeu França Danese (São Paulo, SP)

Impostos
A presidente Dilma Rousseff diz que tem um arsenal para estimular o crescimento ("Poder", ontem). Como o governo se financia via tributos, um aumento de suas ações só não resultará em mais impostos se houver uma diminuição da máquina pública. Como tal proposta não aparece nos discursos da presidente, preparemos o nosso bolso!
Pedro Valadares (Brasília, Df)

-

Quando os brasileiros vão se revoltar contra o labirinto de impostos que nos aprisiona? Hoje pagamos mais tributos do que no tempo de Tiradentes. Agora, tudo é computadorizado, somos esfolados vivos e nem percebemos.
Jaime Pereira Da Silva (São Paulo, SP)

Rio+20
Só teremos condições de atuar com êxito na questão ambiental quando o Brasil investir pesadamente em educação.
Silvio Dos Santos Martins (São Paulo, SP)

Comissão da Verdade
Concordo com o leitor Roberto Gonçalves Siqueira (Painel do Leitor, ontem) a respeito das pessoas que investigam a "verdade" sobre o período da ditadura. Creio que se a presidente Dilma Rousseff escolhesse pessoas com conhecimentos de história, bem formadas e que não tivessem nenhum grau de parentesco com militares e esquerdistas "contrarrevolucionários", talvez as conclusões fossem mais justas e com poucas ressalvas.
Arnaldo Vieira da Silva (Aracaju, SE)

Voto secreto
Com tantos escândalos de corrupção e de corporativismo no Brasil, é chegada a hora de aprovar a exclusão do voto secreto no Congresso, para assim sabermos quem quer ver o Brasil melhorar.
Antonio José G. Marques (São Paulo, SP)

Citação
A partir do contato de duas leitoras da Folha, Sylvia Manzano e Sabrina Romano, descobri que o belo pensamento publicado em minha coluna do último sábado ("Travessia", "Opinião"), creditado a Fernando Pessoa, é, na verdade, de autoria de Fernando Teixeira de Andrade. Ouvi o referido texto pela primeira vez no pronunciamento de um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) durante a posse da ministra Cármen Lúcia na presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), quando o mesmo foi creditado a Pessoa. Pesquisei na internet e "confirmei" a autoria. Peço desculpas aos leitores. O texto continua lindo. E a internet, perigosa.
Marta Suplicy, senadora pelo PT e colunista da Folha (São Paulo, SP)

NOTA DA REDAÇÃO - Leia a seção Erramos.

Nordeste
Em 1947, Luiz Gonzaga gravou "Asa Branca", em que já denunciava o flagelo da seca no Nordeste. Não é possível que, após 65 anos, ainda não resolveram o problema que aflige o sertanejo.
Manoel Domingos de Barros (Palmas, TO)

Jubileu
O colunista Hélio Schwartsman, de um lado ("Viva a república", "Opinião", 5/6), e Aldo Pereira, de outro ("Coroas caras", Tendências/Debates, 5/6), exprimem suas simpatias republicanas, no ensejo do jubileu da atual monarca inglesa. Mas ambos omitem o eficaz patrulhamento ideológico no Brasil, perpetrado pelos positivistas. Será que os dois articulistas se acham mais democráticos que as "res-publicanas" monarquias do mundo moderno?
Jorge José Bitar (José Bonifácio, SP)

José Simão
Com alegria, saúdo o retorno do colunista José Simão ("Ilustrada", 5/6). Não há ninguém como ele para tratar o lado hilário das coisas tristes a que todos assistimos diariamente. Aquela ingênua marchinha de Carnaval que diz "as águas vão rolar" cedeu vez à cachoeira ou a uma simples pororoca, como já se disse. E, no entanto, é preciso cantar. E rir muito. Para isso, há o Macaco Simão.
Gilberto A. Stabeli (São José dos Campos, SP)

Ronaldinho x Flamengo
É inaceitável que um clube da grandeza do Flamengo use imagens gravadas de Ronaldinho na concentração para coagi-lo. Parece-me abusiva aos direitos de qualquer empregado a tentativa de constranger aquele que buscou, dentro do que lhe é permitido pela lei, tutela jurisdicional dos seus direitos.
Além de constrangedora, a divulgação das imagens com a finalidade de "contra-atacar" mostra que o clube está disposto a vingar-se do jogador.
Jorge Luís de Camargo (São Paulo, SP)

www.folha.com.br/paineldoleitor
Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br
Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.