Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas Na Internet

Rio+20

A Rio+20 chega ao fim contrariando até mesmo o slogan da ONU: "O futuro que queremos".

Sem nem debater o futuro, governantes e burocratas se omitiram também sobre o presente e o passado.

Jose Pedro Naisser (Curitiba, PR)

-

O maior objetivo da Rio +20 era conscientizar as pessoas da importância de se preservar os recursos naturais do planeta. O automóvel é um predador exemplar na sua formidável capacidade de poluir e consumir combustíveis fósseis.

Não teria sido uma oportunidade ímpar se esses comboios presidenciais utilizassem carros que consumissem apenas combustíveis renováveis?

Márcio Mourão (Rio de Janeiro, RJ)

-

Há uma diferença fundamental entre a reunião do G20 e a conferência Rio+20. A primeira é regida por leis da sociedade e a segunda, por leis da natureza.

A ONU não foi pensada para regular as leis da natureza. Ou se cria uma organização distinta ou o mundo vai permanecer nesse impasse suicida.

Antonio Negrão de Sá (Rio de Janeiro, RJ)

Ministério Público

Nestes tempos de esquadrões da morte, de milícias atuando em todo o país e de promiscuidade entre o crime e as autoridades repressivas, querer calar e desarmar o Ministério Público constitui crime de lesa-pátria.

O artigo do jurista João Benedicto de Azevedo Marques (Tendências/Debates, ontem) é de um rigor lógico insuperável.

Gilberto de Mello Kujawskia (São Paulo, SP)

Lula, Maluf e Haddad

É impressionante como uma foto consegue fazer uma grande quantidade de pessoas abrir os olhos para um tipo de política vergonhosa e defasada.

Quanto desgosto!

João Vitor T. Balduino (Ribeirão Preto, SP)

-

O problema não está em Lula pedir a colaboração política de Maluf, mas em Lula aceitar a exigência de Maluf de ir à sua casa para selar o acordo.

Lydia L. Ebide (São Paulo, SP)

Auxílio-paletó

Parabenizo a Justiça paulista por ter vetado o imoral auxílio-paletó, que era pago aos deputados estaduais de São Paulo ("Poder", ontem). A decisão promove a moralidade e combate as mordomias e o desperdício de dinheiro público.

Felizmente, a mamata acabou e ainda temos alguns bons juízes em quem confiar.

Renato Khair (São Paulo, SP)

-

Será que o veto da Justiça inclui a "cueca especial", a que permite acomodar as propinas?

Franciscus d'Hanens (São Paulo, SP)

Combustível

Agora vamos ter 10% de aumento de gasolina, já está sacramentado. Fiquem todos de olho nos arquitetos da manipulação, examinando o índice da inflação do próximo mês.

Paulo Costa Jr (São José dos Campos, SP)

Paraguai

Embora reconheça que o processo de impedimento de Fernando Lugo tenha sido em tempo exíguo, deixando em todos uma sensação de ilegalidade, pelo menos não foi uma quartelada, como era muito comum em nosso continente.

Agora, espero que as cúpulas do Mercosul e da Unasul abram um procedimento para análise dos fatos e tomem as medidas necessárias para salvaguardar a democracia na região.

José Osvaldo Andrade (Belo Horizonte, MG)

Síria

É realmente revoltante a passividade com que o Ocidente observa o genocídio sírio, perpetrado livremente pelo seu ditador Bashar al Assad.

Contando também com a tolerância de China e Rússia, e sem poupar sequer as crianças, o governo sírio parece deixar bem claro que não teme e nem espera nenhum tipo de intervenção internacional.

A julgar pelo andar da carruagem (ou dos tanques de guerra), logo veremos uma Síria -assim como a moral da ONU e a das nações "defensoras da liberdade"- em ruínas.

Flávio Guimarães De Luca (Limeira, SP)

Sacolas plásticas

No início deste ano, a Associação Paulista de Supermercados, o Procon e o Ministério Público assinaram um documento que determinou o banimento das sacolas plásticas e deixou o consumidor sem alternativa para carregar suas compras.

O Procon e o Ministério Público não são órgãos que tratam da defesa do consumidor?

Douglas Jorge (São Paulo, SP)

-

Sempre reutilizamos as sacolinhas de diversas formas, e inevitavelmente elas terminavam como sacos para embalar o lixo.

O que causa o entupimento dos bueiros é a ocorrência de chuvas fortes antes que o lixo seja coletado, o que acontece da mesma maneira seja com sacolinhas de supermercado ou com os sacos vendidos para lixo.

Aldo Felicio Naletto Jr (São Paulo, SP)

Antonio Prata

Identifiquei-me com o perfil do "super-homem atual" na coluna "Autocontrole", de Antonio Prata ("Cotidiano", 20/7). Admiro quem faz esse contraponto e resiste aos discursos fáceis da "qualidade de vida" e do "politicamente correto".

A frase (a vida é) "curta e preciosa demais para ser gasta nesta liberdade vigiada, em que prazer e poesia são drenados a cada dia pelos ralos da eficência" nos convida a refletir.

Resistamos!

Marcelo Ribeiro Martins (Florianópolis, SC)

www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.