Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Kenneth Maxwell

Harry Truman

Passei um ano em Chicago, na Biblioteca Newberry, em 1968/1969, como pesquisador visitante. Cheguei à cidade pouco depois da infame convenção do Partido Democrata de 1968, quando a polícia do prefeito Daley confrontou violentamente ativistas que se opunham à Guerra do Vietnã.

O vice-presidente Hubert Humphrey foi escolhido como candidato democrata. O presidente Lyndon Johnson havia optado por não procurar a reeleição. Lembro-me de assistir ao discurso de Johnson em um televisor e dos uivos de aprovação dos espectadores.

O senador Eugene ("Gene") McCarthy havia entrado na disputa pela indicação democrata como candidato de oposição à Guerra no Vietnã, enfrentando Johnson, e conquistou excelentes resultados nas primeiras primárias. Mas, quando Johnson renunciou à disputa, o senador Robert Kennedy anunciou sua candidatura. Depois que Kennedy foi assassinado em Los Angeles, o senador George McGovern também entrou na disputa como opositor da guerra.

O diretor da Biblioteca Newberry na época, Lawrence Towner, serviu com McGovern como piloto na Força Aérea do Exército norte-americano durante a Segunda Guerra. Não havia dúvida sobre o candidato de Towner. Mas foi Hubert Humphrey quem terminou derrotado por Richard Nixon na eleição presidencial.

Meu primeiro trabalho como professor foi na Universidade do Kansas. Cheguei a Lawrence, Kansas, vindo de trem de Chicago, em setembro de 1969. A universidade foi criada em 1849. Era um polo de atividades abolicionistas nos anos que antecederam a Guerra Civil Americana e foi local de muitos confrontos entre os colonos que defendiam um "Estado livre" e os oriundos do Missouri que apoiavam a escravatura.

O Kansas era um Estado republicano. É a terra natal de Dwight Eisenhower, do senador Bob Dole e de Alf Landon, republicano progressista derrotado por Franklin Roosevelt na eleição presidencial de 1936. O Missouri continuou a ser um Estado democrata sulista e conservador. Mas também é a terra natal do presidente Harry Truman, que foi viver em Independence, Missouri, ao deixar Washington no final de seu mandato.

Truman era membro de uma organização de "filhos de veteranos de guerra confederados", mas também promulgou a ordem executiva 9.981, em 1948, pondo fim à discriminação racial nas Forças Armadas dos EUA. Ele construiu sua biblioteca presidencial em Independence. Um historiador me levou lá numa certa tarde. Vimos Truman, que estava com 86 anos. Seu escritório ficava na biblioteca, que também abrigava uma reprodução do Gabinete Oval durante seu período na Casa Branca.

KENNETH MAXWELL escreve às quintas-feiras nesta coluna.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.