Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Economia

Pela primeira vez, um alto funcionário do governo admitiu que o Brasil passa por um processo de desindustrialização ("Pessimismo empresarial trava retomada", "Mercado", ontem).

Luciano Coutinho, presidente do BNDES, fez um diagnóstico da situação e apresentou as medidas necessárias para mudar os rumos do país.

Vejo tudo isso com otimismo porque o primeiro passo é reconhecer o problema. Tenho também certa preocupação, já que reformas estruturais continuam a ser postergadas e o Ministério da Fazenda continua com incentivos setoriais e afirma que a economia deverá voltar a crescer

nos próximos meses. A apatia dos empresários é consequência da crise internacional e da falta de ação do governo.
JOSÉ OSVALDO GONÇALVES ANDRADE (Belo Horizonte, MG)

Religião

No texto "Divórcio intergaláctico" ("Opinião", ontem), Hélio Schwartsman afirma não conseguir ver a diferença entre a doutrina secreta da cientologia -adotada pelo ator Tom Cruise- e um texto literário e simbólico da criação, mencionado pelo autor do livro de Gênesis. É surpreendente comparar tal doutrina com a doutrina do amor de Cristo.

O respeito e a reverência à Igreja Católica deve-se aos seus 2.000 anos de existência. Deve-se ao exemplo da vida de Jesus, evangelizando para paz, amor e caridade.
JOÃO SALGADO NETTO (Marília, SP)

-

Temo pela integridade física do articulista Hélio Schwartsman. A cegueira religiosa é tamanha que digressões como as feitas em seu texto "Divórcio intergaláctico" não são permitidas.

O medo predomina.
ADILSON ROBERTO GONÇALVES (Lorena, SP)

-

Achei inoportuna a opinião de José Eustáquio Diniz Alves no artigo "A vitória da teologia da prosperidade" (Tendências/Debates, 6/7). Não é pretensão da Igreja Católica -e nunca será- recuperar sua posição como igreja com maior número de adeptos. A necessidade de transformação da Igreja Católica citada pelo autor é totalmente absurda. Nem tudo o que é moderno é necessariamente certo.
CARLOS ALBERTO FERNANDES (Pouso Alegre, MG)

Casamento arranjado

Há alguns anos, inúmeros brasileiros rumavam para a Europa e para os Estados Unidos em busca de melhores condições de vida. Para muitos, casar com um estrangeiro era um meio de garantir a permanência no país.

Hoje, vemos o fluxo inverso, no qual estrangeiros tentam permanecer no Brasil após um casamento arranjado com um "nativo" ("Estrangeiros tentam visto com 'casamento de aluguel'", "Cotidiano", ontem). O que mais surpreende é ver o quanto esse imigrantes se iludem, achando que a situação aqui é muito melhor do que lá.
RENATA MAESTER (Joinville, SC)

Revolução de 32

Parabenizo o caderno "Esporte" da Folha por trazer a interessantíssima história do craque Arthur Friedenreich, que deixou a bola para apoiar a Revolução Constitucionalista de 1932. O texto deveria ser lido em todos os centros de treinamento de futebol para que sirva de exemplo aos nossos atuais jogadores. Estes não demonstram interesse em lutar por nenhuma causa a não ser a própria, engordando seus bolsos e se escondendo atrás de óculos escuros e fones de ouvido.
ADEMAR LIMA (Atibaia, SP)

'Partícula de Deus'

Encaminhe meus parabéns ao colunista Marcelo Gleiser pelo excelente artigo explicativo da descoberta da chamada partícula de Higgs ("Encontrado o bóson de Deus", "Saúde+Ciência", ontem). Tudo ficou devidamente esclarecido para os... físicos. Em primeiro lugar: o que significa exatamente, enquanto conceito científico, a palavra partícula? Agora, por favor, peçam que alguém faça um texto explicativo destinado ao leitor comum.
LEOVEGILDO P. LEAL (Rio de Janeiro, RJ)

Política

Concordo com Fernando Rodrigues ("Partidos de proveta", "Opinião", 7/9). Para que servem os partidos políticos? Há tempos venho percebendo que os partidos são apenas uma muleta para candidatos sem nenhuma ideologia nem espírito público.
ELÍSEO SANTOS (São Paulo, SP)

Demóstenes

Um senador que sempre apontou o dedo para os que cometiam deslizes agora se vê na humilhante situação de rogar para que não seja cassado. É muito descaramento. Por que você não se cala, Demóstenes Torres? Livre-nos de tanta lamúria.
MARIA DE MELLO (São Paulo, SP)

Idosos

A propósito da observação da professora aposentada Maria Dilma Watanabe (Painel do Leitor, 7/7), que se refere ao emprego da palavra aposentado, gostaria de frisar que "aposentado" não é profissão. Seria bom se a imprensa desse uma aulinha para quem não sabe, empregando, por exemplo, jornalista aposentado, mecânico aposentado, advogado aposentado e assim por diante.
NILVA MARIANI (Ribeirão Preto, SP)

Woody Allen

Marta Suplicy foi se meter a falar do que não entende e foi um desastre ("É Fellini?", "Opinião", 7/7). Pensou que estava fazendo uma crítica, mas contou o filme.
JOSÉ PAULO PEREIRA (Taubaté, SP)

Touros

O que leva centenas de pessoas a correr atrás de alguns touros em Pamplona, na Espanha? Só pode ser sadismo dos bravos, pois há risco de receber chifradas, levar tombos espetaculares e até morrer. E os coitados dos touros só querem sossego. Como ninguém ainda decidiu acabar com essa indecência?
ANTONIO JOSÉ G. MARQUES (São Paulo, SP)

www.folha.com.br/paineldoleitor
Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br
Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.