Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Paula Cesarino Costa

Imagina no Rio

RIO DE JANEIRO - Véspera dos Jogos Olímpicos. Turistas e atletas desembarcam no principal aeroporto da cidade, tomado por filas imen sas. Equipes de segurança mal treinadas -alguns funcionários flagrados dormindo, outros não aparecem para trabalhar- precisam ser reforçadas, em cima da hora, por policiais.

Ônibus de delegações estrangeiras se perdem e levam até quatro horas para chegar à Vila Olímpica distante, em tese, só 45 minutos. A cidade para, enquanto as vias exclusivas para as delegações ficam vazias.

São previsões pessimistas para o que vai acontecer na Rio-2016?

Nada disso. É um resumo da imprensa britânica dos últimos dias, cujo espírito está sintetizado na palavra empregada na manchete do jornal "The Sun": "Caos".

Do lado de cá do oceano, os cariocas parecem estar antevendo o futuro. Até a resposta do prefeito londrino, Boris Johnson, poderia estar na boca do seu congênere carioca:

"Eles tiveram uma vista panorâmica", disse sobre o longo "passeio" de australianos e americanos por Londres até chegarem, exaustos, à vila.

No Rio, vídeo de uma paródia sobre o espírito do carioca virou mania e teve 800 mil acessos no YouTube.

A autoironia de "Jeitinho Carioca" debocha da mania de dizer "vamos nos ver" para quem mal conhece,

do cachecol e do fondue no "frio" de 20º C, do preço altíssimo dos apartamentos, do desvio dos bueiros que explodem e do ar blasé obrigatório ao passar por gravações de filme e novela e por seus respectivos astros.

As reclamações terminam sempre com o bordão: "Imagina na Copa!".

Se nada indica que a Copa do Mundo no Brasil e a Olimpíada no Rio serão bem organizadas, pelo menos em dois pontos têm chance de serem imbatíveis: clima agradável -já que ninguém superará Londres no quesito chuva- e bom humor.

Se o Rio já anda rindo agora, "imagina na Copa"...

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.