Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bernardo Mello Franco

Quero ler o diário da Dilma

SÃO PAULO - Vou enviar o pedido, registrado e em três vias, com base na Lei de Acesso à Informação: quero ler o diário da Dilma. Não o da revista "piauí", que faz piada com o jeitão da presidente e satiriza uma paixão improvável pelo ministro Edison Lobão. Quero o diário original, o verdadeiro. Onde ela registra pensamentos que não revela nem para a mãe, dona Dilma Jane, no tricô do Palácio da Alvorada.

Você pode se interessar mais em saber por quem bate o coração presidencial, um dos maiores segredos da República. Eu dispenso a intriga palaciana e corro para as páginas seguintes. Quero descobrir o que Dilma sente sobre o julgamento do mensalão e a eleição em São Paulo.

Enquanto as confissões não chegam, arrisco um palpite: onde o PT marcar A, ela marca B. Onde Lula for papel, ela é tesoura. Ou o contrário, a depender do Supremo e do eleitor.

Dilma foi quem mais lucrou com o mensalão. Quando o escândalo surgiu, ela ocupava um ministério menor, hoje de Lobão. A queda de Dirceu a alçou à Casa Civil e eliminou o sucessor natural de Lula. Foi a desgraça dele e de Palocci, no episódio do caseiro, que permitiu a ascensão da ex-guerrilheira que não tinha disputado nem eleição para vereador.

Se os mensaleiros forem condenados, Dilma assistirá a mais um golpe na ala petista que sonha com o "Volta Lula" em 2014. E poderá dizer que respeitou a autonomia do Judiciário na ruína do próprio partido. Para quem surfou no marketing da faxina, vale mais que demitir dez ministros.

Em São Paulo, a distância entre os interesses da presidente e os do PT é ainda mais clara. Se Haddad chegar lá, a vitória será só de Lula. Se perder, todos dirão que não basta um dedaço para ganhar eleição. Ou seja, Dilma não se resume a um poste. Não é à toa que ela tem se dedicado mais à campanha de Belo Horizonte.

Os palpites estão aí, e o meu pedido, a esta hora, já deve estar carimbado no Palácio do Planalto. Agora podem mandar o diário?

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.