Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Paula Cesarino Costa

Candidato zona sul

RIO DE JANEIRO - A zona sul do Rio só resume o espírito da cidade nos cartões-postais e na imaginação dos turistas. Nada mais distante do Rio profundo do que o cenário que vai do Aterro do Flamengo ao Leblon.

O candidato a prefeito do PSOL, Marcelo Freixo, bem que gostaria que o Rio fosse só a zona sul. Tornaria menos quixotesco seu embate contra a reeleição do atual prefeito, Eduardo Paes (PMDB).

Pesquisa Datafolha, feita nos dias 19 e 20 deste mês, mostrou que Paes lidera com folga a corrida, com 54% das intenções de voto, seguido pelo deputado do PSOL, que tem 10%.

Mas essa vantagem cai praticamente à metade se olharmos só para os eleitores da zona sul e da Tijuca, bairro mais rico da zona norte.

Dados inéditos mostram que a diferença entre os dois candidatos se reduz de 44 pontos percentuais para 25 nessas duas regiões, que concentram 16% do eleitorado: Paes fica com 48% e Freixo atinge 23%.

Já na Barra da Tijuca e na zona oeste, onde votam 41% dos eleitores, a situação se inverte. Freixo tem sua pior performance -6% e 3%, respectivamente-, e Paes, a melhor -58% e 56%. Lá está sua origem política, a maior parte dos votos e as principais obras de transporte de sua gestão.

Freixo não deve esquecer o que aconteceu com Fernando Gabeira (PV) na última disputa municipal. No primeiro turno de 2008, Gabeira massacrou Paes na zona sul: obteve 53,3% dos votos válidos contra 22,11%. No segundo turno, foi ainda melhor: teve 70,31% contra 29,69%. Mas não foi o suficiente.

Paes teve uma votação constante nas diversas regiões. Com obras espalhadas por toda a cidade, gasto com publicidade milionário e muito tempo na TV (deve ter 16min10s contra 1min22s de Freixo), é fácil prognosticar uma campanha não muito difícil para o atual prefeito, que hoje levaria no primeiro turno.

Eleição aqui se vence longe do mar.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.