Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Kenneth Maxwell

Tristeza pós-olímpica

A bandeira olímpica chegou ao Rio, mas, no Reino Unido, a euforia pós-olímpica não durou muito. O mundo voltou com toda força nesta semana.

A crise do euro não desapareceu. Na verdade, agravou-se. O crescimento da zona do euro é anêmico, mesmo na Alemanha, sua economia mais forte. Espanha, Portugal, Itália e Grécia continuam em recessão profunda.

A economia portuguesa se contraiu em 3,3% em relação ao ano passado e o desemprego atingiu os 15%. Na França, o crescimento está estagnado. Os 17 países da zona do euro estão à beira de uma recessão de duplo mergulho. A União Europeia, mais ampla, registra contração de 0,2%.

O Reino Unido já vive uma recessão de duplo mergulho. A economia se contraiu em 0,7%, de acordo com os dados mais recentes do serviço nacional de estatísticas. O Reino Unido também enfrenta uma alta inesperada na inflação.

O índice de preços do varejo, que inclui custos de habitação, subiu a 3,2%. Isso foi seguido pelo anúncio de que as tarifas dos trens, dos quais muita gente depende para ir ao trabalho, seriam elevada s em 3% a partir de janeiro. Isso significa que os passageiros ingleses terão 6,2% de aumento no custo de suas passagens de trem, considerada a inflação.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, Mitt Romney, após a sua viagem a Londres, a Jerusalém e a Varsóvia, escolheu o deputado Paul Ryan, de Wisconsin, infame (pelo menos entre os democratas) por seu zelo quanto ao corte do Orçamento federal, como vice na chapa presidencial republicana.

Ryan preside o Comitê de Orçamento da Câmara dos Deputados e é um dos favoritos do Tea Party; rejeita o direito ao aborto e o casamento homossexual e defende os direitos dos proprietários de armas.

As críticas de Romney aos preparativos insuficientes do Reino Unido para a Olimpíada de Londres não se provaram corretas.

No entanto seu apoio a Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, no qual ele declarou "o solene dever e o imperativo moral" de impedir que o Irã adquira a capacidade de produzir armas nucleares, e seu encontro afetuoso com o ex-presidente polonês Lech Walesa, herói da luta contra os soviéticos na Polônia e nada simpático ao presidente Obama, tinham por objetivo garantir sua base política interna.

A intenção foi focar nos judeus e nos evangélicos norte-americanos ao lado dos católicos de classe operária nos importantes Estados da região Centro-Oeste, onde não existe favorito claro para a eleição presidencial de novembro.

É uma mistura venenosa: recessão na Europa e uma campanha presidencial na América do Norte. Prepare-se para alguns meses difíceis.

KENNETH MAXWELL escreve às quintas-feiras nesta.

Tradução de Paulo Migliacci.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.