Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Internet

PIB

Se não crescemos mais de 1% há oito trimestres ("Primeira Página" e "Mercado", ontem), abaixo de muitos países emergentes, logicamente estamos perdendo espaço. Dizer que o Brasil é a sexta economia mundial é um ilusionismo. Não devemos nos comparar aos países desenvolvidos, que enfrentam uma grande crise, mas têm um alto nível de vida.

JOSÉ OSVALDO G. ANDRADE (Belo Horizonte, MG)

-

Questionável a opção da Folha pela manchete "Brasil tem o maior ciclo de PIB fraco desde o Plano Real" ("Primeira Página", ontem). Curioso que ela surge após a constatação, em São Paulo, da queda de José Serra nas intenções de voto e do crescimento de Fernando Haddad, independente de alguns dos principais países do mundo não crescerem ou apresentarem PIB negativo. Muito mais interessante para os leitores paulistas seria destacar na manchete a herança multimilionária da dívida paulistana que o novo prefeito herdará.

RODRIGO VELOSO (São Paulo, SP)

Mensalão

O STF demonstra, até agora, com o julgamento do mensalão, que sua independência é até atípica no mundo político brasileiro, mas nos mostra um fio de esperança apontando que é possível vivermos sem conexões corruptas e criminosas.

MILTON C. COSTA (Rafard, SP)

-

Dois são os pressupostos para o convencimento de um juiz: os fatos e a lei. O atual sistema para as sucessões no STF e em outras instâncias superiores pode acrescentar mais um pressuposto, o da gratidão. Nesse caso, a Justiça ficará cega, não pela imparcialidade, mas pela parcialidade.

SEBASTIÃO FELICIANO (Taubaté, SP)

-

Parabéns ao STF por estar cumprindo seu extraordinário poder de punição. Esperamos dos ministros o veto à desordem generalizada que ocorria e ainda ocorre no país. Assim, aguardamos as demais punições e esperamos que os ministros determinem a devolução, aos cofres da nação, das fortunas usurpadas.

ANTÔNIO SÉRGIO MARQUEZ (Uberaba, MG)

Medicina

Parabéns ao Conselho Federal de Medicina pela resolução coerente com a sociedade atual e com a liberdade das pessoas de decidirem por suas vidas ("'Morro como eu quiser'", "Saúde", ontem). Já é um enorme passo em direção ao respeito das individualidades. Sou médico e considero este um momento histórico. Sempre respeitarei a vontade do paciente, que é o principal envolvido e o único que pode decidir se quer ou não prolongar um sofrimento ou um tratamento que não mudará seu prognóstico de paciente terminal. RICARDO V. JUNQUEIRA (São Paulo, SP)

Greve

É muito triste o saldo da greve de funcionários públicos, em que não houve discussão sobre os verdadeiros problemas estruturais do funcionalismo. O governo jogou muito sujo, com o apoio da maior parte da mídia, e não se concretizou qualquer proposta meritocrática, fomentando, assim, aquele que é o pior dos vícios entre os funcionários: o desapego ao trabalho. Quem trabalha bem, merece ser bem remunerado, é uma coisa lógica.

FÁBIO AUGUSTO SALVADOR (Curitiba, PR)

Diploma de jornalismo

No texto "Que jornalista é esse?" (Tendências/Debates, ontem), José Hamilton Ribeiro confunde "ser contra escola de jornalismo" com "ser a favor da não exigência do diploma". Ninguém é contra a educação, só não dá para ser hipócrita e dizer que escrever e contar só se aprende na faculdade.

GUSTAVO FERNANDES (Catiguá, SP)

-

Que as universidades possam não conseguir transmitir aquilo que é essencial ao exercício de uma profissão é compreensível. Mas daí a advogar contra uma proposta que pretende oferecer mais um recurso de aprendizado de tão nobre profissão -como é o jornalismo- é esquecer o seu histórico de construção. Aliás, os jornalistas que se posicionam contra o diploma são os mesmos que se colocaram contra um Conselho Nacional de Jornalismo, "confundindo" liberdade de expressão com regras para o exercício de uma profissão.

ODILA MARIA FERNANDES BRAGA (Uberaba, MG)

Língua portuguesa

Adorei a coluna de Ruy Castro de ontem ("Língua no museu", "Opinião"). Mas língua é evolução. Da mesma forma como defendemos nossos saudosismos, prestemos atenção ao que os jovens dizem, pois comunicação não é somente ortografia.

ADILSON ROBERTO GONÇALVES (Lorena, SP)

www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.