Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

www.folha.com.br/paineldoleitor

Mensalão
No julgamento do mensalão, o Supremo ratifica o princípio fundamental do Estado democrático de Direito: a sociedade brasileira deve viver sob a égide da lei, e não da política.
Helena Kessel (Curitiba, PR)

-

O mensalão tem nos proporcionado um espetáculo grotesco, uma verdadeira ópera-bufa. Temos percebido nele o digladiar de três grupos distintos. De um lado, aqueles que perceberam a conotação histórica do evento e desejam uma punição exemplar; de outro, um grupo de ministros comprometidos com o sistema, que parecem estar a soldo da defesa; e, finalmente, duas "marias vão com os outros". Lamentável!
Alberto Gonçalves (Ribeirão Preto, SP)

Eleições
O que mais me impressiona é o governo federal, por meio da própria presidenta Dilma, dizer que vai contribuir com verbas federais caso o seu candidato, Fernando Haddad, ganhe a eleição. Será que São Paulo não merece investimentos federais caso José Serra ganhe a eleição?
Marcus Villar (Itapevi, SP)

Violência
Sobre a reportagem "Ninguém me ajudou" ("Cotidiano", ontem), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo esclarece que, apesar do atendimento imediato recebido no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, a paciente Caroline Silva Lee, de 15 anos, já chegou à unidade hospitalar sem vida. A equipe médica constatou ausência de pulsos centrais, hipotermia e pupilas médio-fixas.
Além disso, a paciente não apresentava reflexo corneopalpebral. O óbito foi constatado cinco minutos após a entrada da paciente no HC. Em nenhum momento ela aguardou por atendimento. Todos os pacientes graves que chegam ao pronto-socorro do Instituto Central do HC são imediatamente atendidos.
A secretaria entende e respeita a dor dos familiares e de pessoas próximas à paciente, que podem dar declarações sob forte emoção neste momento, mas reitera que todo o atendimento prestado pela equipe do PS do HC-FMUSP seguiu estritamente os protocolos clínicos indicados para o caso.
Ricardo Liguori, coordenador de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (São Paulo, SP)

-

Mais uma vez, assistimos indefesos à violência e à barbárie cometidas contra uma adolescente. Mais uma vez, não apareceu sequer um defensor dos "direitos humanos" para dar uma palavra de consolo à mãe da jovem assassinada em Higienópolis. Certamente, se os marginais fossem mortos, haveria grita geral sobre suposta "execução de bandidos". Já nos acostumamos a absurdos. A polícia tem de agir.
Flávio Duarte Barbosa (São Paulo, SP)

-

Sobre as cartas dos leitores Ari Friedenbach e Arsonval Mazzucco Muniz (Painel do Leitor, 23/10), é preciso esclarecer alguns pontos. O primeiro é que a PM sempre atuou de maneira presente e ostensiva no bairro de Higienópolis (São Paulo). Tanto é que os três acusados de matar a jovem Caroline Silva Lee foram presos minutos depois do crime. Em segundo plano, cabe destacar que o bairro, apesar das queixas, é um dos mais seguros da capital. Nos últimos dois anos, à exceção do lamentável latrocínio de domingo, não houve registro de mortes em Higienópolis.
Karol Romão Rodrigues, assessora de imprensa da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Crack
Apesar de polêmica, sou favorável à internação compulsória, no Rio, de adultos viciados em crack, essa droga maldita que está destruindo lares e famílias em todo o país. A dependência química requer sério tratamento e a abstinência do usuário deve ser acompanhada de perto por profissionais capacitados -por isso, a internação é fundamental. Não adianta somente reprimir e transportar os viciados das cracolândias para abrigos.
Deborah Farah (Rio de Janeiro, RJ)

Brinquedos
Meus alunos do 4º ano da Escola Estadual Joaquim Gonçalves de Oliveira gostaram da reportagem "Teste de brinquedo" ("Folhinha", 20/10), que mostrou a seriedade de algumas empresas em relação à fabricação e aos testes de brinquedos no Brasil, assim como a importância de indicar a idade sugerida na embalagem e no manual de instruções. Além disso, eles acharam interessante o fato de as creches participantes ganharem os brinquedos, colaborando, assim, com essas entidades.
Parabéns à Folha, que faz parte do nosso cotidiano escolar e contribui para a formação da nossa cidadania.
Rosemeire Marques, professora (Cruzália, SP)

Obituário
Morreu o médico Aldo Bartholomeu ("Cotidiano", ontem). Há 40 anos, ele tratou e curou meu filho André, salvando-lhe as duas vistas. O milagre se deveu à sua dedicação e amor à medicina oftalmológica e ao ser humano.
Nilton S. Claret (São Paulo, SP)

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.