Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online

USP
Alguns professores da USP defendem no artigo "Polícia Militar na USP" ("Tendências/Debates", 11/11) que a Polícia Militar no campus poderia prejudicar a "geração de ideias". Pois creio que a sociedade como um todo gostaria muito de saber alguns exemplos de que ideias seriam essas.
Porque, até onde sabemos, eles só estão interessados em fumar maconha. Aliás, seria oportuno esclarecer: de onde veio a maconha que os alunos portavam? Será que os indivíduos que formam esse centro de excelência não refletem sobre o papel do usuário no sustento do tráfico?
Taís Gratieri (Genebra, Suíça)

-

Até que enfim surge uma opinião sensata na imprensa sobre o conflito na USP. Estão de parabéns os professores Paulo Arantes, Marcos Orione e Jorge Luiz Souto Maior, pelo brilhante texto, especialmente quando afirmam que a USP, como centro privilegiado de geração de ideias, deveria, isso sim, por meio de estudos especializados, resolver o seu próprio problema de segurança sem depender da polícia.
José Loiola Carneiro (São Paulo, SP)

-

O leitor Alfredo Spínola de Mello Neto ("Painel do Leitor", ontem), se diz espantado com as posições da professora Janaina Conceição Paschoal, que em seu artigo afirma que a população paga para os estudantes estudarem, não para fazerem greve, e que eles deveriam exigir aulas, e não paralisar a universidade.
O sr. Alfredo considerou essas colocações como um pensamento dos tempos da ditadura. E o que devemos então esperar de uma universidade? Que depredem prédios, que usem drogas, isto é ser livre e democrático?
É preciso avisar o sr. Alfredo que os anos 1970 já passaram e que o Brasil está atrasado, importando mão de obra qualificada, talvez porque nossos alunos perderam tempo não estudando.
Francisco Xavier Fernandez (São Paulo, SP)

Corrupção
Importante o endurecimento da lei que pune o motorista que for flagrado dirigindo sob efeito de álcool, mas mais gratificante seria uma lei que endurecesse a pena aos crimes relacionados à corrupção. A severidade é só para o cidadão comum. Boa parte dos políticos está escondida atrás do execrável foro privilegiado. Quando será que veremos os criminosos de colarinho branco cumprindo pena como se fossem simples mortais?
Clóvis Roberto da Silva (São Paulo, SP)

PSDB
Sensacional a charge de ontem. Mais uma prova de alienação e de visão burguesa do PSDB.
Com o "Yes, we care!" importado antropofagicamente do slogan de Obama, o que pretende esse partido de oposição? Nunca soou tão bem a expressão máxima de Oswald de Andrade: "Tupi or not tupi; that is the question". Tupi é que o partido não é.
Gésner Batista (Rio Claro, SP)

Passaporte diplomático
Quais são os critérios que levaram o Itamaraty a renovar os passaportes diplomáticos do autointitulado bispo Edir Macedo e de sua esposa? Aliás, é de se perguntar quais são os critérios de obtenção desse passaporte para alguém que não seja representante do governo brasileiro.
Luiz Thadeu Nunes e Silva (São Luís, MA)

Divisão do Pará
Oportuno o artigo de Hélio Schwartsman sobre o plebiscito para desmembramento do Pará ("Fábrica de Estados", ontem). Agora, que tal estender também o plebiscito a quem vai pagar a conta, ou seja, ao resto do país?
Airton R. Bortoletto (São Bernardo, SP)

Irã
Onde está escrito que apenas determinado grupo de nações tem direito a armas nucleares ou de qualquer tipo? Que moral tem os EUA para assumir tal "papel divino"? A nação que primeiro a obteve e que hoje afirma ser "um perigo" que árabes a possuam, por não serem regimes democráticos, foi justamente aquela a empregá-la no primeiro "genocídio nuclear" da história.
Por que os EUA não denunciam o arsenal israelense com a mesma veemência que o pretenso iraniano? Por que não se preocuparam com o arsenal paquistanês? A "aliança estratégica" com Israel é parte de uma estratégia de domínio na região petrolífera.
Tolas foram as nações que assinaram o Tratado de Não Proliferação Nuclear sem o compromisso das potências de também desistirem desse tipo de mal.
Wilton Alano (Porto Alegre, RS)

-

Marcia Camargos que me perdoe, mas sua visão de mundo, no artigo "Cortina de Fumaça" ("Tendências/Debates", ontem), não me parece a de alguém com pós-doutorado em história.
Ela remete muito mais ao pensamento de um adolescente esquerdista dos anos 1970 e 1980, que atribuía todas as mazelas do mundo árabe aos israelenses. Ou alguém ainda duvida das reais intenções do regime iraniano?
Alessandro Sberni (CRISTALINA, GO)

Ministério do Trabalho
O ministro Carlos Lupi, de modo inconsequente, põe na berlinda o PDT, símbolo da luta de Leonel Brizola e do qual a presidente Dilma fez parte. Fica no ar a pergunta: terá ele cartas na manga a ponto de ter certeza que não será demitido?
João Carlos Gonçalves Pereira (Lins, SP)

www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.