Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

www.folha.com.br/paineldoleitor

Mensalão
Assim como 1500 é conhecido como o ano do descobrimento do Brasil, 1792, o da morte de Tiradentes, 1822, o da independência do Brasil, 1889, o da proclamação da República, e 1985, o do fim do regime militar, o ano de 2012 será, com toda a certeza, reconhecido como o ano do julgamento do mensalão, o maior e mais contundente esquema de desvio de dinheiro público da nossa história de país independente.
Abel Pires Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)

-

Se o deputado condenado pelo STF perde, automaticamente, o mandato, como é que o senhor José Genoino vai assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados, em pleno desacordo com o que decidiu o Supremo? Isso é um vilipêndio à Justiça brasileira. Não vou me conformar com isso. Uma vergonha para o Congresso Nacional.
Edgar Freygang (Curitiba, PR)

Religiões
Gostaria de parabenizar a Folha pelos dois artigos na seção Tendências/Debates de ontem, e de expressar a minha satisfação, tanto como leitor quanto como cidadão. Enquanto Aldo Pereira mostra como as religiões -no caso o cristianismo- se baseiam em documentos não necessariamente reais ("Quem escreveu a Bíblia? (As Bíblias?)"), Paulo Ghiraldelli Jr. ressalta uma preocupação cada vez maior por parte de quem defende a liberdade, o pluralismo e o Estado laico ("Um Brasil mais religioso"). Como disse Ghiraldelli, "estamos quietos porque também temos podido ir aos shoppings".
Adalberto Capelli (Osasco, SP)

-

Muito bom o texto "Um Brasil mais Religioso", de Paulo Ghiraldelli Jr. Penso que é necessário formar mais cidadãos que pensem e debatam racionalmente as religiões.
Alexandre Pontieri (Brasília, DF)

-

O sociólogo Ricardo Mariano ainda pensa que religião é "ópio do povo", aqui, no caso, "ópio dos jovens" ("Igreja prioriza público jovem para tentar barrar perda de terreno", "Poder", ontem). Para ele, a Jornada Mundial da Juventude, evento realizado há mais de 25 anos pela Igreja Católica e que reúne milhões de jovens em torno do papa, serve apenas para fazer um reles proselitismo religioso. Conclusão apressada e superficial, influenciada por um certo fundamentalismo conservador secular que pensa: "É igreja? Sou contra!".
Gilberto Heleno (São Paulo, SP)

Senado
Ao contrário do que foi publicado na coluna Painel ("Poder", ontem), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ficará feliz em ver o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) na presidência da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, pois o senador reúne todas as condições para conduzir os trabalhos na CAE de modo eficiente, bem como para manter um bom diálogo com o governo federal, o Congresso Nacional e a sociedade.
Carmen Vieira da Cunha, chefe da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Fazenda (Brasília, DF)

São Paulo
Parabéns pelo editorial "Palafitas em Pinheiros" ("Opinião", ontem). Dá a impressão de que, finalmente, os paulistas se deram conta do valor histórico de sua capital. Há muito tempo profissionais da área demonstram em teses e livros a importância de São Paulo para os estudos profundos do processo social no Brasil. Como genealogista, procuro demonstrar que muitos Estados brasileiros foram povoados por famílias paulistas que tinham origem nos Campos de Piratininga, incluindo antigas tribos indígenas. A lucidez de um veículo de comunicação é também expor num editorial, como feito, um fragmento de um quebra-cabeça que muitas inteligências participam na sua montagem.
Luiz Antônio Alves (Caxias do Sul, RS)

Violência
O jornalista Elio Gaspari, como sempre, escreve com brilhantismo, só que está apedrejando a pessoa errada ("A lição de Antonio Ribeiro Netto", "Poder", ontem). Ele critica o médico, mas, e quem atirou, os traficantes, são anjinhos? O problema principal foi o tiroteio e a bala perdida. E quem pode afirmar que o cirurgião salvaria a vida da menina?
Neli Aparecida de Faria (São Paulo, SP)

Lei de Acesso
Era esperável que a grande maioria dos Estados e municípios não iriam se preparar para dar transparência aos documentos públicos ("Pouca transparência", "Opinião", ontem). Afinal, esse seria, sem dúvida, uma grande forma de descobrir mentiras, falcatruas etc. Logo, irão fazer de tudo para dificultar esse acesso.
Marcos Barbosa (Casa Branca, SP)

Novos prefeitos
As promessas dos prefeitos eleitos e reeleitos serão cobradas cada vez mais pelos governados. O aperfeiçoamento da legislação eleitoral, que a Lei da Ficha Limpa imprime, é o primeiro passo rumo à reforma política que nós, a opinião pública, exigimos para ter um país justo e civilizado.
José de Anchieta Nobre de Almeida (Rio de Janeiro, RJ)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos da Hyundai Motor Brasil (São Paulo, SP), do linguista Carlos Vogt (São Paulo, SP), da RB Capital (São Paulo, SP), do escritório Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados (São Paulo, SP) e de Flávio Junqueira, presidente da PBR - Professional Bull Riders (São José do Rio Preto, SP).

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página