São Paulo, sexta-feira, 01 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Viagem
"Em resposta à coluna "Os perigos da onda", de Janio de Freitas (Brasil, 27/5), gostaria de esclarecer que embarquei para os EUA, a convite da BM&F, para conhecer a Bolsa de Chicago. O intuito da viagem é acompanhar a implantação dos contratos futuros de etanol e de créditos de carbono. Como desdobramento de recente acordo entre Brasil e EUA, detentores de 72% da produção mundial de etanol, a BM&F anunciou que lançará contratos futuros de etanol no Brasil. Fui coordenador da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável da Assembléia paulista e integrei a Comissão de Biocombustíveis do Estado. Sei que contrato futuro de etanol garante estabilidade de preço, previsibilidade na produção, segurança para quem produz e garantia contra oscilações bruscas de preço ao consumidor."
ARNALDO JARDIM, membro da Comissão de Minas e Energia e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara (Brasília, DF)

"Elogio Janio de Freitas pelo artigo "Os perigos da onda" e incluo uma informação. A BM&F, estatutariamente e por força de lei, exerce funções auto-reguladoras, devendo interagir com órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário e contribuir para a formação de conhecimentos técnicos.
Entre as cinco maiores bolsas de futuros do mundo, a BM&F é a única que continua operando sem fins lucrativos. A viagem dos parlamentares envolve contatos com órgãos reguladores em Washington, Casa Branca, departamentos de Estado e Agricultura e Bolsas em Nova York e Chicago. Um ponto importante em análise é a possibilidade da predominância de leis supranacionais sobre a legislação nacional, decorrente das fusões de Bolsas nos EUA e na Europa. A agenda montada permitirá a abertura de canais de comunicação entre técnicos e parlamentares para abordar aspectos jurídicos envolvidos.
Delegação semelhante de parlamentares do Congresso dos EUA visitou a BM&F. A viagem atual tem também características de retribuição."
NOENIO SPINOLA, diretor de Comunicação e Mídia da BM&F (São Paulo, SP)

Furnas
"Em relação à nota "Feudo" (coluna "Painel", Brasil, pág. A4, 31/5), informo que minhas relações com o ex-presidente Itamar Franco são notórias e públicas, não aceitando patrulhamento. Elas muito me honram.
Estou a serviço da missão de gerar e transmitir energia. Não recebo partes interessadas em assuntos sobre os quais devo decidir. Não teria sido impróprio ter tido contato com os Senadores Renan Calheiros, José Sarney e Jader Barbalho. Entretanto, nunca estive com os mesmos."
JOSÉ PEDRO R. DE OLIVEIRA, diretor-presidente de Furnas (Rio de Janeiro, RJ)

Descamisados
"Na edição de ontem, a Folha trouxe a escrita de frei Betto, um dos brasileiros mais renomados na opinião daqueles que ainda têm uma certa lucidez sobre a roubalheira do colarinho branco em nosso país ("A Polícia Federal e "os Intocáveis", "Tendências/Debates").
É uma pena que a maioria dos descamisados não tem a consciência de que, unidos e conscientes, poderiam exigir dos Poderes constituídos respeito e direitos individuais que até hoje desconhecem. Que pena que o convés desse navio está bloqueado pelo Executivo, Legislativo e Judiciário (principalmente).
Parabéns a frei Betto pela sua lucidez. Espero que os jovens de todas as idades leiam com muita atenção seu artigo. Aí, quem sabe, as futuras gerações possam ver ladrões de gravata e paletó detrás das grades de uma cadeia qualquer em qualquer Estado brasileiro.
O tecido social rasgou-se e, infelizmente, por enquanto, não temos remendo suficiente para um pequeno reparo."
FRANCISCO DE SALES CORDEIRO (Jundiaí, SP)

Bom Retiro
"A propósito da nota "Bom Retiro brilha nos Jardins" (coluna de Mônica Bergamo, Ilustrada, 30/5), gostaria de esclarecer que Rogério Figueiredo atuou como sócio da empresa Kbricci Confecções Ltda. até janeiro de 2007, quando vendeu sua participação total no negócio. A empresa Kbricci Confecções Ltda., que comprou e pagou pelos direitos integrais sobre a marca Rogério Figueiredo, pode usá-la sem nenhuma restrição.
A partir da venda da participação de Rogério Figueiredo, a empresa fez uma mudança em seu posicionamento estratégico, que incluiu a decisão de interromper a produção própria e passar a se abastecer de produtos fabricados por terceiros."
KATIA REGINA PEREIRA GRUBISICH (São Paulo, SP)

Plano Bresser
"Por que, sendo nós, correntistas, as vítimas de um plano fracassado (Bresser), e tendo tido reconhecido o nosso direito aos valores indevidamente retidos, ainda nos compete buscar na Justiça a reparação de nosso prejuízo?
Por que esse processo não se dá automaticamente, sem que haja a necessidade de sobrecarregar a já tão atarefada e inoperante Justiça brasileira?
O governo Lula poderia ter sido mais criativo."
WILSON PARESCHI DE FREITAS (São Paulo, SP)

Octavio Frias de Oliveira
A Folha agradece as manifestações de pesar pela morte de Octavio Frias de Oliveira recebidas de: Roberto D'Avila, jornalista (São Paulo, SP); Nelson Elias, ex-repórter fotográfico do "Última Hora" (São Paulo, SP); Antenor Braido, jornalista (São Paulo, SP); Mauricio Stycer, jornalista (São Paulo, SP); pastor Manoel Ferreira, deputado federal pelo PTB-RJ (Brasília, DF); Rossano Gonçalves e família, deputado estadual pelo PDT (Porto Alegre, RS); Márcia Róttoli de Oliveira Masotti, vereadora pelo PDT (Mogi Mirim, SP); Roberto Jefferson (Rio de Janeiro, RJ); Luiz Antonio Sampaio Gouveia, advogado (São Paulo, SP); Maria Gilka Bastos da Cunha, artista plástica (São Paulo, SP); Oswaldo Vianna (Penápolis, SP); Oswaldo Okamura (São Paulo, SP); Ronaldo Costa Couto (Brasília, DF); Rodolfo Rohr e família (Campinas, SP); Maria Alice Maluf (São Paulo, SP); Rogério Menezes (São Paulo, SP); Ronaldo Dannyllo Junqueira e família (São Paulo, SP); Ray e Said Farhat (São Paulo, SP); Raul Pinho e família (São Paulo, SP); Roberto Abucham, médico (São Paulo, SP); Suzana Maria Define (São Paulo, SP); Luiza Nagib Eluf e Jorge Eluf Neto (São Paulo, SP); Luiz Celso de Piratininga Figueiredo Junior (São Paulo, SP); Luiz Roberto Mendes Gonçalves (Indaiatuba, SP); Antonio Rochael, Branca Young Rochael e filhos (Iguape, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Eduardo Fagnani: Outro mito sobre a Previdência

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.