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FERNANDO RODRIGUES
Lula, certeza única
BRASÍLIA - Quando a popularidade de Lula caiu cinco pontos percentuais, há dois meses, frequentou
os céus de Brasília a hipótese do
"ponto de inflexão" para o petista.
Pela análise propagada, legítima,
estaria em curso a inexorável trajetória crepuscular na taxa de aprovação de todo o presidente rumo ao
fim do seu mandato.
A julgar pela pesquisa Datafolha
publicada ontem, a inflexão, se é
que houve, foi só um soluço. Por
ora, está abortada. A popularidade
de Lula segue como uma das únicas
certezas sobre o cenário sucessório
de 2010. Há dúvidas sobre quem serão os candidatos do PT e do PSDB
e se a tese do terceiro mandato tem
ainda alguma chance remota de
prosperar. Mas inexistem pontos
de interrogação sobre o poder de
influência do atual presidente no
processo de escolha do próximo
ocupante do Planalto.
Certeza em política, manda a
prudência, é algo a ser tomado com
muito cuidado ou desdém. Um fator extra campo, para emprestar
uma metáfora futebolística ao gosto de Lula, poderia muito bem ceifar a popularidade presidencial.
Mas é necessário reconhecer que a
gordura acumulada pelo petista
confere a ele resistência para atravessar um eventual deserto.
O momento, como se sabe, era
outro, mas não custa recordar que
nesta mesma época, em 2001, Fernando Henrique Cardoso tinha
19% de "ótimo" e "bom" no Datafolha. Lula está com 69%.
A resiliência inaudita do petista
não surge por geração espontânea.
Tampouco é fruto apenas da capacidade de comunicação do ex-sindicalista. Tudo é resultado de uma
complexa estratégia de marketing.
O governo brasileiro pré-PT sempre foi o maior anunciante do país.
Agora, sob Lula, elevou essa condição ao paroxismo. Chega sozinho a
5.297 veículos de mídia impressa e
eletrônica. O sabão em pó Omo ou
políticos de oposição, por enquanto, não são páreo para Lula.
frodriguesbsb@uol.com.br
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