São Paulo, quarta-feira, 01 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

RUY CASTRO

Gasosos

RIO DE JANEIRO - Uma americana, Rhonda Baron, "do lar", cidadã de Arlington, na Virgínia, declarou outro dia que o cantor Jim Morrison, morto em 1971, apareceu três vezes em sua casa e se deitou a seu lado na cama. Morrison morou nessa casa em criança, e tais visitas póstumas podem ter sido apenas nostálgicas. Os dois ficaram quietinhos, ela garantiu. Mesmo porque o líder do The Doors estava um pouco gasoso, via-se através dele.
Outro que aparece para seus fãs, inclusive brasileiros, é Michael Jackson. Morto há dois anos, é possível que ele ainda não tenha se habituado a sua condição ectoplásmica, e tal desorientação o faça deixar Neverland, onde morava, para vir toda noite ao Brasil. É verdade que, no além, as noções de tempo e espaço são diferentes. Além disso, Michael tinha grande experiência em andar para frente como quem anda para trás, e vice-versa.
O lendário presidente americano Abraham Lincoln (1809-65) até hoje é visto por empregados na Casa Branca, sempre no ato de chegar, sentar-se em sua antiga cama e descalçar as botas. Ao se ver de meias, faz um som parecido com "pop!" e desaparece. Os empregados já o esnobam e nem ligam.
E eu próprio ouvi de Tom Jobim, em 1968, numa mesa do Veloso, em Ipanema, que seu pai, o poeta Jorge Jobim, lhe surgira de pé, junto à sua cama, algumas noites antes, e o instara a pescar menos e a compor mais. Bom conselho, independentemente do fato de que Jorge Jobim morrera em 1935, quando Tom tinha oito anos e mal o conheceu.
Diz-se que tais aparições se aproveitam de uma eventual fraqueza ou baixa imunidade do titular. Pois, na semana passada, o ex-presidente Lula também apareceu em Brasília, com a desenvoltura de sempre -e sabe-se que a presidente Dilma não estava em grande forma por aqueles dias. Lula continua sólido, nada gasoso, mas já se pode ver através dele.


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: Seis meses e uma crise
Próximo Texto: Antonio Delfim Netto: Credibilidade

Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.