São Paulo, quinta-feira, 01 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Jaqueline Roriz
Mais um tapa na cara do brasileiro. A deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF) foi absolvida por seus pares mesmo tendo sido flagrada metendo a mão na cumbuca. Os companheiros não iriam entregar a moça, afinal, ela não era deputada quando levou a bolada.
ASDRUBAL GOBENETI (Rio de Janeiro, RJ)

 

No mesmo dia em que a Câmara dos Deputados absolve Jaqueline Roriz, apesar de todas as provas contrárias, o governo lança uma campanha de combate à corrupção. A música no rádio diz assim: "O Brasil está em boas mãos ...". Triste ironia.
WAGNER J. CALLEGARI (Limeira, SP)

Arrecadação
Por conta da importante emenda 29, que disciplina os gastos dos governantes, os políticos já falam até em regulamentar os jogos de azar para aumentar a arrecadação. Antes disso, deve-se pensar em sobretaxar bebidas alcoólicas, cigarros e outros costumes nocivos, mas ainda socialmente aceitos. Essa medida se justificaria para evitar a edição de novo tipo de imposto para toda a sofrida população e possibilitaria melhor tratamento médico para ela.
JOÃO COELHO VÍTOLA (Brasília, DF)

Cabral
Sobre o texto "Assessoria da campanha de Cabral ganhou sem licitação" (Poder, ontem), a FSB Comunicações informa que:
1) Não há qualquer irregularidade no trabalho da FSB para o governo do Rio de Janeiro, como sugere título da chamada de Primeira Página e da reportagem.
2) A FSB foi contratada pelo governo do Rio de Janeiro em 2007 dentro da legislação então vigente, ou seja, por meio de agência de propaganda licitada. Nenhum governo estadual fez licitação para assessoria de comunicação no período mencionado.
3) Desde o início, presta serviços de qualidade, que motivaram neste ano a conquista de prêmio inédito na categoria PR Lions, de Cannes, com a comunicação digital durante a ocupação do Complexo do Alemão.
4) Em abril de 2010, foi sancionada a lei 12.232, que determina a necessidade de realização de licitação para a contratação de serviços de assessoria de imprensa, entre outros. Em 2011, o Rio foi o primeiro em nível estadual a cumprir a lei. A FSB venceu a licitação com a melhor proposta técnica e o menor preço.
FRANCISCO SOARES BRANDÃO, MARCOS TRINDADE, TOM CAMARGO, MOISÉS GOMES E FLÁVIO CASTRO, sócios da FSB (Rio de Janeiro, RJ)

Copa
Em relação à reportagem "Copa favorece ex-sócio de fiscal" (Esporte, 30/8), esclarecemos que as premissas que lastreiam o texto são equivocadas e inverídicas. Em primeiro lugar, é falsa a informação de que me retirei da sociedade da Daro após a contratação da Stadia pela Ciama/AM.
As datas informadas estão erradas e os documentos que comprovam esse equívoco são públicos.
Carlos de La Corte jamais indicou a Stadia para cliente algum. Nossos contratos públicos foram auditados e avalizados pelas autoridades competentes. Não há nenhum tipo de benefício à Stadia pelo fato de um de nossos sócios ter participado com de La Corte de outra sociedade.
Para evitar especulações, sempre divulgamos ao mercado tal fato.
Não temos nenhum tipo de relação profissional com De La Corte e nosso contato com o COL (Comitê Organizador Local) somente diz respeito a assuntos estritamente técnicos. Reafirmamos que os nossos contratos são lícitos.
DANILO CARVALHO, proprietário da empresa de arquitetura Stadia (São Paulo, SP)

RESPOSTA DOS JORNALISTAS FILIPE COUTINHO E JOÃO CARLOS MAGALHÃES - O "Diário Oficial" do Amazonas noticiou, em 4 de setembro de 2009, a contratação da Stadia, enquanto o fim da sociedade com Carlos de La Corte foi registrado na Junta Comercial de São Paulo em 6 de outubro de 2009. O responsável pelo estádio do Rio Grande do Norte confirmou à Folha que a Stadia foi indicada por De La Corte e que isso foi um dos motivos para contratá-la, sem licitação. A Stadia garantiu R$ 17 milhões em dinheiro público até o momento.

Deus
Quem reprova a charge "Deus, essa gostosa", de Rafael Campos Rocha (Ilustríssima, 28/8), certamente não conheceu o santo e amável Albino Luciani, papa João Paulo 1º, que escandalizou os fariseus da década de 70 com a famosa frase: "Deus é Mãe!".
ANTÔNIO LUIZ AMADESI GOMES (Jundiaí, SP)

EUA
Alan Krueger, professor da Universidade Princeton, foi nomeado para o Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, com a pretensão de reduzir o desemprego entre os americanos, que subiu 1,3 %, e com isso ajudar na reeleição de Obama, em 2012 ("Especialista em criar emprego é nomeado conselheiro de Obama", Mundo, 30/8). Essa atitude de Obama me surpreendeu, pois ele prevê que, com a melhoria do emprego, a economia americana vá melhorar e, com isso, volte a conquistar o carisma da população, que, por ora, não está muito a seu favor.
JULIANA MELARÉ (São Paulo, SP)

Corregedoria
Em relação ao texto "Arquivado projeto de mudanças na Corregedoria" (Cotidiano, ontem), a presidência da Assembleia Legislativa de São Paulo esclarece:
1) O projeto de decreto Legislativo nº 65, de 2009, foi retirado da ordem do dia, e não arquivado, como a Folha informou ontem.
2) A retirada do projeto foi comunicada em plenário pelo presidente Barros Munhoz, após ouvir o colégio de líderes e o autor do projeto, deputado Campos Machado (PTB).
3) O projeto, conforme acordo unânime no colégio de líderes, será novamente pautado no início de outubro.
SERGIO KAPUSTAN, assessor de imprensa da presidência da Assembleia Legislativa de São Paulo (São Paulo, SP)

RESPOSTA DO JORNALISTA JOSÉ BENEDITO DA SILVA - A informação de que projeto havia sido arquivado e não poderia ser mais reapresentado foi da Divisão de Imprensa da Assembleia. A notícia também fora publicada no site oficial do Legislativo. Leia a seção "Erramos".

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: TENDÊNCIAS/DEBATES
Antonio de Aguiar Patriota: Direitos humanos e ação diplomática

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.