São Paulo, segunda-feira, 01 de outubro de 2007 |
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Futebol feminino
Trabalho escravo
"Se for comprovada a existência
de trabalho escravo em pleno século 21, no Pará, será uma vergonha
para o Brasil. Será que há necessidade de se colocar seres humanos
em situações degradantes por causa
dos lucros? Já não chega a violência
que se vê todos os dias por motivos
banais? Tomara que não seja verdade. Nosso país precisa de empreendedores que respeitem a dignidade
de todos os trabalhadores que carregam este Brasil nas costas."
Sesc
Hobsbawm
"Exceto por sua indisfarçável
simpatia por Hugo Chávez, o historiador Eric Hobsbawm concedeu
uma das melhores entrevistas que
já li na minha vida. Recomendei-a,
inclusive, para minha filha adolescente, que deverá prestar os exames
vestibulares no próximo ano."
Governo Lula
Deus na escola
"A discussão sobre o projeto
"Deus na escola" denota apenas uma
divergência semântica na apresentação da matéria. São convergentes
na abordagem e no conteúdo e, na
prática, sugerem o desenvolvimento de virtudes morais e de boas
ações. Há uma demonstração evidente de que as duas correntes estão dispostas a desenvolver seres
humanos na prática do bem. E o
bem aqui não designa a busca desenfreada por bens materiais, mas
na busca constante da aquisição e
aperfeiçoamento dos bens da alma.
Não há uma única religião ou
mesmo um deus específico que tenha exclusividade sobre a busca pelo aprimoramento e bem humano.
A busca do bem é princípio e fim da
vida humana, independe das religiões. Mesmo os ateus buscam realizar o bem como princípio ético.
Portanto a matéria poderia intitular-se o "Bem na escola", onde o
comprometimento dos mestres seria a formação e o desenvolvimento
ético e moral de cada cidadão; aperfeiçoando sua individualidade e habilidades para o compartilhamento
com outros indivíduos pela responsabilidade em conduzir melhor a vida na sociedade e neste mundo."
"O Estado laico é um traço fundamental da sociedade contemporânea parida pela Revolução Francesa. Se a proposta de "Deus na escola"
é transmitir valores éticos, então
restaure-se a Educação Moral e Cívica, que não precisa ser o que se
tornou sob a ditadura. Temo só em
pensar no que professores comprometidos com credos particulares
possam fazer sob a chancela desta
disciplina, pois já o fazem em qualquer oportunidade na sala de aula."
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