São Paulo, quarta-feira, 02 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Chuvas
Pelos temporais e suas consequências na cidade de São Paulo, a previsão do tempo para o prefeito Gilberto Kassab é de "frente fria da população", "rajadas" de rejeição em todas regiões e forte possibilidade de "ficar isolado" no atual partido ou "afundar" em qualquer outro.
CARLOS GASPAR (São Paulo, SP)

Moacyr Scliar
Ficamos todos um tanto órfãos da linguagem envolvente e perspicaz de Scliar, que transformava como mágica os fatos noticiados pela Folha em textos literários sublimes. No dizer de outro "fabuloso" da literatura brasileira, o escritor Guimarães Rosa: as pessoas como Scliar "não morrem, ficam encantadas".
ZULMIRA AFONSO SIQUEIRA (Castilho, SP)

Caças
Só pode ser encenação o anúncio do ministro Guido Mantega, que afirmou que os caças necessários para a Força Aérea não serão comprados neste ano.
É óbvio que não serão. O fornecedor não foi escolhido e não há mais tempo hábil para as negociações dos contratos de venda e transferência de tecnologia. Pode um país sem poder militar pleitear um lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU?
PAULO MARCOS GOMES LUSTOZA (Rio de Janeiro, RJ)

Venda de dados
O Secovi-SP foi surpreendido com a reportagem "Estatístico do Estado vende dado sigiloso" (Cotidiano, ontem) em razão de as informações serem infundadas e pelo fato de o sindicato não ter sido procurado para apresentar esclarecimentos acerca do assunto.
JOÃO CRESTANA, presidente do Secovi-SP -Sindicato da Habitação (São Paulo, SP)

RESPOSTA DO JORNALISTA MARIO CESAR CARVALHO - A informação sobre o Secovi foi dada pelo então chefe da Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria de Segurança, Túlio Kahn. A Folha procurou a empresa indicada por Kahn como a que pagou pela consultoria -a Garantia Real).

Símbolo olímpico
É assustador o fanatismo dos dirigentes iranianos. Agora, passaram a enxergar a palavra Zion no logotipo da Olimpíada de Londres e reclamam de que ela é racista. Resta à comunidade internacional apenas torcer para que as ações populares derrubem essa pseudodemocracia.
CELIO LEVMAN (São Paulo, SP)

Sandy
Vi uma foto da cantora Sandy com um copo de cerveja. Ela parece um criança com um copo de bebida na mão. Grande sacada dos publicitários. Dessa forma, eles conseguem atingir os consumidores de uma faixa etária cada vez menor.
ULISSES GOMES (São Paulo, SP)

Orçamento
Após dois anos de gastança desenfreada da gestão Lula para eleger sua sucessora, o PAC, a menina dos olhos de Dilma, acaba de ganhar um irmãozinho: o Paco (Programa de Aceleração de Corte Orçamentário).
ANTONIO AUGUSTO DE CASTRO OLIVEIRA (Osasco, SP)

STM
Em relação à reportagem "Advogado luta para resgatar gravações de tribunal militar" (Poder, 22/2), faço alguns esclarecimentos a fim de que a verdade seja, esta sim, resgatada.
O advogado Fernando Augusto Fernandes teve acesso às gravações de audiências da década de 70, conforme determinou o STF. A pesquisa foi realizada até julho de 2007, com a gravação de 540 processos, o que contraria a informação de que o Superior Tribunal Militar o tenha impedido de fazer consultas ao material desde o ano citado.
Sobre a informação de que as regras do tribunal foram impedimento à pesquisa, acredito que haja um equívoco por parte do advogado. Horários específicos e acompanhamento são normas necessárias ao funcionamento de qualquer arquivo que guarda documentos históricos.
ANA PAULA BOMFIM, assessora de comunicação do STM (Brasília, DF)

RESPOSTA DO JORNALISTA RODRIGO RÖTZSCH - Em despacho de 20 de setembro de 2006, o então presidente do STM determinou que a decisão do STF "não faculta o acesso eterno e irrestrito" aos arquivos. Fernandes entrou na semana passada com petição no STM em que pedia o acesso aos arquivos na qual afirma que a pesquisa foi "interrompida em razão de outros impedimentos, horários restritos de funcionários e falta de condições materiais".

Folha, 90
A Folha agradece as mensagens pelos 90 anos recebidas de Ivan Zurita, diretor-presidente da Nestlé do Brasil (São Paulo, SP), Antonio Quintella, presidente do Credit Suisse nas Américas (Nova York, EUA), Joaquim Vieira Levy, diretor de Gestão e Estratégia da Bradesco Asset Management (São Paulo, SP), Heitor S. Martins, sócio-diretor da McKinsey & Company (São Paulo, SP), Leila Abraham Loria, diretora-executiva de Relações Institucionais da Telefônica (São Paulo, SP), Nilson Brandão, assessor da EBX (Rio de Janeiro, RJ) e Isa Melaragno (São Paulo, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Vidal Serrano Júnior e Mariana De Araujo Ferraz: Regulação e publicidade de alimentos

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.