São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUY CASTRO

Fim da infância

RIO DE JANEIRO - Outro dia, em Guarulhos, perto de São Paulo, um garoto de 12 anos foi flagrado dirigindo um carro numa avenida mal-iluminada, à noite e em hora de movimento. Os pés do garoto mal alcançavam o acelerador e o freio, e ele quase não enxergava fora do veículo. A tia dele o estaria ensinando.
Poucos dias depois, em Itaquaquecetuba, também na Grande São Paulo, um menino de três anos entrou num carro sem que sua mãe percebesse e o pôs acidentalmente em movimento. O veículo desceu a rua, subiu a uma calçada e decepou a perna de uma garota de nove anos que brincava por ali.
Ainda em São Paulo, um casal foi preso ao tentar comprar uma menina recém-nascida, filha de uma mulher que dizia não ter recursos para criá-la. No Rio, um homem também foi preso por "alugar" o filho de quatro anos por R$ 50 para um traficante, que, de mãos dadas com a criança, pretendia não despertar suspeita ao embarcar com maconha na Central do Brasil.
Em Campos, no norte fluminense, uma professora encontrou um revólver calibre 32, carregado, na mochila de um menino de dez anos, seu aluno na 1ª série do fundamental. O garoto disse ter achado a arma no mato. Em Ribeirão das Neves, MG, outro garoto, este de três anos, também foi apanhado andando pela rua com uma arma, um 38 igualmente carregado. O revólver pertencia a seu pai.
Em compensação, em Brasília, um menino de oito anos, estudante da 5ª série do fundamental, prestou vestibular para o curso de direito da Universidade Paulista, em Goiânia, e foi aprovado. Claro que ele não poderá fazer o curso, mas que faculdade é essa cujas provas podem ser feitas por crianças? Parafraseando Machado de Assis, no nosso tempo ainda há jovens, mas são poucos. O Brasil os torna adultos cedo demais.


Texto Anterior: Brasília - Melchiades Filho: Bloquinho de papel
Próximo Texto: Antonio Delfim Netto: Dupla insensatez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.