São Paulo, quarta-feira, 02 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Octavio Frias de Oliveira
"Consternados pela perda irreparável de Octavio Frias de Oliveira, apresentamos sinceros pêsames extensivos a todos os familiares."
FERNANDO HADDAD , ministro da Educação (Brasília, DF)
 

"Quero trazer-lhes, por todos os meus, o profundo sentimento pela perda de Octavio Frias de Oliveira, fundador do jornalismo das liberdades entre nós, dentro de uma irrevogável maturação da consciência democrática do país. Seu reconhecimento nacional só sufraga a responsabilidade única da Folha pelo pluralismo e independência da informação brasileira. Volto o pensamento nesta hora para meu irmão dom Luciano, a quem a Folha emprestou condição tão fundamental para a melhor vigília de sua tarefa pastoral. Na expressão toda do pesar, meu e dos meus, com o abraço mais fundo."
CANDIDO MENDES , membro da Academia Brasileira de Letras e da Comissão de Justiça e Paz (Rio de Janeiro, RJ)
 

"Meus sentimentos para aquele que, com certeza, podemos considerar como um líder absoluto. Um cidadão sério. Um homem que além de contribuir para questões políticas e sociais teve muita influência na arte. Pois sabia valorizar e impulsionava o crescimento artístico no país. Sim, pois foi o principal responsável pela modernização da comunicação no país. Suas decisões foram sábias, tornando o seu meio de comunicação o mais importante do Brasil. Sentimos muito. O Brasil perde um dos maiores inovadores. Um democrata. Um homem completo que ficará na memória de todos os brasileiros."
MARIA DELLA COSTA (São Paulo, SP)
 

"A Academia Paulista de Letras se solidariza com a família e com o Grupo Folha diante do ingresso de Octavio Frias de Oliveira no panteão da história e se orgulha de haver outorgado ao polivalente brasileiro, no ano de 2006, a primeira versão de seu troféu "Luis Martins", destinado a reverenciar os paradigmas da imprensa brasileira."
JOSÉ RENATO NALINI , presidente da Academia Paulista de Letras (São Paulo, SP)
 

"Quero apresentar meu profundo pesar pelo falecimento do grande jornalista Octavio Frias de Oliveira, um homem a quem devo minha carreira de colunista econômico neste grande veículo da imprensa brasileira que é a Folha. Com ele aprendi muito sobre a importância de participar da vida pública de nosso país, através das reflexões semanais neste órgão de nossa imprensa escrita, que venho fazendo desde 1979. O debate diário e plural sobre nossa sociedade vai sentir muito sua falta."
LUIZ CARLOS MENDONÇA DE BARROS , economista (São Paulo, SP)
 

"À família e a todos os amigos da Folha, a minha solidariedade. Frias foi um grande publisher e um grande brasileiro."
JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO , presidente do Instituto Nacional de Altos Estudos (São Paulo, SP)
 

"Recebi, com enorme pesar, a notícia do falecimento do doutor Octavio Frias de Oliveira, grande empreendedor e um dos principais responsáveis pela modernização da imprensa no país. Através de sua marcante atuação à frente do Grupo Folha, seu Frias também contribuiu de forma categórica com o processo de redemocratização do Brasil, hoje plenamente consolidado."
PEDRO MOREIRA SALLES , presidente executivo do Unibanco (São Paulo, SP)
 

"A morte do doutor Frias é uma grande perda não apenas para a família e para o Grupo Folha mas para todo o Brasil. O espírito empreendedor, a ousadia nos momentos mais difíceis de nosso país e a figura humana que aprendemos a admirar são marcas que o deixarão na história. A diretoria e os funcionários do Banco do Brasil lamentam e se solidarizam com toda a equipe do Grupo Folha."
ANTONIO FRANCISCO DE LIMA NETO , presidente do Banco do Brasil (Brasília, DF)
 

"O "sábio que vivia no 9º andar" deixou lições para a vida toda. Meus sentimentos a toda a família Folha com a certeza de que suas lições de ética e jornalismo continuarão vivas nas páginas diárias desse grande jornal."
AGNELO PACHECO , presidente da Agnelo Pacheco (São Paulo, SP)
 

"O abraço solidário pela ocasião do desaparecimento desse homem, que, além da enorme sensibilidade política e social, teve o grande mérito de criar a Ilustrada, que muito tem batalhado pelas causas culturais."
RUY OHTAKE , arquiteto (São Paulo, SP)
 

"O Brasil perdeu um grande homem. Numa época em que rareiam as referências em todas as áreas, a democracia e o jornalismo tinham Octavio Frias de Oliveira."
PEDRO SIMON , senador -PMDB-RS (Brasília, DF)
 

"Em nome dos juízes federais, manifesto ao Grupo Folha e à família Frias o mais profundo pesar."
WALTER NUNES DA SILVA JÚNIOR , presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil -Ajufe (Brasília, DF)
 

"O dinamismo, a inteligência e a independência com que o senhor Octavio Frias de Oliveira conduziu suas atividades empresariais e jornalísticas são exemplos para todos os brasileiros. O Brasil perde um grande homem, mas sua obra certamente continuará no trabalho do grupo Folha."
LUIZ SÉRGIO , deputado federal, líder do PT na Câmara (Brasília, DF)
 

"Octavio Frias de Oliveira deixa um exemplo insuperável de dedicação à luta para a construção de um Brasil livre e desenvolvido, onde impere a decência e a justiça. A lembrança dele não deixará esmorecer aqueles que acreditam que esse é um sonho possível."
ANTÔNIO CARLOS PANNUNZIO , deputado federal, líder do PSDB na Câmara (Brasília, DF)
 

"A área da comunicação brasileira perdeu um homem à frente de seu tempo."
MILTON LINHARES , conselheiro do Conselho Nacional de Educação-MEC (Brasília, DF)
 

"A família Montoro lamenta a perda de Octavio Frias de Oliveira. Visionário, defensor da democracia e idealizador de um grupo de comunicação que, com isenção e responsabilidade, ganhou a confiança e o respeito dos brasileiros."
RICARDO MONTORO , secretário municipal da Secretaria Especial para Participação e Parceria (São Paulo, SP)
 

"A Embaixada da Federação da Rússia no Brasil expressa profundo pesar pelo falecimento do senhor Octavio Frias de Oliveira e transmite suas condolências a sua família e a seus colaboradores."
VLADIMIR L. TYURDENEV , embaixador da Federação da Rússia no Brasil (Brasília, DF)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Luiz Flávio Borges D'Urso: Rompendo os eixos da legalidade

Próximo Texto: Erramos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.