São Paulo, quinta-feira, 02 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Sigilo
A quebra sistemática dos sigilos fiscais de pessoas do círculo familiar e partidário de Serra é aterrorizadora.
Na época das quebras de sigilo, a candidatura de Dilma estava cambaleante, e era, sim, interessante descobrir um fato político novo para reverter a situação.
É indispensável que a Justiça Eleitoral e a comum atuem antes da votação de primeiro turno para que o Estado de Direito e a democracia prevaleçam.
MANUEL SACCO (São Paulo, SP)

 

Os pelegos que tomaram conta de Brasília estão demonstrando, com dossiês, mentiras, violações de sigilos e crimes contra a legislação do país, que os fins justificam os meios para se perpetuarem no poder. Os cidadãos de bem e os adversários, atônitos, não conseguem respostas das instituições brasileiras, incipientes, fragilizadas e dominadas pela administração sindicalista.
VICTOR GERMANO PEREIRA (São Paulo, SP)

 

A novela da quebra do sigilo fiscal irá continuar, e novamente acabará com advogados discutindo quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha.
O que queremos ver é todos os funcionários da agência de Mauá exonerados, a bem do serviço público, sem direito a aposentadoria ou pensão. Além deles, o chefe, o senhor Cartaxo, deve ser sumariamente demitido, também sem nenhum direito.
JOSÉ EDUARDO RUBIN (São Caetano do Sul, SP)

Eleições
É imperioso que se preserve e fortaleça a oposição. A aclamação de Lula e de seus asseclas é um ato inconsequente de uma sociedade deslumbrada e sem discernimento, incapaz de fazer uma leitura realista dos fatos.
Cria um mito e põe em risco a democracia e as conquistas sociais e econômicas.
AIRTON MARCOS DE OLIVEIRA (Curitiba, PR)

 

Sobre a legenda da foto do belo debate do qual participei na UFRJ na terça-feira passada, dia 31 (Poder, ontem), esclareço que a expressão "quebrar o país, se eleito", fazia referência, como disse, ao atual modelo de hegemonia do capital financeiro, beneficiário dos juros estratosféricos.
O "não estar preocupado com voto" significa que quero, sim, os votos dos brasileiros, mas, na contramão de muitas campanhas, quero o voto qualificado, consciente, nas ideias e nas causas do PSOL, que represento.
PLÍNIO ARRUDA SAMPAIO, promotor público, ex-deputado federal constituinte e candidato do PSOL à Presidência (Rio de Janeiro, RJ)

José Alencar
Ao tentar burlar o fato real de uma suposta paternidade, além de machista, o vice-presidente da República, José Alencar, desrespeita explicitamente a mulher (Poder, ontem).
É uma atitude covarde e lamentável focar no fato de a mãe da suposta filha, segundo ele, ter sido uma prostituta. Essa alegação não o exime da paternidade.
É surpreendente esse comportamento vindo de quem sempre proferiu discursos fundados a partir de pensamentos cristãos e diz zelar por uma boa conduta. No entanto, é tudo tão simples. Basta um rápido exame de DNA para constatar a verdade.
RENATA BUENO, vereadora pelo PPS, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal (Curitiba, PR)

Energia
Não procede a afirmativa de que as "térmicas a biomassa são relativamente caras" ("Não há uma fonte de energia ideal; todas têm prós e contras", Mercado, ontem).
Com efeito, todas as 434 indústrias de açúcar e etanol do país já são autossuficientes em energia, graças ao bagaço da cana, e cem delas já vendem o excedente energético para o sistema integrado nacional (cerca de 2% de toda a energia consumida no Brasil).
Não obstante, existe uma reserva gigantesca de energia nos canaviais ainda não aproveitada (em torno de 14 mil megawatts), com o aproveitamento do bagaço, o equivalente a três Belo Monte, no rio Xingu.
O Brasil necessitará de mais sete usinas de Belo Monte a fim de atender à demanda de energia até o ano de 2020.
Faltam-nos a aprovação de política governamental e financiamento do BNDES visando o aperfeiçoamento das antigas caldeiras das indústrias sucroalcooleiras de baixa pressão, que empregam muito bagaço na produção de energia. Ademais, as térmicas que usam bagaço trazem menos impacto ambiental.
LUIZ GONZAGA BERTELLI, diretor e conselheiro da Fiesp (São Paulo, SP)

Gay no clube
É de conhecimento geral que a homossexualidade não é uma "escolha" do indivíduo. Mesmo assim, conservadores e religiosos insistem em crucificar os gays, impedindo-os de levar a vida normal a que qualquer pagante de impostos tem direito.
Em relação estável há seis anos, esse homem não teve seu pedido deferido pela comissão do clube (Cotidiano, ontem).
Duvido que recusassem o ingresso de um cônjuge do sexo oposto mesmo que recém-casado.
É incabível que uma sociedade que luta tanto pelos direitos dos negros, das mulheres e de outros grupos fique calada diante dessa injustiça.
PAULO HENRIQUE BROSSI SABIA (São Paulo, SP)

Corinthians, 100
Parabenizo a Folha pelo caderno especial dedicado aos cem anos do Corinthians. Emocionou-me muito! Pena que José Roberto Torero não tenha conseguido entrar no clima e tenha passado tanta mágoa e soberba.
Já o Macaco Simão soube brincar e homenagear o Timão.
FERNANDO MOYA (São Paulo, SP)

EUA no Iraque
Obama recebeu. E os próximos 10, 20 ou mais presidentes dos EUA também receberão uma herança maldita de Bush. A invasão do Iraque foi o maior erro militar do século 20, e assombrará o Ocidente nos próximos anos.
Mesmo com o resto do mundo "esquecendo" o que lá aconteceu e ainda acontece, os agredidos jamais esquecerão.
MÁRCIO ASSAD (Lapa, PR)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Frei Betto: Qualquer semelhança não é coincidência

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.