UOL




São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2003

Próximo Texto | Índice

INVESTIMENTO BAIXO

A taxa de investimento da economia brasileira caiu para 17,88% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2003 de acordo com o IBGE. Trata-se do pior resultado desde os primeiros três meses de 1993. Analistas estimam que o país necessitaria de uma taxa de investimento entre 25% e 26% do PIB para poder crescer entre 4% e 5% ao ano.
É verdade que alguns setores ligados às exportações, como o siderúrgico e o de papel e celulose, que estão operando com muito pouca capacidade produtiva ociosa, já emitem sinais de expansão dos investimentos. Porém a recuperação gradual da demanda, mediante a expansão do crédito, não deverá impulsionar os investimentos nos setores direcionados ao mercado interno, uma vez que estão com elevada capacidade ociosa. Isso significa que a taxa de investimento da economia brasileira poderá permanecer por mais tempo em patamar baixo, como tem ocorrido nos últimos sete anos.
A ruptura desse padrão parece exigir mecanismos indutores e de coordenação dos investimentos privados e públicos. É necessário reduzir as incertezas regulatórias e reorganizar as condições de financiamento. Devem, também, ser estimuladas as parcerias com o setor privado, atualmente em debate no governo, que poderiam mobilizar o mercado de capitais e o sistema bancário para investir em projetos.
A situação do país sugere que os setores de infra-estrutura e de exportação deveriam ser os escolhidos para impulsionar a expansão. Investir em energia e transporte será indispensável para evitar futuros e previsíveis gargalos. As exportações são relevantes para reduzir a vulnerabilidade das contas externas. Em ambos os casos, porém, os investimentos requeridos são vultosos, têm risco elevado e prazo de retorno dilatado.
Essas dificuldades apenas acentuam o desafio que o atual governo tem pela frente. Se não souber vencê-lo, o preço a pagar será prosseguir numa trajetória de crescimento baixo e descontínuo.


Próximo Texto: Editoriais: PROBLEMAS PARA BUSH
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.