UOL




São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

E o PT tinha razão

SÃO PAULO - Se o governo Luiz Inácio Lula da Silva se mostrou plenamente confiável aos olhos do mercado, se fez tudo o que a ortodoxia manda, se arquivou tudo o que dizia no passado recente (eram "bravatas", como fez questão de deixar claro o próprio presidente), então por que diabos o investimento na economia brasileira continua indigente?
Pior: foi, no segundo trimestre do ano, o mais baixo desde igual período de 1993 (antes do Plano Real, portanto, e, por extensão, no período de inflação desbocada, que é inimiga do investimento, certo?)
De acordo com os dados do IBGE, o investimento estacionou em 17,88% do PIB. Para que o país cresça entre 4% e 5% ao ano, "é necessário que a taxa de investimentos gire entre 25% e 26% do PIB", calcula Carlos Cesar Sobral, gerente da equipe das Contas Financeiras Trimestrais do IBGE, conforme o relato de Chico Santos ontem nesta Folha.
Ou, em outras palavras, para que o crescimento se aproxime do prometido pelo governo Lula (5% ao ano), será preciso que o investimento aumente uns 50% doravante. Quem aí aposta que haverá um aumento desse porte? Ou mesmo que haverá algum aumento, qualquer um?
Afinal, qual a lógica que levaria empresas e indivíduos a investir em uma economia que patina há anos, sem que ao menos se insinue uma política econômica capaz de mudar o rumo e fornecer algum estímulo ao crescimento?
A resposta, por irônico que pareça, está nas análises que o PT fazia até meados do ano passado, condenando a política econômica por favorecer o capital financeiro em detrimento do capital produtivo. O PT tinha razão. Pena que faça agora o que condenava antes.
A propósito: quem acha que são só os mal chamados radicais que estão insatisfeitos com o "new PT" que tome nota da saída de Eduardo Jorge para o PV. Um dos cada vez mais raros políticos que ainda nos permitem acreditar na política, sua saída, silenciosa como é de seu hábito, faz assim mesmo ensurdecedor ruído.


Texto Anterior: Editoriais: CERCO À PAZ

Próximo Texto: Brasília - Valdo Cruz: Leite derramado?
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.