São Paulo, sábado, 03 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Deus e/ou Darwin
"A humanidade tem que perceber que a grande rivalidade entre religião e ciência ficou lá na Idade Média. Em 2010 não é necessário escolher entre uma ou outra. A fé de um religioso não demanda provas, mas ainda assim existem os milagres, os sacrifícios, que nada mais são que uma sustentação concreta da fé. Se Darwin não tivesse convicção em seus estudos, não teria elaborado sua espetacular teoria. Ser cientista é também uma grande prova de fé. Ambos buscam respostas. Portanto, é perfeitamente possível acreditar em Deus e em Darwin ao mesmo tempo." CAMILA RAZZANTE (São Caetano do Sul, SP)

 


"Achei inadequada a manchete "59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin" (Primeira Página, ontem). Ela induz a crer numa contradição, como se alguém que tem fé não devesse aceitar a teoria da evolução. Durante séculos, religiosos, amparados em passagens bíblicas, se agarraram à hipótese geocêntrica. A comprovação de que a Terra é um planetinha insignificante na imensidão do cosmos não implicou o abandono maciço das religiões. Não creio que exista uma real contradição entre fé religião."
JORGE LUIZ OLIVEIRA TOSTES (Bauru, SP)

 


"Sobre a constatação do Datafolha de que "Um em cada quatro brasileiros crê em Adão e Eva" (Brasil, ontem), valem as palavras de Marcelo Gleiser (Ciência, 28/3): "dizer que o mundo tem menos de 7.000 anos ou que somos descendentes diretos de Adão e Eva, que, por sua vez, foram criados por Deus, é equivalente a viver no século 16 ou antes disso"."
CÉSAR DANILO RIBEIRO DE NOVAIS (Chapada dos Guimarães, MT)

Santos?
"Quando li a notícia de que jogadores do Santos recusaram visitar crianças e adolescentes com paralisia cerebral porque a entidade é espírita, fiquei enojado ("Meninos da Vila se recusam a participar de ação beneficente", Esporte, ontem). Foi uma atitude indigna, de jogadores que não têm caráter nem qualquer sentimento humano. Emolduraram a atitude vil com um fundamentalismo religioso barato. Foi uma vergonha. Espero que revejam a ação abjeta. Sinceramente, o meu encanto com o belo futebol do time acabou. Não é possível aplaudir seres tão medíocres."
MARCO ANTONIO VILLA, professor de história da Universidade Federal de São Carlos (São Paulo, SP)

 


"Sou católico praticante e torcedor do Santos e, por isso, fiquei duplamente indignado com a atitude de grande parte dos meninos da Vila, os quais, segundo a Folha, recusaram-se a participar de uma ação beneficente com crianças e adolescentes, a maioria com paralisia cerebral, por se tratar de uma entidade espírita. Quanta ignorância religiosa e falta de caridade. Pisaram feio na bola."
JOÃO BERTOLDO DE OLIVEIRA pesquisador científico aposentado (Campinas, SP)

Corujão esportivo
"Concordo com a proibição dos jogos de futebol depois das 21 horas, pois, no dia seguinte, 90% do público tem que ir trabalhar. Não podemos ficar sob a imposição da Rede Globo. Ela que mude sua grade de programação ou tire a novela do ar em dias de jogos. Espero que os vereadores derrubem o veto do prefeito Kassab ("Prefeito veta lei que limita jogos noturnos", Esporte, ontem) e sugiro ao Datafolha fazer uma pesquisa sobre o assunto."
ALAOR DOS SANTOS (São Paulo, SP)

Amigos do rei
"Sobre a reportagem "Lula diz que no mensalão soube quem era amigo" (Brasil, ontem), parece que a popularidade subiu à cabeça do presidente, que agora pensa ser o próprio Messias: "Mas eu tinha clareza, primeiro, de onde eu vim. Eu tinha e tenho muito mais clareza para onde eu vou. Eu tenho clareza de qual é o meu mundo". Vale lembrar de uma coisa: as pessoas que receberam Jesus como rei no Domingo de Ramos foram as mesmas que o condenaram à morte na Sexta-Feira da Paixão."
RINALDO MACIEL DE FREITAS (Divinópolis, MG)

Eleições
"Foi dada a largada para a corrida presidencial. Agora é só fechar o nariz e começar a fazer as mais espúrias alianças. Democracia abaixo do Equador é assim." HUMBERTO DE LUNA FREIRE FILHO (São Paulo, SP)

 


Greve de professores
"A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo deveria divulgar quantos professores da rede ganham os R$ 6.270 pregados pelo assessor de imprensa da pasta em carta a este "Painel do Leitor" da última quinta-feira."
ANTONIO JOSÉ LOPES (São Paulo, SP)

Ditadura militar
"Concordo em parte com o exposto pelo subtenente João Carlos Gonçalves Pereira ("Painel do Leitor", ontem). De fato, alguns jovens tiveram Cuba, Albânia, URSS e outros países comunistas como modelo para seus sonhos e até pegaram em armas contra a ditadura militar no Brasil. Talvez tenha faltado espaço para o respeitável subtenente completar que a esmagadora maioria deu crédito ao novo regime, mas decidiu restabelecer a democracia em nosso país. Quem presenciou o que ocorreu no passado deve contar a seus filhos que o patrulhamento ideológico na ditadura militar brasileira era do mesmo tipo que ora ocorre em Cuba. Bastava a alguém não concordar com o regime para ser preso, torturado e até morto, ainda que nada tivesse com os poucos guerrilheiros. Hoje, filhotes da ditadura, antigos guerrilheiros e oportunistas sem ideologia estão firmemente unidos para dilapidar o patrimônio público. Detesto ser colocado em vala comum só por ter opinião contrária à dos ditadores militares e seus fanáticos seguidores." CARLOS GONÇALVES DE FARIA, cabo reservista do Exército (São Paulo, SP)

Programa esportivo
"Com relação à reportagem "Programa-modelo do ministério tem fraude de R$ 2 mi" (Esporte, ontem), o Ministério do Esporte enfatiza que: 1) A iniciativa de investigar irregularidades nos convênios firmados com a Federação Brasiliense de Kung Fu e com a Associação João Dias de Kung Fu foi do próprio ministério, que, em 2008, instituiu processos de tomadas de contas especiais contra as duas instituições. 2) Também naquele ano, o Ministério do Esporte enviou à Controladoria Geral da União informações sobre os referidos processos para serem encaminhados ao TCU, de forma a assegurar a devolução dos recursos aos cofres públicos. 3) O Ministério do Esporte, por meio do Diário Oficial da União, notificou os responsáveis sobre a necessidade da devolução dos recursos ao erário. 4) O Ministério do Esporte vem colaborando com o Ministério Público Federal e com a Polícia Civil do DF nas investigações, tendo encaminhado a todos os documentos requisitados."
MARIZETE MUNDIM, assessora especial do ministro do Esporte (Brasília, DF)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Roberto Porto: A segurança do processo eleitoral

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.