São Paulo, sábado, 03 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO ENTRE JOVENS

Por razões obscuras, algumas religiões tentam demonizar o sexo. Mas o sexo é bom. Vale lembrar que, sem ele, a própria humanidade não existiria. É claro, porém, que o sexo, como a maioria das atividades humanas, principalmente as que proporcionam prazer, precisa ser exercido com responsabilidade.
Embora não exista idade mínima para manter uma relação sexual, convém que a primeira vez só ocorra quando o jovem já tem um certo nível de maturidade, que o torne capaz tanto de administrar os conflitos emocionais que surgem com a experiência como de tomar as precauções necessárias para evitar a gravidez indesejada e as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).
É esse o contexto que torna oportunas pesquisas como "A Voz dos Adolescentes", realizada pelo Unicef (Fundo das nações Unidas para a Infância) com brasileiros entre 12 e 17 anos. De acordo com a sondagem, 32,8% dos entrevistados já mantiveram algum tipo de relação sexual.
Dos que praticam sexo, cerca da metade (51,6%) declarou sempre usar a camisinha. Os que nunca a utilizaram chegam a 14,5%, e os que a usam de vez em quando são 32,3%. Aqui é necessária alguma cautela com os números. Mesmo em pesquisas em que o anonimato é garantido, entrevistados relutam em admitir comportamentos tidos como inadequados. É razoável, portanto, imaginar que o universo dos que sempre usam camisinha seja menor do que o declarado. Isso é preocupante quando se considera que basta uma relação sexual para engravidar ou apanhar uma DST.
A pesquisa indica o caminho para lidar com o problema. É a educação. Entre os que declaram sempre usar preservativos, 40,1% tem o ensino médio. O número decresce para 32,1% quando os entrevistados têm escolaridade entre 5ª e 8ª série, e despenca para 14,3% quando não passaram da 4ª série.
Esses números bastam para tornar a educação pública universal uma questão extremamente importante.


Texto Anterior: Editoriais: REDE CLANDESTINA
Próximo Texto: São Paulo - Clovis Rossi: FMI x Ciro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.