São Paulo, sexta-feira, 03 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Crescimento espiritual
"Sempre esperei encontrar de tudo na Folha -e nunca me decepcionei. Mas encontrar um texto para o meu crescimento espiritual foi uma grata surpresa ("Uma semeadura de paz e de alegria", "Tendências/Debates", ontem). O oitavo parágrafo sintetiza uma realidade que o mundo insiste em não entender. Parabéns a dom Javier Echevarría e à Folha. Fica a sugestão: que esse jornal abra espaço fixo para gente entendida falar das coisas do espírito."
SUZANA MARIA APARECIDA DE JESUS (Cianorte, PR)

Eleição
"Geraldo Alckmin foi avisado de que tudo isso iria acontecer. Insistiu mesmo assim. Agora ele e seus poucos aliados se dizem "traídos". Só se for por suas próprias ganâncias e arrogâncias. Errar em 2006 é humano, repetir o erro em 2008 é burrice. Se Alckmin, desta vez, aprender que quem semeia vento colhe tempestade, ficará quieto em 2010."
VANDERLEI RIBEIRO (São Paulo, SP)

 
"O senhor Valdir Sanches ("Painel do Leitor", 30/9) reclamou do barulho da propaganda eleitoral feita com carros de som na cidade de Guarulhos. Aqui em São Paulo também tem disso. Até uma candidata do PV, partido que diz defender a causa ambiental, tem seu número gritado pelos alto-falantes de um veículo. Ela deveria saber que a poluição sonora é causadora de graves danos à saúde. E que, por isso, existe resolução do Conama (001/90) que regulamenta os níveis de ruído, incluindo os de propaganda política. O eleitor deve estar atento aos candidatos que descumprem a legislação."
CYNTHIA SAMPAIO DE GUSMÃO (São Paulo, SP)

Espírito olímpico
"Onde está o espírito de Brasil-sil-sil da Globo? Para onde foi o ufanismo? Quer dizer que a partir do momento em que a Globo perde os direitos de transmissão do Pan de 2011 e da Olimpíada de 2012 "dane-se o esporte olímpico brasileiro" ("Globo discute boicote a esporte olímpico", coluna "Outro Canal", Ilustrada, ontem)?"
BENJAMIN EURICO MALUCELLI (São Paulo, SP)

Esporte republicano
"A forma de organização dos esportes nacionais, incluindo o popular futebol, nos lembra a época da Monarquia. De pai para genro e depois para neta. Nepotismo sempre, e grandes negócios. A entidade que organiza o futebol, grande marca da cultura nacional, é privada ("Teixeira elege filha para centralizar dados da Copa", Esporte, 1º/10). Pergunto a Lula e aos congressistas: quando será proclamada a república no esporte brasileiro?"
MAURÍCIO PIRAGINO , diretor da Escola de Governo de São Paulo (São Paulo, SP)

São Paulo
"A reportagem "Gestão Kassab omite dados do Orçamento" (Cotidiano, ontem) é fantasiosa. Tanto que foi publicada um dia depois de o próprio jornal antecipar vários dados sobre o Orçamento em uma reportagem. A Folha parece não ter lido a Folha. A prefeitura não divulgou mais detalhes do Orçamento à reportagem simplesmente porque a lei determina que a proposta do Executivo seja enviada à Câmara Municipal, a quem cabe torná-la pública. Seria um desrespeito para com o Poder Legislativo divulgar detalhes do Orçamento de 2009 antes que ele o fizesse. Explicamos isso ao repórter. Mais que isso, conforme troca de correspondência eletrônica na tarde de quarta-feira, a Secretaria de Planejamento colocou-se à disposição da Folha para esclarecer dúvidas. O repórter perguntou: "Como o prefeito manterá o valor da passagem de ônibus em 2009?" e "De onde o prefeito vai tirar esse dinheiro?". A essas perguntas respondemos que os recursos sairiam do Tesouro Municipal e esclarecemos que o Orçamento de Transportes será de R$ 2 bilhões, um aumento de 35% sobre 2008, o que responde à pergunta feita."
MANUELITO P. MAGALHÃES JÚNIOR , secretário municipal de Planejamento (São Paulo, SP)

Resposta dos jornalistas Rogério Pagnan e Evandro Spinelli - A prefeitura divulgou apenas dados genéricos do Orçamento. Não forneceu cópia do projeto e não respondeu às questões feitas pela Folha. O presidente da Câmara, aliado de Kassab, também não disponibilizou o documento à imprensa nem aos próprios vereadores e alegou aos parlamentares que o objetivo era evitar o uso dos dados às vésperas da eleição.

Prisões
"A publicação da reportagem "SP tem prisão de concreto "oco" e muro frágil" (Cotidiano, ontem) a quatro dias das eleições municipais é, no mínimo, sintomática. Afinal, a reportagem menciona uma fuga de presos em dezembro de 2006 em uma penitenciária do interior do Estado -há quase dois anos, portanto. Qual é o "gancho" jornalístico para publicá-la agora? Em se tratando de um jornal diário, onde, com o passar dos dias, os fatos "envelhecem" com muito mais rapidez, estamos falando de 640 dias! Houve algum fato novo de lá para cá? Alguma sindicância da Secretaria de Assuntos Penitenciários que apontasse irregularidades na obra de construção do prédio foi concluída ontem ou nesta semana para justificar a publicação do texto agora? A reportagem cita "relatório oficial" sem precisar a data de sua conclusão e documentos entregues pelo atual titular da SAP ao Tribunal de Contas do Estado em agosto do ano passado. Há 390 dias! De novo: onde está o motivo para publicar a reportagem agora? O eleitor paulistano sabe."
EDSON APARECIDO, deputado federal (PSDB-SP), coordenador da coligação "São Paulo na Melhor Direção" -PSDB-PTB-PSDC-PSL-PHS (São Paulo, SP)

Resposta dos jornalistas José Ernesto Credendio e Mario Cesar Carvalho - O motivo para a publicação da reportagem é que o "Diário Oficial" do último sábado trouxe despacho do Tribunal de Contas do Estado com as irregularidades nos dois presídios feitos no governo Alckmin.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Rogério Cezar de Cerqueira Leite: O segundo ocaso da energia nuclear

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.