São Paulo, sexta-feira, 03 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REELEIÇÃO NA COLÔMBIA

Dando continuidade ao que já se tornou uma tendência na América Latina, o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, obteve do Congresso o direito de disputar a reeleição em 2006. Com elevados índices de popularidade, o mandatário é visto como um fortíssimo candidato. Se obtiver sucesso na empreitada, será o primeiro presidente colombiano a exercer dois mandatos seguidos desde Simón Bolívar (1783-1830), herói da independência de diversos países sul-americanos.
O dispositivo que permite a reeleição foi aprovado na Câmara por 113 votos contra 16. Como já havia passado pelo Senado, segue agora para apreciação pela Corte Constitucional. Embora o tribunal máximo colombiano exiba uma longa tradição de independência e já tenha criado problemas para Uribe, a medida deverá ser sancionada.
A principal bandeira de Uribe é sua política de combate às guerrilhas que há 40 anos conflagram o país. Desde que o presidente assumiu, reforçando o combate militar às Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e ao ELN (Exército de Libertação Nacional), bem como aos grupos de narcotraficantes que as financiam, houve uma sensível melhora nos índices de violência. A Colômbia conta com um grande apoio financeiro dos EUA, que, desde 2000, já injetaram US$ 3,3 bilhões no país, a maior parte em ajuda militar.
Apesar de imbatível no quesito segurança, a fórmula de Uribe já vai mostrando sinais de esgotamento. Seus índices de aprovação estão em torno de 60%, mas já foram de 80%. O debate colombiano vai deixando um pouco de lado a segurança para centrar-se na economia, área na qual a administração não tem muitos trunfos a exibir.
Ao instituir a reeleição, a Colômbia reúne-se a países como Peru, Argentina, Brasil e Venezuela que, desde 1993, vêm modificando suas Constituições para permitir o segundo mandato consecutivo -algo que ora também se discute no México.


Texto Anterior: Editoriais: PROBLEMAS PARA SERRA
Próximo Texto: São Paulo - Clóvis Rossi: Crescimento e notícia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.