São Paulo, terça-feira, 04 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Democracia
"O excelente artigo "Pedra fundamental da democracia" ("Tendências/Debates", ontem), de Vincent Defourny e Guilherme Canela, deveria ser lido e distribuído em nossas universidades. O respeito ao direito à informação e à liberdade de imprensa e de expressão, conceitos interdependentes, é indispensável.
Sem ele, não existe democracia."
RODOLFO KONDER , diretor da representação da ABI em São Paulo (São Paulo, SP)

Igreja
"A carta da leitora Anette Fuks ("Painel do Leitor" de ontem) é maldosa e injusta.
Dizer que "incomoda mais à Igreja Católica a sexualidade dos seres humanos do que a sua crueldade" é desconhecer os últimos 50 anos da história brasileira. Durante o período ditatorial, quando torturas nas prisões eram fato corriqueiro, foram justamente as autoridades da igreja que denunciaram esses fatos, mesmo com o silêncio da imprensa censurada.
As muitas manifestações antitortura foram pregações em missas, visitas aos presos e enfrentamento das autoridades.
Graças a essa atuação da igreja, houve repercussão internacional de nosso regime de exceção e muitos torturados puderam encontrar justiça."
ELCIO JOSÉ DE TOLEDO (Campinas, SP)

Insegurança
"Como ilustrou a coluna de Clóvis Rossi de domingo, os índices de criminalidade não acompanham os índices de melhoria da economia.
Às vésperas de mais uma eleição, gostaria de saber até quando seremos tolerantes com a falta de políticas públicas na área de segurança? Até quando suportaremos uma polícia ineficiente e corrupta?
Tenho certeza de que o problema é mais de encarar a situação verdadeiramente, como encaramos e vencemos o problema da inflação.
O que não suportamos mais é assistir todos os dias a tamanha criminalidade, que sacrifica o nosso direito de viver em paz."
FERNANDO CABEÇAS BARBOSA (São Paulo, SP)

Menores
"A reportagem "SP interna jovens infratores sem necessidade", Cotidiano, 1º/5) infelizmente deixou de ouvir a sociedade acerca do tema.
Como promotor de Justiça que atua na infância e juventude há anos, nunca fui indagado por nenhuma secretaria ou órgão assemelhado acerca da necessidade de internação de qualquer adolescente.
Aliás, o levantamento citado no texto se mostra superficial, porque não considera a situação social e psicológica do infrator e o respaldo familiar que pode lhe permitir permanecer em meio aberto.
Para melhor esclarecimento, sugiro que se publique a quantidade de vagas existentes em São Paulo para cumprimento da medida de semiliberdade, citada como alternativa na reportagem em questão."
MANOEL MONTEIRO , promotor de Justiça (Caçapava, SP)

Nuclear
"A impressão é de uma colossal piada -de mau gosto, é claro.
A mídia nos informa que o presidente do Irã pediu punição aos EUA, na ONU, por "ameaças" decorrentes de seu programa nuclear. Mas não é o próprio Ahmadinejad que quer varrer Israel do mapa e atacar o "grande Satã", os Estados Unidos. Não é ele que financia o Hamas e o Hezbollah?
Pena que só pareça coisa de criança, mas os envolvidos já são bem adultos. E o Brasil quer ser mediador desse tipo de atitude..."
CELIO LEVYMAN , médico (São Paulo, SP)

Eleições
"Propomos e lutamos contra os candidatos "ficha suja", desenvolvemos trabalhos pelo voto consciente, com palestras e publicações, combatemos o voto por interesse pessoal... E agora vem o senhor Datena contradizer tudo, declarando que vai deixar de votar naquele que, em sua opinião, é o melhor ("Em fase política, Datena elogia Serra, mas vota em Dilma", ontem).
E ele é um formador de opinião."
WALMOR VAL (São Paulo, SP)

Edmar Moreira
"Em relação à coluna "Caso encerrado" (Opinião, ontem), de Fernando Rodrigues, gostaria de fazer alguns esclarecimentos.
1 - Em 14/12/2009, o colunista tentou, em vão, me vincular à absolvição do deputado Edmar Moreira -e alimentou o seu blog e site com esta inverdade.
2 - Todos que acompanharam o processo, com exceção do senhor Fernando Rodrigues, sabem que tomei a iniciativa de enviar o caso para o Conselho de Ética, com pedido de cassação. Portanto, não posso ser responsabilizado por sua absolvição. Com essa decisão, ganhei um dos poucos desafetos que tenho na política.
3 - Todas as denúncias envolvendo o deputado Edmar Moreira foram apuradas pela comissão de sindicância em menos de 15 dias. Se o parlamentar não foi cassado, como recomendei em meu relatório, incorporando o texto do deputado José Eduardo Cardozo, a responsabilidade deve ser creditada exclusivamente ao Conselho de Ética.
4 - Antes de escrever a coluna e me responsabilizar, o jornalista deveria ter lido a íntegra do relatório encaminhado ao Conselho de Ética que recomenda a cassação do deputado. Caso não o tenha feito, como parece, pode lê-la em meu site.
5 - Mais uma vez desafio o jornalista a demonstrar qualquer conduta de minha parte que fira a ética ou os princípios da honestidade e do respeito à coisa pública."
ACM NETO, deputado federal pelo DEM-BA, vice-presidente da Câmara (Brasília, DF)

Resposta do jornalista Fernando Rodrigues - ACM Neto foi instado pelo PSOL a abrir processo sobre Edmar Moreira em 12/2/2009. Apesar da abundância de indícios (inclusive documentais), ACM Neto criou uma extemporânea comissão de sindicância. O caso só foi para o Conselho de Ética 47 dias depois, em 31/3/2009.

Petrobras
"Sobre o texto "Fraude na Petrobras provoca rombo de R$ 1,4 bi" (Brasil, 2/5), reiteramos que não há irregularidades nas obras. Como dito à reportagem, a empresa não teve acesso à perícia da PF que teria apontado supostas irregularidades -assim, não teria como comentá-la. Sobre os "documentos do TCU", a empresa reafirmou que há divergência entre os parâmetros adotados por ela e os do tribunal.
A Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba teve seu projeto ampliado e sua capacidade de processamento duplicada, motivo pelo qual a primeira licitação foi cancelada e uma segunda foi realizada."
LUCIO MENA PIMENTEL , gerente de imprensa da Petrobras (Rio de Janeiro, RJ)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Luiz Carlos Costa: Por um Plano Diretor democrático e sério

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.