São Paulo, segunda-feira, 04 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Inspeção veicular
"Gilberto Kassab está se saindo um verdadeiro Robin Hood às avessas. Segundo o prefeito, a remuneração da atividade de inspeção veicular em São Paulo, que seria paga pelo poluidor -o proprietário do veículo-, vai ser agora paga à empresa operadora monopolista com recursos da Prefeitura de São Paulo. Ou seja, um presente anual aos donos de 5,5 milhões de automóveis particulares da cidade financiado com muito dinheiro de impostos do cidadão comum, que não tem carro e não polui."
FERNANDA LOPES SILVA (Cotia, SP)

Venezuela
"Janio de Freitas ("Os mais intocáveis", Brasil, 3/6) descerra, cabalmente, o mistério da atabalhoada e indesculpável ingerência do Senado Federal nos assuntos internos da Venezuela. Lá, Chávez esperou pela data correta para não renovar a concessão, talvez exigência constitucional daquele país. Aqui, nem isso seria necessário, já que nossa Constituição prevê cancelamento ou cassação a qualquer tempo. Lamentável é que nossos dignos senadores não saibam disso."
ARMANDO NAVARRO DE ANDRADE (Santos, SP)

 

"Fiquei indignado com a parte da declaração do presidente venezuelano Hugo Chávez em que compara nossos congressistas a papagaios. O que fizeram essas aves que tanto nos alegram para serem comparadas com mensaleiros, navalheiros etc.? Protesto em nome de nossos queridos papagaios. Por outro lado, Sarney e Azeredo defenderem a liberdade de imprensa quando, na condição de sultões do Maranhão e de Minas Gerais só fizeram amordaçá-la, só rindo."
CARLOS FREDERICO G. PEREIRA (Belo Horizonte, MG)
 

"Se nosso Senado Federal é "papagaio dos EUA", Venezuela e Cuba são os picadeiros dos ditadores socialistas. Muito embora suas palhaçadas não tenham graça nenhuma."
THIAGO RACHID (Nova Iguaçu, RJ)
 

"Há pouco tempo, o presidente Lula bradou que na Venezuela existia excesso de democracia. E agora, presidente?"
CLEOMENES SIMÕES (Guarulhos, SP)
 

"Na Venezuela, Hugo Chávez está levando o seu governo rumo à ditadura política. No Brasil, nossas instituições "democráticas" estão levando o país à ditadura econômica, com base na corrupção e no protecionismo. Portanto, nada como conchavos entre esses dois vizinhos para enganar a população e mudar o foco da discussão."
LUIZ ANTÔNIO DA SILVA (São Paulo, SP)

Empreiteiras
"Sobre a reportagem "Construtoras financiam mais da metade do Congresso" (Brasil, 3/6), tenho a esclarecer que declarei todo o recurso recebido na minha conta de campanha para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dando assim transparência aos eleitores. Sou deputado de primeiro mandato e membro das comissões de Constituição, Justiça e Cidadania e de Meio Ambiente da Câmara. Ambas as comissões não decidem sobre investimentos em obra de infra-estrutura. Nunca recebi pedido de empreiteiro para encaminhar emenda parlamentar e, caso receba, não encaminharei."
PAULO TEIXEIRA , deputado federal pelo PT-SP (Brasília, DF)

 

"Divulgou-se que o nosso país tem um prejuízo de R$ 40 bilhões por ano por causa da corrupção em obras superfaturadas. Isso envolve empresas, autoridades e instituições públicas. E aí? Fica por isso mesmo? É dinheiro roubado do povo. Significa mais fome, mais miséria, mais desemprego, menos saúde, menos escola. As pessoas de bem deste país não ficam indignadas, não reagem, não protestam, não gritam, não fazem nada para acabar com isso? Chega de pouca vergonha! Acorda, povo brasileiro! Vamos à luta. Exijamos respeito à nossa dignidade."
EDMÍLSON MARTINS DE OLIVEIRA (Rio de Janeiro, RJ)

Universidades
"Os reitores das universidades estaduais paulistas e o presidente da Fapesp sugeriram ao governador Serra a criação de um grupo de trabalho composto por membros do governo e da comunidade universitária para discussão e aprimoramento do sistema de ciência e tecnologia do Estado de São Paulo. Acho estranho por três motivos: ciência se faz não só nas universidades públicas mas também nos institutos de pesquisa; a discussão desse tema deve ser ampla e envolver todos os agentes do sistema; e, finalmente, existe um fórum específico para isso, o Concite (Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia). Cabe ao governador regulamentar o Concite por força de lei, e não de decreto, e chamar todos os executores de ciência, tecnologia e inovação do Estado para participar."
MARCELO DE FRANCO , pesquisador científico doutor do Instituto Butantan (São Paulo, SP)

 

"Sem repercussão imediata, alunos, professores e funcionários evitam a "greve de pijama" e promovem uma outra forma de manifestação na USP. Baseada no respeito à diversidade, comissões pensam coletivamente e propõem soluções para aprimorar o ensino. A iniciativa dos alunos tem resultado numa série de palestras, apresentações artísticas e encontros que podem valer tanto para a formação intelectual quanto as disciplinas curriculares. A presença crescente de participantes surpreende e mostra que muitos não querem ficar de braços cruzados. Aqueles que continuam freqüentando a universidade ganham vivência valiosa e se tornam mais conscientes. Alunos, professores e funcionários, favoráveis ou não às ocupações e às greves, podem contribuir para um futuro mais próspero."
FABIANO FLEURY DE SOUZA CAMPOS , estudante de letras (Jundiaí, SP)
 

"Os privilegiados estudantes da USP não pagam mensalidade, têm alimentação e estadia quase de graça e ainda querem mais. É o retrato de um país de oportunistas. Alguém já parou para pensar nos que, na mesma situação econômica, ainda têm que pagar faculdade, transporte, moradia e comida? Está na hora de pensar um pouco em quem não tem nenhum privilégio."
JANE DUBARUQUE (São Paulo, SP)

Crise aérea
"Impressionante a nota publicada na seção "Há 50 anos", em que os "aeronautas denunciam falta de segurança" (Cotidiano, 3/6, originalmente na "Folha da Manhã'). Eles então listavam, entre outros motivos, o "sistema de comunicações deficiente". Nada mais atual, não é mesmo?"
JOÃO BATISTA LIMA (Aguaí, SP)

 

"Tenho uma sugestão para as companhias aéreas no Brasil quanto ao horário de seu vôos: "Vôo nº xxx de ... para ... dia yy ou dia seguinte; horário, consultar Infraero. Obs.: Caso não consigam as informações, favor recorrer ao comandante da Aeronáutica ou ao ministro da Defesa. Certamente serão informados de que o tráfego aéreo é normal e tudo está dentro dos horários não previstos, salvo quando chove (que é um ato de Deus e está fora do nosso controle)."
PETER KARADY (Belo Horizonte, MG)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Aldo Pereira: Agouros geopolíticos

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.