São Paulo, sexta-feira, 05 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO DE JANEIRO

Cansaço

GABRIELA WOLTHERS

RIO DE JANEIRO - O novo prefeito do Rio, Cesar Maia, chegou fazendo barulho. Baixou um pacote com 90 medidas, suspendeu pesquisas, proibiu a vivissecção, vedou a prática de videojogos violentos, criou um código de ética para servidores, revogou atos do ex-prefeito, citou Mussolini, Bakunin, Maquiavel, Freud, recolheu mendigos nas ruas e recolheu até mesmo os cachorros dos mendigos. E tudo isso em menos de uma semana.
Até imagino que muitos cariocas devam gostar desse estilo avassalador. "Esse Cesar Maia, hein? Chegou arrasando!" Será mesmo?
Ao contrário de São Paulo, onde Marta Suplicy pretende passar uma borracha no passado da cidade, a administração Maia é uma continuação da gestão de Luiz Paulo Conde, mesmo que hoje eles sejam inimigos declarados. Até porque Conde deu prosseguimento aos projetos do próprio Maia, que foi prefeito até 96.
A população que vive no Rio sabe que a cidade enfrenta problemas, mas não tinha a expectativa que um furacão se apossasse da cidade. Mesmo sabendo que o novo prefeito chama-se Cesar Maia, o político que ficou conhecido pelo número de factóides que já criou.
Mesmo os desafetos políticos de Maia reconhecem seu preparo como administrador. Por isso mesmo, custa acreditar (e não é para acreditar mesmo!) que ele ache que o problema dos sem-teto estará resolvido colocando mendigo em hotel ou que um decreto possa impedir adolescentes de brincar em videojogos violentos.
Toda vez que um político lança um pacotão e diz que a "ordem será restabelecida", a imagem que vem à cabeça imediatamente é a de Fernando Collor. Não havia um mês em que os brasileiros não acordassem sem uma surpresa, sem mudanças na economia, sem extinção de ministérios, sem murros na mesa, sem pirotecnia. E o que restou foi somente um grande cansaço. Serenidade, prefeito.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: SP, a capital do rodízio
Próximo Texto: José Sarney: Hidramix Hinfinito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.