São Paulo, terça-feira, 05 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Strauss-Kahn
A reportagem "Volta de Strauss-Kahn à política tem apoio" (Mundo, ontem) mostrou que a esquerda francesa (60%) e os eleitores em geral (49%) apoiam o retorno do ex-diretor do FMI à cena política.
Além dos aspectos picarescos do evento, com exploração do tema pelos tabloides e com condenação antes das investigações, o que é grave em tal episódio é a possível ligação do caso com o processo eleitoral francês. Isso nos leva à conclusão de que, tanto lá como cá, "aloprados" há.
JONAS NUNES DOS SANTOS (Juiz de Fora, MG)

 

Seria interessante que a milionária esposa do ex-diretor do FMI e o próprio Strauss-Kahn investigassem mais a fundo toda essa história contada pela camareira do hotel. Creio que tenha havido uma união de interesses da direita americana, que pretendia tirar Strauss-Kahn da direção do FMI, e da direita francesa -Sarkozy e a eleição para a Presidência da França.
ANTONIO NEGRÃO DE SÁ (Rio de Janeiro, RJ)

Homofobia
O ministro Carlos Ayres Britto dá um sinal de esperança à cidadania e à solidariedade ao defender a criminalização da homofobia e a permissão ao aborto de feto anencéfalo ("Preconceito de homofóbico o faz chafurdar no ódio", Entrevista da 2ª, ontem).
CRISTINA AZEVEDO (São Paulo, SP)

 

Ante as declarações do ministro Ayres Britto, para quem o homofóbico "chafurda no lamaçal do ódio", pergunto: o crime de "heterofobia" terá o mesmo tratamento que a homofobia, já que todos somos iguais perante a lei?
ANA PRUDENTE (São Paulo, SP)

Itamar
Itamar Franco, além de nos deixar bons exemplos como homem simples e público, deixou-nos também um legado indelével. Ele, ao ocupar o mais alto cargo do Executivo e cadeira no Senado, jamais se locupletou ou permitiu que terceiros se locupletassem à custa do erário. Isso vem confirmar o motivo pelo qual sua morte causou enorme comoção popular.
SIDNEY MARCEL LARA FERREIRA (Juiz de Fora, MG)

 

Todos sabemos que somos um povo sentimental, cordial etc. A morte de Itamar Franco confirma ainda como o reconhecimento vem tardio neste país. Muitas homenagens de amigos, correligionários e eleitores. Se ele voltasse ao mundo dos vivos, mesmo que por alguns minutos, teria feito muito engravatado compungido sair às carreiras do velório. Reconhecimento, minha gente, é em vida.
EDSON RIERA (Itajubá, MG)

Aids
Em relação à reportagem "Aids na terceira idade" (Saúde, 3/7), devo relatar que o número de infecções pelo HIV entre idosos ultrapassou a barreira dos 50% entre 1998 e 2008 na proporção direta ao descobrimento e ao uso das chamadas drogas eretogênicas.
Em nosso ambulatório de medicina sexual, atendemos um número cada vez maior de homens com idade acima dos 60 anos que querem reiniciar sua atividade sexual e que necessitam da prescrição das drogas que melhoram a prática do sexo. Os medicamentos colocaram esses homens na "roleta-russa" da vida e sem orientação.
JOSÉ CURY, chefe do grupo de medicina sexual do HC-FMUSP - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (São Paulo, SP)

Ricardo Young
Lamento imensamente a interrupção da participação de Ricardo Young na Folha. Nem sempre tive tempo de ler seus textos, mas, sempre que o fiz, terminei com a sensação de ter tido o privilégio de ler algo inteligente, vindo de uma cabeça aberta e ponderada.
Espero que ele seja substituído por alguém digno de ocupar o seu espaço e que tenhamos a oportunidade de lê-lo pelo menos ocasionalmente. E a ele desejo tudo de bom e o sucesso que merece.
NICOLE S. L. GROSSO (São Paulo, SP)

Futebol
Sugiro à comissão técnica e aos jogadores da nossa seleção masculina que assistam, algumas vezes, ao jogo da seleção feminina, de Marta e companhia, para perceberem o que é raça.
WALMOR VAL (Capivari, SP)

Marchas
Neste país, temos marchas para tudo -maconha, Jesus, gays, abono salarial etc.-, mas nunca vi uma marcha contra políticos corruptos, impostos escorchantes, traficantes, o que seria algo fantástico! Seria o início de uma onda de civismo que todo o Brasil iria apoiar. Deveríamos varrer o país com marchas desse tipo, mas o povo não reage... Por que temos de ser tão ovelhas?
LUIZ CARLOS S. DE MACEDO (São Paulo, SP)

Crusp
Humilhante a situação dos moradores do Crusp, o conjunto residencial da USP, na Cidade Universitária ("Entre a moradia e o bandejão", Folhateen, ontem).
O fato de esses estudantes não pagarem a moradia e gastarem R$ 1,90 para ter uma refeição não deve obrigá-los a se sujeitar a apartamentos precários e a dividir os decadentes espaços de alimentação com "cães baldios nos corredores". É este o incentivo que a USP dá aos alunos pobres e provenientes de outras regiões para que estudem na universidade?
FERNANDO RODRIGUES RESENDE (Divinópolis, MG)

Fusão
Com a provável unificação dos grupos Pão de Açúcar e Carrefour, que atuam no mercado com produtos de um mesmo segmento, mais uma tendência comercial vai se confirmar num futuro próximo: o fim da concorrência.
Isto é péssimo para o consumidor, para o microempreendedor e para o trabalhador brasileiro.
Além de termos de aceitar os preços dos produtos estabelecidos por uma única rede, estaremos implodindo os pequenos comerciantes por falta de competitividade no mercado. É triste pensar que tudo isso vai acontecer com a aprovação e o incentivo dos cofres públicos brasileiros.
EDILSON BROCHINE (São Carlos, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Eduardo Rossi: As razões de Abilio Diniz

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.