São Paulo, terça-feira, 05 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Eleições
Acertadamente, parcela do eleitorado mandou a decisão presidencial para o segundo turno. Quem sabe agora haverá uma chance de debater os problemas nacionais que se queriam evitar com a campanha plebiscitária?
Marina saiu vitoriosa e conseguiu mostrar a política equivocada da cúpula do PT, de passar o "rolo compressor" em ex-aliados para compor maiorias ávidas pelas benesses do poder. Agora, se quiserem o apoio dela, terão que dialogar. E baixar a bola.
JONAS MOURA DOS SANTOS (Salvador, BA)

 

Nunca antes neste país, apesar do marketing, ficou tão claro que o dono do voto é o eleitor.
Esperamos que a oposição, especialmente o PSDB, saiba honrar os votos que recebeu e finalmente coloque os pingos nos is.
ODAIR CHICONELLI (São Paulo, SP)

 

Espero que o candidato Serra não ouse desperdiçar a segunda chance que lhe foi dada por milhões de brasileiros: a maior parte deles quer propostas fundamentadas na verdade. Chegou o fim da temporada de mentiras demagógicas, como aumentos irreais de salário mínimo e 13º para o Bolsa Família.
Os eleitores querem um plano de governo exequível e explicações sobre o inevitável ajuste fiscal de que o país necessita, com a diminuição da carga tributária e o aumento de investimentos, o que requer mudanças previdenciárias e no salário do funcionalismo, redução da taxa de juros e o fim de subsídios a empresas privadas.
NELSON GOMES AFFONSECA JÚNIOR (Cordeirópolis, SP)

 

O povo mineiro que acredita nas instituições democráticas cobra de Aécio Neves muito mais do que empenho na candidatura de José Serra no segundo turno.
A obrigação de Aécio e de sua turma é dar votos, muitos votos, para o candidato mais preparado para presidir o Brasil. Ou Aécio vai carimbar Minas com o estigma de Joaquim Silvério dos Reis, um dos traidores de Tiradentes e da Inconfidência Mineira?
ARTHUR SOARES (Belo Horizonte, MG)

 

Discordo da opinião do senhor Guilherme Loureiro ("Painel do Leitor", 4/10). José Serra não tem a mínima necessidade de evocar nem de agradecer, em suas orações, à "santa" Erenice Guerra.
Serra precisa sim é agradecer à imprensa livre de nosso país por divulgar as atitudes de dona Erenice nos porões do poder.
ANTONIO CARLOS AIDAR (São Paulo, SP)

 

Se Tiririca fizer na Câmara o que faz a erva daninha que tem o seu nome, ele poderá ir aos poucos eliminando todos os que são ervas daninhas e que não contribuem para o progresso e o desenvolvimento do país.
Para isso, é só ele contar o que de fato faz um deputado quando está na Câmara.
FLÁVIO BEZERRA DE CARVALHO (Santo André, SP)

 

Alguém já parou para pensar no que poderia ter acontecido se Tiririca tivesse sido candidato a presidente da República?
JUAREZ MOURA DE OLIVEIRA (Rio Claro, SP)

Pesquisas
Nunca antes na história deste país viu-se pesquisas eleitorais tão equivocadas. Números completamente incoerentes, mesmo com a margem de erro de aproximadamente dois pontos percentuais. Isso me levou a uma questão: qual a margem de erro sobre a popularidade de Lula?
GISELE CATERINA (São Paulo, SP)

 

Ao contrário do que muitos estão afirmando, não houve erros de projeções feito pelos institutos de pesquisas eleitorais no tocante ao Senado aqui no Estado.
Oras, se o segundo senador do eleitor de Marta e de Netinho era Aloysio Nunes, era natural e matemático que o peessedebista ultrapassasse um dos dois. E o Datafolha, nas últimas projeções de votos, já tinha antecipando essa tendência.
PEDRO VALENTIM (Bauru, SP)

Catapora
Não é possível, como fez a Folha na reportagem "Casos de catapora sobem 26% neste ano em São Paulo" (Cotidiano, 1º/ 10), comparar o número de casos de varicela (catapora) do Estado de São Paulo com o restante do Brasil, porque somente em São Paulo há vigilância sistemática da doença, com obrigatoriedade de notificação de surtos em creches para o envio de vacinas.
Conforme informado à reportagem, mas não ressalvado na reportagem, a catapora não faz parte da lista de doenças de notificação compulsória do Ministério da Saúde. Por isso, afirmar que São Paulo tem 82% dos registros de catapora no país é dar uma informação fora de contexto, o que pode confundir os leitores.
São Paulo teve, até setembro deste ano, 10 mil casos de catapora. A média dos cinco anos anteriores foi de 17 mil casos.
VANDERLEI FRANÇA , coordenador de Comunicação Social da Secretaria de Estado da Saúde (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Augusto de Franco: A derrota política do lulo-petismo

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.