São Paulo, quarta-feira, 05 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Itaú + Unibanco
"A imprensa e o governo enaltecem a fusão entre o Itaú e o Unibanco. Mas acho necessário lançar um olhar mais crítico, sobretudo do ponto de vista dos pequenos clientes e comerciantes. A nova instituição será a controladora total da Redecard (detentora no Brasil das bandeiras Mastercard, Maestro e Diners) e, além do monopólio das operações, decidirá as taxas de juros a serem pagas pelos pequenos comerciantes que necessitam antecipar o recebimento de suas vendas com tais cartões.
Hoje, o Unibanco, por exemplo, chega a cobrar 12% ao mês para realizar uma antecipação. Além disso, é bom frisar que o Banco Central não fiscaliza as companhias de cartões de crédito, apesar de serem todas ligadas a instituições financeiras.
A única esperança seria o Cade, mas, depois das notícias veiculadas na seção "Painel" de ontem, não acredito muito nisso. Nós, pequenos comerciantes e correntistas, não seremos beneficiados."
ANTÔNIO PANCIARELLI (São Caetano do Sul, SP)

Eleição e consciência
"Muito significativo o início deste mês, em que se comemora o Dia da Consciência Negra: as vitórias convincentes de Lewis Hamilton e de Barack Obama.
Prenúncio de mudanças de expectativas, a eleição nos EUA trará à tona manifestações de todas as nuances. É preciso ficarmos atentos às dos extremistas, pois por meio delas será possível avaliar avanços e recuos que esses resultados proporcionarão."
HÉLIO ROQUE DE OLIVEIRA (Sorocaba, SP)

Fuzis pelo correio
"Lamentável a atitude da Imbel de remeter pelo correio 80 fuzis e 400 carregadores comprados pela Secretaria da Segurança Pública do Rio para o Bope ("Encomenda de 80 fuzis do Bope enviada pelos Correios assusta carteiros no Rio", Folha Online, ontem).
Esse material deveria ser transportado num desses aviões que levam e trazem o Fernandinho Beira-Mar para participar de pífias audiências no Fórum do Rio. O bandido ainda tem a regalia de grande escolta para protegê-lo. E nós, cidadãos de bem, quem nos protege?
Será que o possível resgate de um traficante representa mais que o roubo desses armamentos?
Chegou a hora de a população exigir uma troca de periculosidade. Que tal os criminosos serem transferidos por Sedex?"
DEBORAH FARAH (Rio de Janeiro, RJ)

Falcões
"Muito lúcido o artigo "Falcões do serrismo" (Opinião, 3/11), de Fernando de Barros e Silva.
Finalmente um articulista da Folha traduziu com muita clareza e exatidão como analiso a atitude do PSDB em relação ao PT.
Nas mentes dos arrogantes pesseDEMbistas serristas e fernandistas, só eles possuem competência para governar o país, os Estados e os municípios, afinal eles são "o último bastião da honestidade, da transparência, da ética e da cultura acadêmica". A missão messiânica deles é tirar o Brasil das "garras malévolas do PT". Só falta o PSDB combinar isso com o povo.
Minha crítica é o mais isenta possível, pois sempre fui PSDB, até que seu barco adernou para a direita e eu pulei fora."
MARIA CECÍLIA VIEIRA DE GODOY (Osasco, SP)

 

"Se o colunista Fernando de Barros e Silva sabe que o governador José Serra tem "assessores não contabilizados", tem a obrigação de fornecer a lista completa de nomes e até demais dados "contábeis" aos leitores. Se não tem a lista, deveria ter-nos poupado de mais um de seus ataques pessoais e infundados."
STELLA MARIA PRADO (São Paulo, SP)

Pedágio
"O paulistano "ganhará", no começo do mês que vem, 13 novos pedágios no Rodoanel. Obra construída com nossos impostos e repassada, de mão beijada, para as concessionárias.
José Serra segue o mesmo caminho de Geraldo Alckmin, distribuindo pedágios por todos os lados. Depois que não reclame se os votos desaparecerem."
MARCO MASSIMO (São Paulo, SP)

Agrotóxicos
"Gilberto Dupas, no artigo "Técnicas alimentares: saúde ou doença?" ("Tendências/Debates", ontem), condena agrotóxicos, fertilizantes e pesticidas e prega um retorno à agricultura orgânica. Isso é impossível. A agricultura orgânica jamais atenderia à demanda atual por alimentos.
Podemos discutir o uso comprovadamente insalubre de tais produtos químicos, mas a existência deles é condição sine qua non para a continuidade do desenvolvimento do mundo, que, embora imperfeito, é mais humano que aquele de cem, mil ou 100 mil anos atrás."
DANTE PALAZZO (São Paulo, SP)

Parque
"Sobre a reportagem "Área antes destinada a parque agora terá 14 prédios e shopping" (Cotidiano, 3/ 11), acerca da área em torno do Casarão do Anastácio, em Pirituba, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente esclarece que o custo estimado da desapropriação da área é de R$ 70 milhões, valor suficiente para fazer 15 parques na cidade.
O proprietário da área apresentou um projeto que inclui a implantação de parque público de cerca de 7.800 m2, formando um corredor com o parque Cidade de Toronto, contíguo, além de recuperar e abrir ao público o Casarão do Anastácio, preservar 1.137 árvores originais e plantar mais 1.600. Tudo sem custos para a administração. O projeto foi apresentado à população em audiência pública amplamente divulgada e aceito pela comunidade.
A região já contava com quatro parques; dois novos foram inaugurados (Jacintho Alberto e Linear do Fogo) e outro está em implantação (Pinheirinho d'Água)."
MÔNICA RIBEIRO , assessoria de comunicação da SVMA (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Claudia Costin: Formação docente e qualidade do ensino

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.