São Paulo, domingo, 06 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Octavio Frias de Oliveira
"Ana e eu gostaríamos de manifestar nossos sentimentos pela perda do grande profissional e empreendedor, cujo nome está intimamente associado à história da imprensa brasileira."
CELSO AMORIM, ministro das Relações Exteriores (Brasília, DF)
 

"Consternados pelo falecimento do ilustre jornalista Octavio Frias de Oliveira, expressamos nossa solidariedade à família e à equipe que ele construiu na Folha."
MAURA PARDINI BICUDO VÉRAS , reitora da PUC (São Paulo, SP)
 

"Queiram aceitar minhas condolências pela morte de Octavio Frias de Oliveira. Dele permanecerá a memória de um dos mais dinâmicos empresários de cultura deste país. Surpreendi-me quando, certa vez, ele me disse que não era doutor. Mais surpreendente do que a declaração foi a simplicidade com que a disse. Mais do que doutor, foi um mestre."
FRANCISCO CORREA WEFFORT , ex-ministro da Cultura (São Paulo, SP)
 

"O país perde o maior "publisher" de sua história. Nossa visão é a de que, muito além do profissional, perdemos o exemplo de ser humano simples, humilde, honesto e, ao mesmo tempo, um excelente empresário."
JOSEPH COURI , presidente do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo -Simpi (São Paulo, SP)
 

"Consternada com o passamento desse grande brasileiro, aceitem seus familiares e funcionários do Grupo Folha os nossos mais profundos pesares."
ANITA LOUISE REGINA HARLEY , diretora vice-presidente da Arthur Lundgren Tecidos - Casas Pernambucanas (São Paulo, SP)
 

"O empresário, jornalista e homem público Octavio Frias de Oliveira exerceu, entre tantos outros, um papel crucial na consolidação da democracia brasileira, pela sua competência, destemor e comprometimento com a ética."
RICARDO IZAR , deputado, presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (Brasília, DF)
 

"Octavio Frias de Oliveira se destacou pelo seu estilo de homem pragmático, com singular visão sóciocultural do jornalismo. Um exemplo magnânimo de vencedor."
MÁRIO CHAMIE , poeta (São Paulo, SP)
 

"Pude conhecer de perto "seu" Frias, com seu dinamismo, coragem e inteligência aguda, quando tive o privilégio de atuar como editorialista da página 2 e membro do Folhetim, na virada dos anos 70. Em momentos difíceis para o país, vi-o tomar decisões, debatendo e sondando o futuro da nação e do mundo com rara sensibilidade. Quando me convidou para escrever a "História da Folha de S. Paulo -1921/1981", deixou-me completamente à vontade, evitando que a "voz do dono" interferisse no resultado. Era um "gentleman". Cético, porém não pessimista."
CARLOS GUILHERME MOTA , historiador (São Paulo, SP)
 

"A Federação das Associações de Imprensa do Brasil (Faibra) e a Federação Nacional da Imprensa (Fenai) lamentam sinceramente o falecimento do empresário e publisher Octavio Frias de Oliveira, destacando a importância de suas ações para o desenvolvimento e engrandecimento da imprensa brasileira."
J.H. OLIVEIRA JÚNIOR , presidente da Faibra/Fenai (Brasília, DF)
 

"Envio à família de Octavio Frias de Oliveira e à Folha de S.Paulo meus sinceros pêsames pela morte desse empresário que tanto contribuiu para tornar mais livre, plural e moderna a imprensa brasileira."
ANTONIO CICERO, poeta e colunista da Folha (Rio de Janeiro, RJ)
 

"Transmito minhas condolências à Folha e a todos os brasileiros pela morte de um dos mais inteligentes, inquisitivos e criativos homens de imprensa de nosso país."
MARCOS CINTRA , vice-presidente da Fundação Getulio Vargas (São Paulo, SP)
 

"O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor manifesta seu pesar pelo falecimento de Octavio Frias de Oliveira. O Brasil ganhou muito com sua teimosia em defesa da democratização e, especialmente, com a pluralidade de idéias presente na Folha. Vale ressaltar o espaço dedicado à defesa do consumidor, às coberturas empenhadas na informação e à formação de um público consciente de seus direitos."
MARILENA LAZZARINI , coordenadora-executiva do Idec (São Paulo, SP)
 

"A comunidade judaica do Brasil e suas lideranças foram alguns dos beneficiários do pluralismo e do caráter democrático que o senhor Octavio Frias de Oliveira deu à Folha de S.Paulo e que seus filhos têm sabido prosseguir."
JACK TERPINS , presidente da Confederação Israelita do Brasil (São Paulo, SP)
 

"Recebam meus sinceros pêsames pela perda inestimável para toda a nação."
MANOEL FRANCISCO PIRES DA COSTA , presidente da Fundação Bienal (São Paulo, SP)
 

"Aos familiares do doutor Octavio Frias de Oliveira e a seus companheiros da Folha de S.Paulo, minhas condolências pela perda deste grande brasileiro."
CARLOS DIEGUES , cineasta (Rio de Janeiro, RJ)
 

"Transmito aqui minhas condolências à família de Octavio Frias de Oliveira, que deixa para o futuro um legado imprescindível para a democracia e para a cultura neste país: o respeito ao pluralismo político e à diversidade cultural."
JOÃO BATISTA DE ANDRADE , escritor, cineasta e ex-secretário de Cultura do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)
 

"A perda de Octavio Frias de Oliveira deixou o Brasil mais pobre. E trouxe para todos a responsabilidade de continuar fazendo e escrevendo a história do país com a mesma dignidade e integridade com que ele sempre se pautou."
ORLANDO DINIZ , presidente da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)
 

"Sensibilizado com o falecimento de Octavio Frias de Oliveira, manifesto os meus sentimentos de pesar e conforto a todos os familiares."
FERNANDO DAMATTA PIMENTEL , prefeito de Belo Horizonte (Belo Horizonte, MG)
 

"O país lamenta a perda do homem que se transformou em referência na área de comunicação. Visionário, marcou a sua e as próximas gerações com um legado de determinação e ousadia." IRIS REZENDE E FAMÍLIA , prefeito de Goiânia (Goiânia, GO)
 

"A União Brasileira de Escritores lamenta profundamente o falecimento do doutor Octavio Frias de Oliveira, um dos nomes de expressão maior da imprensa brasileira."
LEVI BUCALEM FERRARI , presidente (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Luiz Carlos Bresser-Pereira: Dois projetos de nação?

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.